Hélio

Hélio
Operacional

terça-feira, 5 de junho de 2012

Ouvidoria da PM registra aumento de mortes em ações da Rota em SP


No primeiro trimestre deste ano, 21 pessoas foram mortas em São Paulo em ocorrências envolvendo policiais militares das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). Os casos foram registrados como resistência seguida de morte. No mesmo período de 2011, morreram 16 pessoas. De acordo com o levantamento da Ouvidoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, divulgado na semana passada, desde 2001, foram mortas 823 pessoas em ações ocorridas nessas circunstâncias.
Segundo o ouvidor da Polícia Militar (PM), Luiz Gonzaga Dantas, desde 2007, o registro de mortes como essas vem aumentando ano a ano. Em 2007, foram 46; em 2008, 56; em 2009, 61; em 2010, 75; e, no ano passado, 82 mortes. Dantas declarou, em entrevista à TV Brasil, que a ouvidoria está preocupada com o aumento da letalidade, porque o trabalho dos policiais militares é o de prevenção e repressão ao crime. "Estamos preocupados, acreditamos que esses crimes devem ser investigados para que a sociedade saiba o que houve".
Para Dantas, é necessário que haja uma melhor avaliação das ações policiais com relação a ocorrências como a registrada na última segunda-feira, quando um homem, detido após um tiroteio no bairro da Penha, zona leste da capital paulista, foi morto por policiais da Rota no acostamento da rodovia Ayrton Senna, quando era conduzido a um hospital.
Após a denúncia de uma testemunha, três PMs foram presos. Na operação policial, que contou com o apoio de outros carros da Rota, cinco supostos criminosos já haviam sido mortos porque reagiram à prisão. O tiroteio ocorreu na lanchonete de um lava-rápido.
De acordo com a versão da PM, os policiais foram recebidos a tiros por um grupo denunciado por planejar o resgate de um chefe da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). Na ação, seis homens foram atingidos por tiros, sendo que cinco morreram no local. Três foram presos e outros cinco conseguiram fugir.



FONTE:   http://policialbr.ning.com/profiles/blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário