Hélio

Hélio
Operacional

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Guamá e Terra Firme serão monitorados por câmeras ..

BELEM: Pelo menos 16 câmeras de vídeos vão ser instaladas pela Guarda Municipal, inicialmente nos bairros do Guamá e Terra Firme, em Belém, para monitorar eventuais ocorrências. O objetivo é dar agilidade ao trabalho da Guarda e colaborar com as ações das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. Os equipamentos serão adquiridos por meio de recursos do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci), do governo federal. A verba do Pronasci vai garantir a criação de um centro de videomonitoramento e da central de atendimento semelhante ao Centro Integrado de Operações da PM, o Ciop 190.
O Pronasci destinará R$ 900 mil para que a prefeitura crie, no memorial do Barata, em São Brás, o Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M) e compre os equipamentos de vídeo, que serão espalhados nos dois bairros cobertos pelo programa. Após as obras de adequação, que devem ser concluídas até fevereiro deste ano, as câmeras serão instaladas nos pontos onde a Guarda Municipal tem menor concentração. A prefeitura de Belém pode (e supõe-se que vai) usar recursos próprios e estender a vigilância a outros bairros.
O subcomandante da GMB, Adailton Tavares, explica que, com o GGI-M, a Guarda será capaz de chegar mais rápido aos locais de ocorrências, pois estará acompanhando em tempo real as áreas vigiadas. Com uma resposta mais rápida, os guardas municipais poderão ajudar a desafogar as demandas do Ciop, dando apoio à Polícia Militar ou aos Bombeiros. Será feito um sistema de compartilhamento de imagens, permitindo a comunicação entre o Ciop e o GGI-M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário