Hélio

Hélio
Operacional

domingo, 12 de junho de 2011

Pará lidera em trabalho infantil no Norte


O Pará é o líder em trabalho infantil no Norte do País. Dos 412.753 meninos e meninas entre 5 e 17 anos ocupadas na região, 192.302 mil estão no Estado e 48% no setor agrícola. A maioria, 807.803, tem entre 5 e 9 anos. Os números são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e foram divulgados ontem de manhã, no Fórum Paraense de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho do Adolescente (FNPETI), na sede da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), durante entrevista coletiva, como parte da programação do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, no próximo dia 12.
Os números referem-se a 2009 e quando comparados ao ano anterior, quando foram registrados na região 451.016 casos. Os dados, apesar de alarmantes, mostram que os números vêm sofrendo uma queda. "Temos que comemorar porque houve um decréscimo, mas ainda há muito a ser feito", ressaltou a diretora de Assistência Social da Sedes, Roseane Santos.
Ela ressaltou que nos últimos anos, ações que visam combater o trabalho infantil têm ganhando força no Estado. "Vemos trabalhos como o PET, criado em 1996 e instituído em todos os 143 municípios. A secretaria vem investindo recursos para combater esse tipo de trabalho. Mas é claro que existe aqui no Estado ainda aquela cultura instituída de que o trabalho engrandece o homem, mas quando se trata de crianças, é preciso mudar isso", garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário