Hélio

Hélio
Operacional

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Falta de pessoal vai afetar ação da PF na Copa em SP e no RJ, diz sindicato

Anunciado para o primeiro semestre deste ano, o concurso para admissão de 1,2 mil agentes, delegados e papiloscopistas na Polícia Federal não será suficiente para atender a demanda por policiais federais nos serviços de imigração, segurança de chefes de estado e em locais de competição na Olimpíadas e na Copa do Mundo de 2014, diz o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Civis Federais do Departamento de Polícia Federal do Estado de São Paulo (Sindipolf), Alexandre Santana Sally.
“Vamos ter problemas no aeroporto, na imigração, na segurança dos grandes eventos, das autoridades que devem comparecer. Essa segurança de dignitários, que é competência nossa, vai ficar um pouco prejudicada, vai sobrecarregar policiais. Vamos ter um policial fazendo a segurança do presidente de um determinado país e ele vai estar ali 20 horas ininterruptas. É humanamente impossível ele conseguir fazer uma segurança adequada no estado em que ele vai estar por causa da sobrecarga que vai acabar acontecendo", afirma.
Sally afirma que os estados mais afetados pelo déficit serão São Paulo, por ter o maior aeroporto do país, e Rio de Janeiro, por ser um destino turístico internacional. "O que fatalmente vai acontecer é o reforço das equipes destinadas aos grandes eventos e fatalmente vamos ter de desguarnecer o aeroporto. Podem ser prejudicadas investigações de entorpecentes, de contrabando, previdenciárias. Todos os setores podem sofrer consequências", diz.
O concurso publicado no Diário Oficial da União em 9 de dezembro de 2011 prevê criação de 500 vagas para agente da Polícia Federal, 100 vagas de papiloscopistas, 150 vagas de delegado, 100 vagas de perito criminal federal e 350 vagas de escrivão. Sally afirma que o concurso devia prever pelo menos 3,6 mil vagas para suprir as necessidades da Copa, principalmente em cidade como São Paulo e Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário