Hélio

Hélio
Operacional

terça-feira, 27 de março de 2012

Policiais flagram ação de bandido dentro de ônibus


BELÉM:  Cileno Teixeira Nunes, de 34 anos, tentou assaltar o ônibus da linha Marex-Centro, de placas OFJ-3509, pertencente à empresa Nova Marambaia, mas acabou preso em flagrante. O crime ocorreu por volta das 13h40 de ontem, quando o veículo transitava pela Rodovia Artur Bernardes, em frente à Igreja da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Telégrafo.
Segundo o motorista, que tem a identidade preservada por motivo de segurança, o acusado rendeu o cobrador com uma faca de cozinha enferrujada, levando dele apenas o aparelho celular e a renda da viagem, de R$ 175,00. Havia cerca de 15 passageiros no coletivo, que não foram vítimas do assaltante.
Quando a polícia percebeu o assalto e abordou o veículo, grande parte do dinheiro roubado acabou caindo no chão. O delegado Miguel Cunha Filho disse que o suspeito tentou empreender fuga, forçou a entrada numa residência, possivelmente em busca de reféns, mas a casa estava trancada e ninguém abriu a porta.

Assaltante troca tiros com policiais e morre

BELÉM: CABANAGEM
PMs perseguiram "Panela", após ele ser acusado de roubar um celular no bairro
Após praticar um assalto na tarde de ontem, por volta das 11h30, na rua Val de Cans, no bairro da Cabanagem, em Belém, José Raimundo Silva da Silva, de 35 anos, também conhecido por "Panela", foi alvejado durante troca de tiros com a Polícia Militar e morreu no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, horas depois. O caso foi registrado na Delegacia da Cabanagem, vinculada à 5ª Seccional Urbana da Marambaia, pelo supervisor da unidade, delegado Pery Nunes Netto.
De acordo com o delegado, José roubou o aparelho celular de uma mulher em via pública e esta começou a gritar, pedindo por socorro, o que assustou o acusado e o motivou a empreender fuga. Populares atenderam o pedido de socorro da jovem e perseguiram o assaltante, que trombou com a guarnição da viatura da 5ª Zona de Policiamento (ZPol) que passava pelo local.
José continuou a fuga correndo ao longo da rua Val de Cães até adentrar em um beco que dá acesso a rua do Fio, ainda no bairro da Cabanagem. Neste momento, dois policiais militares da referida guarnição desceram do veículo e partiram ao encalço do assaltante à pé, enquanto que o motorista da viatura deu a volta para fechar o cerco do criminoso.
Cansado e percebendo que não teria para onde fugir, José sacou o revólver de calibre 38 com quatro munições e disparou duas vezes contra os policiais militares, que revidaram e atingiram o assaltante. Em seguida, José foi socorrido e conduzido para o HMUE, onde passaria por cirurgia, porém, não resisitiu aos ferimentos e morreu dentro do hospital, com ferimentos no rosto e na perna.

Rio: polícia começa a substituir Exército no Complexo do Alemão

A Polícia Militar iniciou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira o processo de substituição dos soldados das Forças Armadas nos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Até as 8h, nenhum confronto havia sido registrado. Os militares participam da força de pacificação da região desde o fim de 2010. A substituição por integrantes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e de Choque ocorre primeiro nas comunidades de Fazendinha e Nova Brasília.
Já no início do dia, as forças da PM começaram a fazer ações de policiamento e revista à procura de criminosos que ainda possam estar atuando na área, como forma de preparar a chegada das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas duas localidades. As datas de inaugurações dessas novas UPPs ainda serão divulgadas.
As tropas do Exército permanecem no Alemão até junho, quando as UPPs já deverão estar implantadas. Neste primeiro momento de substituição, eles manterão posições estratégicas no morro, como na Serra da Misericórdia, rota de fuga dos chefes do tráfico de drogas durante a invasão do final de 2010. Ao todo, em junho já deverão estar no local 2,2 mil agentes da Polícia Militar.
De acordo com nota divulgada pelo Comando Militar do Leste, a transição será de forma gradativa, começando pelas comunidades da Fazendinha e Nova Brasília até chegar ao Complexo da Penha.
A Secretaria de Segurança Pública do Rio toma a decisão de apressar a implantação da UPP do Alemão em momento de instabilidade do sistema. Recentemente foram divulgados vídeos que provam que o tráfico de drogas continua agindo no local. Durante a visita do Príncipe Harry ao local, no início do mês, houve troca de tiros. E outra favela importante que ainda espera um UPP, a Rocinha, tem registrado frequentes distúrbios, como a morte de um líder comunitário acusado de envolvimento com o tráfico na tarde de ontem.

Varreduras
O diretor do Instituto Raízes em Movimento, Alan Brum, questiona a necessidade de varreduras na área. Segundo ele, os moradores das favelas estão apreensivos e temem possíveis violações de direitos. A organização não governamental atua no Alemão há mais de dez anos.

"Se o Exército já está aqui há tanto tempo, nosso questionamento é sobre a necessidade de uma varredura pelo Bope. Os locais mais problemáticos em relação à violência já estão mapeados e são de conhecimento público. Todos aqui estão muito apreensivos e há tensão por parte dos moradores", afirmou.
Nas últimas semanas, o Exército mudou a tática de atuação no Alemão e reforçou as revistas em todos os acessos às favelas da localidade. De acordo com o coronel Fernando Fantazzini, relações públicas da Força de Pacificação, a nova estratégia, no entanto, não estava relacionada à entrada do Bope, mas apenas a uma alteração rotineira para dar mais efetividade às ações.
"Não podemos atuar sempre da mesma forma. Temos que mudar as estratégias para garantir sempre a efetividade e a segurança das nossas ações", disse o policial militar. Ele garantiu também que não houve aumento no número de homens que ocupam o conjunto de favelas, atualmente em 1,6 mil, e disse que a nova tática não trouxe prejuízo ao patrulhamento no interior das comunidades para coibir o comércio de drogas.
Moradores confirmaram que foram intensificadas as revistas nas entradas e saídas das favelas, mas sem registro de agressividade ou abusos de militares do Exército.

Militar da ativa que atirou contra militares em serviço será julgado pela Justiça comum

Um cabo da Polícia Militar de Minas Gerais, acusado de tentativa de homicídio qualificado contra outros dois policiais também da PM, deve ser julgado pela Justiça comum. A decisão é da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Acompanhando o voto do relator, ministro Gilson Dipp, os ministros entenderam que a simples condição de militar do autor e das vítimas dos delitos não implica, necessariamente, competência da Justiça Militar, principalmente se o réu estava fora de serviço no momento em que cometeu o crime. 

O cabo foi preso em flagrante por duas tentativas de homicídio qualificado. Os crimes foram cometidos em junho de 2010, em uma rodovia em Tarumirim (MG). Um homem que estava na garupa de uma motocicleta atirou cinco vezes contra um civil, que morreu. No mesmo dia, a Polícia Militar realizou operação de bloqueio das principais vias com o objetivo de capturar os assassinos. Ao se deparar com a barreira, o homem da moto disparou contra dois policiais. Mais tarde, a motocicleta foi localizada, e o proprietário disse tê-la emprestado ao então denunciado. 

Perante a Justiça Militar, o cabo impetrou três habeas corpus. Conseguiu liberdade provisória, mas não obteve o reconhecimento da incompetência dessa Justiça para julgar o caso. Mesmo admitindo que a decisão contrariava jurisprudência do STJ, o tribunal militar considerou que o policial estava em atividade, porém de folga. “Estar em atividade é não estar na reserva ou reformado. O militar em atividade pode, em determinado momento, estar em serviço ou estar de folga”, afirma a decisão. 

Ao julgar o habeas corpus, o ministro Gilson Dipp afirmou que o cabo teria praticado os crimes durante sua folga, ou seja, fora da situação de atividade, não sendo, portanto, crime militar. A jurisprudência dominante afirma que, se a conduta for praticada fora da instituição militar, por agente sem farda, fora de serviço, em via pública, e por motivos pessoais, o crime não pode ser considerado militar. 

A decisão do STJ reconhece a incompetência da Justiça Militar e, consequentemente, anula a ação penal desde o recebimento da denúncia. O processo deve ser remetido à Justiça comum de Minas Gerais. 

SP: Arma de choque foi usada só três vezes em Diadema

Após cerca de 11 meses de utilização das 25 armas de choque, que imobilizam a partir de descarga elétrica, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema utilizou o equipamento apenas três vezes.
Os armamentos foram doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, e teve custo estimado em cerca de R$ 1.200 cada. A cidade, que recebeu 25 unidades, é a única da região a utilizar este tipo de equipamento.

O uso incorreto e abusivo da arma de choque levou à morte um jovem brasileiro que vivia na Austrália. O incidente levantou debates sobre os perigos do armamento, classificado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como não letal (leia na reportagem abaixo).
Em Diadema, em duas ocasiões, os tasers foram utilizados por guardas que faziam segurança em hospital e tiveram de conter paciente agressivos com problemas psiquiátricos. Na terceira vez em que a arma de choque foi acionada, uma mulher estava sendo espancada no bairro Campanário porque roubou um carro. A GCM chegou para resolver a situação e utilizou o choque para conter o marido dela, que também estava presente na confusão e, totalmente descontrolado, agrediu um dos guardas.

Apesar de pouco utilizada, o comandante da GCM Emílio D’Angelo vê como positivo o uso dos tasers até o momento. “Em algumas situações em que as pessoas estão fora de controle, com extremo nervosismo ou sob o efeito de drogas ou álcool, conseguimos minimizar a ocorrência. É importante para coibirmos o uso da arma de fogo, considerado recurso extremo da força pela área de segurança pública”, afirmou.

Segundo D’Angelo, houve situação em que só a presença do taser evitou o suicídio de um rapaz. “Na primeira vez que levamos a arma para rua, um dependente químico estava alterado por causa da droga e queria se matar. Chegamos no local, ele estava com uma faca no pescoço. Abrimos negociação para ele se entregar e isso durou 30 minutos. Os guardas viram que a ação poderia se agravar e pediram que trouxessem o taser. Quando viu a arma, jogou a faca no chão e disse que não iria tomar choque”, relatou.

FALTA INTERESSE
Na região, apenas a Prefeitura de Mauá demonstrou interesse na utilização desse tipo de armamento, mas não há prazo para a aquisição dos equipamentos.

São Bernardo informou que no início da atual gestão, em 2009, havia projeto da administração anterior para adquirir 60 tasers. Entretanto, foi solicitado à Secretaria Nacional de Segurança Pública que substituísse as armas por coletes à prova de bala.


Termo ‘não letal’ precisa ser revisto
A morte do estudante brasileiro Roberto Curti, de 21 anos, por disparos de armas de choque, em Sidney, Austrália, gerou discussão sobre a utilização do equipamento. Para o especialista em segurança pública José Vicente da Silva Filho, não é correto utilizar o termo não letal para este tipo de armamento.
“As políticas internacionais de segurança entendem que o taser é menos letal, porque qualquer arma pode matar, dependendo a forma como é utilizada”, explicou.

Para José Vicente, é necessário treinamento e adequação ao uso da arma, para não acontecer tragédias como a do jovem morto na Austrália. “A utilização indevida pode ser letal. No caso do brasileiro, quatro pessoas atiraram ao mesmo tempo. Com apenas um disparo, a possibilidade de morte é rara.”

As armas usadas em Diadema possuem carga de 50 mil volts e amperagem de 0,36 miliamperes. “É baixa, semelhante a você colocar o dedo na tomada”, disse o especialista.

A carga de choque tem duração de por quatro segundos a cada disparo. A arma funciona de duas maneiras: pelo contato ou por dardos que criam corrente elétrica e são lançados a longa distância. Ao ser atingida, a pessoa tem o sistema nervoso central afetado, impedindo as funções voluntárias, que são movimentos de braços e pernas. As características vitais como sistema cardíaco, respiratório e mental, são preservados.

Existem várias restrições ao uso do equipamento, que são passadas por técnicos autorizados em treinamentos antes da utilização da arma.
“Na função de conter e dominar uma pessoa, o uso deste tipo de armamento é o mais seguro”, afirmou José Vicente.

AM: PM é suspeito de morte e desaparecimento de estudantes

Família de rapaz morto com um tiro na cabeça diz que policial o matou por ciúme da mulher

Manaus - O soldado da Polícia Militar (PM) Marcos Pinheiro, lotado no Grupamento Antibomba está sendo investigado pela Polícia Civil como suspeito pela morte do estudante Ewerton Marreiro Dias, 18, e pelo desaparecimento de Bruno Menezes de Souza, também de 18 anos. De acordo com a família, o crime ocorreu no domingo à noite, na Rua Comendador Clementino, no Centro e foi praticado por ciúmes.
Ewerton foi atingido com três tiros na cabeça. Ele foi levado ao Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, mas não resistiu e morreu logo em seguida. Já Bruno, de acordo com o tio Rudimar Pereira de Souza, 23, também foi baleado. No entanto, segundo a família, quando correu para tentar ajudar o amigo, acabou sendo detido pelos suspeitos, colocado em um Fiesta azul-escuro e desapareceu.
De acordo com Rudimar, Bruno tinha um relacionamento com a ex-companheira de Marcos Pinheiro, identificada apenas como Joseane. O caso, explicou ele, havia começado quando o PM ainda era casado. Os familiares informaram, ainda, que o soldado já havia ameaçado o rapaz de morte várias vezes, mas ele não tinha falado nada com medo de uma reação de parentes.
O pai de Ewerton, Francisco de Assis dos Anjos, informou que o rapaz havia retornado da casa da namorada quando encontrou o amigo Bruno em um campo de futebol. Os dois estavam voltando para casa, quando foram surpreendidos pelos ocupantes do Fiesta, que a família acredita ser do soldado. “Meu filho morreu de graça. Estava apenas acompanhando o amigo”, afirmou.
A polícia apreendeu o celular de Ewerton. No aparelho contavam mensagens que o amigo Bruno havia encaminhado a Joseane informando que tinha visto Marcos rondando próximo ao campo onde estavam. Em um dos SMS a mulher pede para que ele se retire do local para evitar confusão. Até o fechamento desta edição, Bruno não havia sido localizado.
Ontem à tarde, o suspeito esteve na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), para prestar depoimento e negou todas as acusações.

MT: Briga entre agentes da Civil e Federal termina com 14 tiros em Avenida

Cenas de medo de terror, de quem deveria dar segurança para a população

Tiros, tumulto, corre-corre e o trânsito completamente interditado em uma das principais Avenidas de Cuiabá, a Historiador Rubens de Mendonça, ou Avenida do CPA. O cenário visto na noite desta segunda-feira (26), era de uma praça de guerra. Policiais fortemente armados fizeram barreiras em grande parte da perimetral tudo para conter uma briga de trânsito entre um policial civil e um federal.
Por pouco os disparos não ocasionaram uma tragédia, e os motoristas parados no engarrafamento quilométrico viveram minutos de pânico. O tiroteio aconteceu nas proximidades do prédio da Polícia Federal, quase na altura do viaduto da Avenida do CPA – local de intenso tráfego de carros, ônibus e pessoas.
O desentendimento entre os policias civil Fabrício Costa Leite, de 51 anos, e o federal Walter Sebastião Piovan Júnior, de 40 anos teve inicio nas imediações da Avenida Mato Grosso e terminou com 14 disparos em um local público de grande movimentação.
Conforme a versão do agente civil Fabrício Leite que dirigia a caminhonete S-10 Chevrolet, de cor preta, placa NJQ-8165, ao ver que o agente da federal desceu do Fox branco, placa NJI-7393, logo à sua frente começou a atirar com uma pistola 9 mm, não restou outra alternativa. Ele sacou seu revólver calibre 38 e efetuou vários disparos em sinal de revide. O agente federal atravessou a Avenida em direção a superintendência da PF.
Leite ficou com o rosto cortado por causa dos estilhados do vidro dianteiro de sua caminhonete que teria sido alvejada.
Mesmo com todo o tumulto, nenhum cidadão ficou ferido.
O clima é tenso entre as corporações. O trânsito permaneceu caótico por várias horas: carros foram impedidos de subir a Avenida do CPA, sentido bairro. Um desvio foi providenciado.

AL: Quadrilha “prende” policiais e rouba banco

OUSADIA. Homens apontaram armas para o GPM durante o crime
Quadrilha arrombou o caixa e levou o compartimento de dinheiro
Traipu – Numa ação ousada, um grupo de cerca de 14 homens roubou a agência do Banco do Brasil na madrugada do último domingo. Para garantir que não seria incomodada pela polícia, parte da quadrilha montou campana no portal de entrada da cidade, no Grupamento da Polícia Militar (GPM) e na delegacia.

Durante a ação, dois moradores foram feitos reféns pelos bandidos. As vítimas estavam justamente indo ao GPM para avisar sobre a movimentação estranha na entrada da cidade. “Três assaltantes, que estavam na porta do grupamento, renderam os moradores, trancaram a grade com corrente e cadeado, e ficaram com armas apontadas para dentro do GPM, prontos para atirar, caso algum policial colocasse a cara do lado de fora”, afirmou o capitão Wilson, comandante do Grupamento de Girau do Ponciano.

Enquanto uma parte da quadrilha garantia a “tranquilidade” do assalto, outra arrombava a agência do Banco do Brasil da Praça Afonso Freitas Neto. Segundo um vigilante da unidade bancária, único funcionário localizado ontem, os bandidos cortaram fiações do alarme, câmera de segurança e de comunicações da agência. Os assaltantes usaram maçarico para tentar arrombar o cofre principal, mas como não conseguiram, arrombaram um caixa eletrônico e levaram o compartimento onde o dinheiro é guardado.

Até a manhã de ontem, segundo o vigilante, não havia previsão de quando a agência bancária será reaberta. Os clientes foram orientados a procurar os Correios para fazer movimentações financeiras.

domingo, 25 de março de 2012

Mais de 1 milhão de assassinatos no Brasil

O assunto agora é segurança pública. Depois da greve dos policiais baianos poucos dias antes do Carnaval, as fragilidades do sistema de segurança ficaram explícitas. O que se reflete em números: nos últimos 30 anos o Brasil registrou mais de 1 milhão de assassinatos. O dado é parte do mapa da violência publicado anualmente pelo Instituto Sangari. Na Câmara a discussão é sobre como mudar esse cenário. Há vários projetos sobre o assunto em discussão. O mais famoso deles ficou conhecido como PEC 300, que cria um piso nacional para policiais militares e bombeiros. Mas essa é só uma das propostas em discussão na Câmara.

Créditos/ Câmara Hoje
Tiago Ramos - Repórter
Dep. Alessandro Molon (PT-RJ)
Dep. Vanderlei Siraque (PT-SP)
Dep. Fernando Francischini (PSDB-PR)

Detentos têm chance de fazer cursos técnicos em presídio do ES..

Em todo o estado, segundo a Sejus, cerca de 24% dos presos estudam.
No presídio de Xuri, internos podem fazer até curso de petróleo e gás.

Salas de aula ficam cheias na Penitenciária de Xuri, em Vila Velha, no ES
“Uma grande chance para recomeçar minha vida”, é assim que o detento Diego Oliveira Cunha encara a oportunidade de poder estudar na Penitenciária de Xuri, em Vila Velha, na Grande Vitória. Ele faz parte dos 70% dos presos da unidade que assistem às aulas, que acontecem como em uma escola comum. As salas de aula ficam cheias, e, além do ensino básico, eles têm a chance de fazer cursos técnicos profissionalizantes. É o caso do capixaba João Antônio da Silva, que faz um dos cursos mais procurados do país, Petróleo e Gás.
“Eu tive a oportunidade de estudar lá fora, mas me perdi no crime, acho que Deus me colocou aqui para eu mudar de vida. Mesmo no crime eu frequentava as aulas, mas preferia o tráfico. Agora, faço um curso bom, que vai poder abrir muitas portas quando eu sair. O petróleo está em alta e isso pode me ajudar”, disse o detento, consciente da oportunidade que ganhou atrás das grades.
Apesar de gostar do curso que faz, João Antônio revela que tem outras paixões: os livros de História e a música. “Meu sonho é ser professor de História, gosto de aprender e de ensinar. Fora da sala de aula dá tempo para tocar teclado no grupo de música do presídio”.
Biblioteca é bastante procurada pelos presos em Xuri

Alfabetizado atrás das grades
Mato-grossense, Diego Oliveira foi detido há quatro anos por transportar drogas de seu estado natal para o Espírito Santo. Ele conta que quando chegou ao presídio nunca havia estudado. O jeito foi ser alfabetizado dentro das penitenciárias por onde passou. “Fiz muita coisa nessa vida, mas na verdade não fiz nada. Me descobri nos estudos, fui preso há 4 anos e já fiz da 2ª série ao ensino médio, mudei demais. Quando sair daqui, eu quero ser contador, trabalhar e mostrar que sou outra pessoa”, conta Diego.
Para auxiliar no processo de alfabetização, o detento teve também o apoio de uma biblioteca, que fica à disposição dos internos de segunda a sexta-feira, no presídio de Xuri. “Gosto muito de ler romances, em especial Sidney Sheldon. Ultimamente li de outro autor ‘A Menina que Roubava Livros’ que é muito bom também. A leitura ocupa o nosso tempo e faz a gente aprender ainda mais”, diz Diego.
Quem também gosta de passar os dias de reclusão acompanhado de um livro é Rubson Leite. Preso há nove anos, ele resistiu a estudar, mas frequenta a sala de aula há um ano. “Se eu ficasse à toa, ia pensar em muita coisa ruim. Gosto dos livros de aventura, em especial Robinson Crusoé. Nas aulas, eu gosto de matemática, ocupa minha mente, e pode me ajudar porque quero abrir um comércio quando for solto”, conta.
Outra boa oportunidade para os presos é a chance de estudar inglês. Muitos praticam o que aprendem da nova língua no dia a dia. Durante a aula, os olhos ficam atentos no quadro e na professora. Eles gostam de repetir cada nova palavra do idioma. “Na cela a gente fica treinando em inglês para poder praticar e se distrair”, diz João Antônio.

GOLPISTAS USAM NOME DA POLÍCIA CIVIL EM E-MAIL

Com diversos erros ortográficos, a mensagem é enviada usando o nome da Delegacia Eletrônica

Uma quadrilha de estelionatários está usando o nome da Polícia Civil cearense para obter dados pessoais de usuários da internet e usá-los na prática de fraudes. Um e-mail falso está circulando na rede de computadores ´intimando´ os internautas a clicarem em um Boletim de Ocorrência, supostamente feito pela vítima na Delegacia Eletrônica. Ao clicar no local indicado, o internauta abre seu computador para os ´piratas´ virtuais e tem seus dados furtados.

No fim do mês passado, a Polícia Civil foi informada por vítimas que receberam a mensagem fraudulenta e iniciou investigação para apurar de onde estava partindo os e-mails.

Após as primeiras apurações a cerca da tentativa de golpe, a instituição divulgou nota no site, na qual o delegado-geral, Luiz Carlos de Araújo Dantas, alerta aos usuários de que a Polícia Civil "não usa e-mail para intimar as pessoas".

Já o diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Façanha Pequeno, ressaltou a importância de não abrir os e-mails, e alertou as pessoas que receberam a mensagem a procurar uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência ou entrar em contato com a Delegacia Eletrônica ou o DPE através dos telefones (85) 3101-2509 e 31017446.

Erros
No e-mail, onde está o brasão da Polícia Civil, o texto, com seguidos erros ortográficos, manda a mensagem fraudulenta. "Atendendo a uma denucia em seu email/cpf estamos entrando em contato e lhe apresentando o referido documento. Para maiores esclarecimentos do Boletin de ocorrência na qual a sua pessoa vai ter que comparecer. Na data e local especificado confira no boletin", diz a mensagem falsa.

De acordo com o delegado Antônio Castelo Barros, secretário executivo da Polícia Civil, a ação criminosa está sendo desencadeada por uma quadrilha especializada nesse tipo de fraude em vários Estados. Castelo destaca que, ao obter os dados dos usuários, os bandidos podem aplicar diversos golpes, desde empréstimos consignados até abertura de contas e de empresas com documentos falsos.

"Se eles simulam e enviam mensagens com a logomarca da Polícia, podem ir muito mais além com os dados das vítimas", afirmou o delegado. A Polícia não divulgou quantas pessoas já receberam a mensagem.

Segundo Castelo, para as pessoas que receberam a mensagem e caíram na fraude, a orientação é a mesma para quem tem os documentos furtados; registrar um Boletim de Ocorrência e tomar outras medidas junto às instituições bancárias e públicos órgãos para evitar que seus dados sejam usados em fraudes.


Marco Prisco, líder da greve da PM, é liberado pela Justiça

Marco Prisco, líder da greve da Polícia Militar da Bahia, foi solto na tarde desta sexta-feira (23). O alvará de soltura foi concedido pela juíza Andréia Paula Matos Rodrigues de Miranda, da 2ª Vara Crime. De acordo com Eládio Mendes, advogado da Associação dos Policiais, Bombeiros e de Familiares (Aspra), outros 11 grevistas também foram liberados pela Justiça.  Eles permancem no interior do presídio aguardando a finalização dos trâmites burocráticos e devem deixar o local a qualquer momento.
 
Todos eles vão responder ao processo em liberdade.  As denúncias continuam correndo na Justiça Criminal. Os acusados podem comparecer as audiências, mas estão impedidos de deixar o país. Priso e os outros 11 grevistas devem responder pelos crimes de incitação ao crime, roubo ao patrimônio público e formação de quadrilha.
 
Segundo Eládio, outras quatro pessoas já haviam sido liberadas. Todas são ex-oficiais da Polícia Militar. Seis oficiais da ativa permanecem detidos no Batalhão de Choque. O processo contra eles corre na Justiça Militar. 
 
Prisco estava detido no Complexo da Mata Escura desde o dia 09 de fevereiro, quando a Polícia do Exército e a Polícia Federal cumpriram os mandados de prisão expedidos contra ele, que ocupava, junto com dezenas de grevistas, a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba). 
 
O ex-oficial da PM é presidente da Aspra, entidade que iniciou o movimento de greve na Bahia no dia 31 de janeiro deste ano.

RJ: Policial militar é morto em troca de tiros com colegas ao tentar roubar carro.

O cabo da Polícia Militar Washington Silva Martins, de 38 anos, lotado no Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da Vila Joaniza, do 17° BPM (Ilha do Governador), no Rio de Janeiro, morreu ontem após ser baleado na barriga quando supostamente tentava assaltar o motorista de um carro em Bento Ribeiro, na Zona Norte. Ele trocou tiros com colegas de farda. Segundo o comandante do 17º BPM, tenente-coronel Ezequiel Oliveira, Martins estava na corporação há 12 anos e nunca havia cometido uma infração de conduta.
"É uma surpresa. Isso não é a conduta de policial militar. Administrativamente, ele foi exemplar", disse o coronel Oliveira.
O cabo PM morreu no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes. De acordo com a polícia, ele e Leandro Motta da Cruz, 31, preso perto do local do tiroteio, tentaram roubar um Fiesta que estava no sinal da Rua Conde Resende. Testemunhas contaram na 30ª DP (Marechal Hermes) que Leandro desceu de um Siena prata, bateu no vidro do carona do Fiesta e anunciou o assalto, dizendo: ‘Perdeu'. A vítima percebeu que a arma dele era de brinquedo e ignorou a ameaça. O cabo, então, saiu do carro e teria dito: "Mas essa aqui é de verdade, quer ver?", apontado a pistola calibre 40 de uso pessoal.
Policiais do 41º BPM (Irajá), que estavam indo abastecer a viatura perto dali, trocaram tiros com o cabo - ele e o dono do Fiesta foram baleados. O motorista levou dois tiros de raspão, um no braço e outro nas costas. Também atendida no Carlos Chagas, a vítima foi liberada em seguida e prestou depoimento na 30ª DP, onde reconheceu Leandro como o homem que estava ao lado do PM. A arma de brinquedo e a pistola foram apreendidas.

segunda-feira, 19 de março de 2012

AL: Policiais civis rejeitam proposta do governo

AL - Os policiais civis rejeitaram uma nova proposta apresentada pelo secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lages, e, mesmo assim, decidiram aguardar uma nova reunião, agendada para as 9h, do dia 20 de março, na sede da Segesp e seguir em negociação com a equipe do governo.
Foi apresentado ao Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) o índice de 6,5% de reajuste – equivalente a todos os servidores – com o adicional de 2% aos agentes. Em assembleia realizada ontem à tarde, a categoria não aceitou a proposta do governo.
O presidente da entidade, Josimar Melo, disse que, em votação, os policiais civis decidiram fazer uma nova vigília em frente à Segesp, no dia da reunião. A ideia é pressionar para que o encontro realmente aconteça para debater a implantação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) e avançar no quesito salarial.
Durante a assembleia, a categoria decidiu cobrar do governo 40% do salário dos delegados e lutar pela aplicação dos 20% restantes em outra mobilização. A revindicação principal é que os policiais tenham uma remuneração equivalente a 60% do que ganha um delegado de polícia.

Soldado da PM mata um segurança e deixa outro ferido...



Um policial militar - identificado como Tito Lívio Alencar - embriagado matou um segurança e deixou outro ferido durante uma discussão na madrugada deste sábado (17), em um bar localizado no bairro de Mangabeira em João Pessoa.

Conforme as primeiras informações, tinha bebido no estabelecimento e quando estava de saída não quis pagar a conta. Os seguranças do local foram acionados e após bate boca, o PM sacou um revólver e iniciou uma troca de tiros com os seguranças.

O segurança João Franca Araújo foi baleado com vários tiros e não resistiu aos ferimentos. A outra vítima, também segurança, foi atingida com vários tiros e socorrida para o Hospital Ortotrauma.

O acusado foi detido e agredido pela população que estava presente no bar. Em seguida, encaminhado à Central de Polícia onde permanece recluso. Ainda hoje ele será levado para o 5º Batalhão da Polícia Militar onde permanecerá preso.

Polícia procura um dos maiores ladrões de bancos de SP

A polícia de São Paulo está procurando um assaltante que há 20 anos só atua no ramo de roubo a bancos e carros forte e já esteve preso seis vezes. Trata-se de Rolídio Brasil Fontanela Souza Gama, 40 anos, que em 2007 fugiu da penitenciaria de Valparaíso, no interior do Estado. Nos últimos 20 anos, 57 homens presos por assaltos a agências bancárias relataram a participação dele nos casos, segundo informações do Jornal da Globo.
O criminoso, considerado um dos maiores ladrões de banco de São Paulo, já usou cinco nomes - nos arquivos da polícia constam documentos com oito nomes de mães diferentes. Desde 2010, a polícia já confirmou a participação de Rolídio em pelo menos cinco assaltos na capital e na Grande São Paulo. O mais recente foi em Poá, na última terça-feira, quando foram levados R$ 600 mil. De acordo com o delegado Jorge Luiz Neves Esteves, há indícios que o criminoso possa agir aliciando vigilantes de agências bancárias.

MULHER RECLAMA FALTA DE ATENDIMENTO DA PM/SE

Mais uma reclamação envolvendo atendimento por parte da policia militar, quando solicitada. Segundo um e-mail enviado à redação do FAXAJU, a mulher conta que chamou a PM para um suposto tiroteio ocorrido no quintal de sua residência e segundo ela, a resposta que obteve é que o policial não podia abandonar uma delegacia.
A partir daí ela questiona, sobre um viatura da policia militar que estaria parada em frente a um circo, próximo a um shopping.
Veja o que diz o e-mail:
Quem for ao Circo que está armado defronte ao Shopping visualizará diariamente uma viatura policial militar na entrada do Circo, mas, a função da PM/SE não é nas ruas garantindo a segurança minha e de toda a população sergipana?, pois, a quem interessa uma viatura parada com dois policiais militares e com luminoso ligado na frente exclusivamente desse estabelecimento comercial?. Desculpe as perguntas repetidas, mas, é que um dia desses precisei da PM/SE , pois, dois indivíduos trocavam tiros e invadiram o meu quintal e aí liguei para a PM/SE e o policial mim dissera que não poderia ir, uma vez que , estava somente ele e outro PM e não poderia abandonar a delegacia,pois, havia presos, então, a quem recorrer, se sou pobre e não tenho o cacife do circo Thianny, que tem o privilégio de ter o aparato do estado para lhes dar segurança de que ninguém irá invadir o seu estabelecimento ?. Com a resposta fica os gestores ou melhor os que se dizem gestores da segurança pública de Sergipe Del Rey.
Assinado.: Cidadão indignado e que exige o fim desse modelo de satisfações individuais em detrimento da segurança da coletividade do povo Sergipano.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Policial morto em Santa Isabel saiu de um igarapé para prestar socorro

ASSASSINADO
Família disse que sargento foi ajudar um homem que estava sendo executado
Familiares do sargento da Polícia Militar Reginaldo Potter, morto a tiros na tarde do último sábado, no município de Santa Isabel do Pará, procuraram a redação do jornal para retificar a matéria publicada na última segunda-feira, 12, nas edições dos jornais O LIBERAL e Amazônia. De acordo com a família do Policial Militar, Reginaldo morreu ao tentar defender um homem que estava sendo executado. Segundo a família do sargento, ele não conhecia Clodomir da Silva Assis, conhecido como "Júnior", alvo dos matadores. Júnior era foragido da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, e acusado de assaltos a ônibus na rodovia PA-140.
Ainda segundo a família do sargento, os assassinos estiveram há dois dias fazendo um levantamento da área, procurando pelo alvo a ser executado. "Meu irmão só morreu porque agiu por impulso ao tentar defender uma pessoa que estava sendo executada. Ele (sargento) nem ao menos conhecia este Júnior, mas jamais deixaria de defender uma pessoa em perigo, pois era um policial militar exemplar", declarou o subtenente Potter, irmão do sargento. Segundo ele, o irmão estava na Vila do Carmo para descansar, já que costumava passar os finais de semana no local. "Meu irmão era um homem calmo e que não vivia em bares durante a madrugada. O crime ocorreu às 15 horas, horário em que o Reginaldo estava no igarapé e não dentro de um bar, como foi citado na matéria. O Reginaldo não conhecia o Júnior e nunca teve nenhum tipo de aproximação com ele. Se meu irmão não tivesse tentado ajudar estaria agora vivo, mas ele jamais iria permitir que alguém fosse morto na frente dele sem tentar evitar o crime", corrigiu o subtenente.
REAÇÃO
O sargento Potter estava no igarapé localizado na Vila do Carmo, quando percebeu uma motocicleta estacionada na beira da pista e indagou a dois desconhecidos que estavam no bar de quem era o veículo. "Os dois homens que bebiam no bar disseram que a moto era deles e que logo iriam embora. Nesse momento, o Júnior se levantou e saiu caminhando. Um dos desconhecidos disparou em direção do Júnior. Ao ver a ação, meu irmão tentou desarmar um dos assassinos, sendo também executado com vários tiros", detalhou o irmão da vítima. O duplo homicídio ocorreu na tarde do último sábado, na Vila do Carmo, às margens do rio Itá, localizada no Km 18 da rodovia PA-140, estrada que liga os municípios de Santa Isabel do Pará e Bujaru. O crime está sendo investigado pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil, com o apoio da seccional de Santa Isabel. Até o início da tarde de ontem a polícia não tinha informações sobre o paradeiro dos executores.

BR: Polícia Federal abre concurso para 600 vagas

A Polícia Federal abriu concursos públicos para 100 vagas de papiloscopista e 500 de agente. Os dois cargos exigem nível superior em qualquer área. Tecnólogos também podem se inscrever. O salário dos cargos é de R$ 7.514,33 para jornada de trabalho de 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.
Os concursos públicos abrangem os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima e em unidades de fronteira.
O candidato deve ter ainda carteira nacional de habilitação na
categoria "B", no mínimo.
As inscrições devem ser feitas pelos sites http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_12_ papiloscopista e http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_12_ agente das 10h de 16 de março até as 23h59 do dia 3 de abril. A taxa é de R$ 125.
Os concursos terão prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, exame médico e avaliação psicológica, que serão realizados em todas as capitais e no Distrito Federal.
A prova objetiva e a prova discursiva terão a duração de 5 horas e serão aplicadas na data provável de 6 de maio, no turno da tarde. Como as provas para os cargos são no mesmo turno, o candidato não poderá se inscrever para as duas funções.
Os locais e os horários de realização da prova objetiva e da prova discursiva serão divulgados na data provável de 30 de abril.
As disciplinas que vão cair na prova para o cargo de papiloscopista são: língua portuguesa, noções de informática, atualidades, raciocínio lógico, noções de estatística, noções de identificação, noções de direito penal, noções de direito processual penal, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, legislação especial, arquivologia, química, física e biologia (citologia e biolquímica).
Já para agente as disciplinas são as seguintes: língua portuguesa, noções de informática, atualidades, raciocínio lógico, noções de administração, noções de economia, noções de contabilidade, noções de direito penal, noções de direito processual penal, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional e legislação especial.
Os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso público e não eliminados na investigação social serão convocados para a entrega dos documentos necessários à matrícula no Curso de Formação Profissional, segundo a ordem de classificação e dentro do número de vagas previsto.
O Curso de Formação Profissional será realizado pela Academia Nacional de Polícia, em Brasília, em regime de internato, exigindo-se do aluno tempo integral com frequência obrigatória e dedicação exclusiva, no período de 6 de agosto a 21 de dezembro.
A nota obtida no Curso de Formação Profissional será rigorosamente obedecida para efeitos de escolha de lotação.
O candidato será submetido ainda à investigação social e/ou funcional no decorrer de todo o concurso público. O candidato poderá ainda ser reavaliado em exame antidrogas no decorrer de todo o concurso público, desde a inscrição até o ato de nomeação.
O candidato nomeado permanecerá na unidade onde for lotado pelo período mínimo de 3 anos e cumprirá estágio probatório.
A validade do concurso é de 30 dias, prorrogáveis uma única vez por igual período, contados a partir da data de publicação da portaria de homologação do resultado final do Curso de Formação Profissional.

BA: PMs presos na BA fazem greve de fome

Cinco policiais militares cumprem prisão preventiva há 32 dias, em Ilhéus.
Esposas apoiam greve e pedem agilidade na apreciação dos casos.

Cinco soldados detidos no 2° Batalhão de Ilhéus, sul da Bahia, por adesão à paralisação na Polícia Militar no mês de janeiro, iniciaram há 24 horas greve de fome para pressionar o julgamento do habeas corpus solicitado pela defesa à Auditoria Militar do Tribunal, em Salvador. A informação foi repassada pela família e confirmada pelo comandante do Batalhão, o coronel Marcelo Luiz Brandão Teixeira.
De acordo com o coronel, eles aceitaram o café-da-manhã, servido às 7h de quarta-feira (14), e passaram a recusar todas as demais refeições. "Eles alegam demora no julgamento de seus pedidos de habeas corpus e estão sabendo da soltura de alguns policiais. Acho que querem pressionar a Justiça”, afirma. Ele acrescenta que as refeições serão servidas normalmente.

As esposas dos soldados estão reunidas desde as 9h desta manhã na entrada do Batalhão em apoio à greve de fome. "Nós apoiamos. Queremos logo o alvará de soltura. Eles estão presos há mais de 30 dias, Isso já caiu na ilegalidade, ultrapassou o limite da prisão preventiva. Hoje tem visita às 16h e vamos saber se eles estão bem física e psicologicamente", afirma a funcionária pública Maziane de Oliveira, 30 anos, uma das esposas.


Dois integrantes do Corpo de Bombeiros do Ceará ficaram feridos ao tentar combater um incêndio numa residência na avenida Fernandes Távora, no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza, no início da manhã desta quarta-feira (14).
De acordo com o comando geral do Corpo de Bombeiros, eles já foram encaminhados para o hospital Instituto Doutor José Frota (IJF) e o fogo já foi controlado.
O restante da equipe que foi ao local não sofreu ferimentos, mas os dois bombeiros ficaram com queimaduras quando entraram na residência.
O propretário da casa, responsável por atear fogo na residência, não resistiu e morreu na hora.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Homem é acusado de estupro e maus-tratos

BELÉM:
Policiais civis da unidade da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) do Programa Pró-Paz Integrado, sediada no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, prenderam, em cumprimento a mandado judicial de prisão preventiva, Gênesis de Jesus Oliveira Soares, acusado de estupro de vulnerável, maus tratos e abandono de incapaz contra três crianças. A prisão foi resultado de investigações deslanchada no inquérito instaurado pela delegada Aline Boaventura. A ordem de prisão foi decretada pela 3ª Vara Penal da Comarca de Marituba, Região Metropolitana de Belém, em resposta à representação formulada pela delegada com fundamento na garantia da instrução criminal, aplicação da lei penal e ordem pública.
Além do acusado preso, também está indiciada pelos crimes Dgianis Chaves Castro. As vítimas são duas meninas, de três e cinco anos, e um menino de quatro meses, filhos biológicos de Dgianes Chaves Castro e enteados de Gênesis de Jesus Oliveira Soares.

Ex-guarda assassinado com seis tiros

BELÉM Acerto de contas é a provável motivação para o assassinato do ex-guarda municipal Orlando Borges Brasil Júnior. Ele foi morto com seis tiros, na madrugada de ontem, no município de Ananindeua. O crime ocorreu por volta das 2h30, na rua Tumucumaque, na estrada do Curuçambá, no Paar. Segundo as primeiras informações, os dois criminosos chegaram ao local em uma motocicleta. Orlando morreu na hora.
Apesar do horário, muitos curiosos foram até o local para ver o corpo da vítima. Segundo a delegada Cláudia Renata, da Divisão de Homicídios, Orlando era usuário de drogas. E estava indo para uma boca de fumo, quando foi baleado. Ainda conforme a policial civil, tudo indica que a morte dele está relacionada à dívida de tráfico. Ou seja, ele comprou e não pagou o entorpecente. Essa, por enquanto, é a principal linha de investigação a ser conduzida pelos policiais.
A delegada informou ainda que Orlando era casado e que sua esposa está grávida. Agora, um inquérito será instaurado para investigar o caso. Os policiais vão tentar descobrir a motivação do assassinato e, assim, tentar chegar aos autores do crime, sobre os quais, até ontem pela manhã, não se tinha nenhuma informação.

Colisão deixa três feridos na Pedreira

BELÉM:Dois carros colidiram no sábado à tarde no cruzamento da avenida Marquês de Herval com travessa Alferes Costa, no bairro Pedreira. A batida foi tão forte, que o Gol Nova Geração de placas NSL 3721, conduzido por Altair de Sousa, 39 anos, capotou várias vezes. A passageira Marcilene de Oliveira, 43 anos, ficou presa nas ferragens e duas crianças, de 4 e 9 anos, ficaram feridas.
O outro carro envolvido no acidente foi o Sportage de placas JWB 1777, que tinha sete pessoas a bordo. O veículo era conduzido pelo médico traumatologista José Arruda, 53 anos, que sofreu apenas arranhões no braço.
Técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), Corpo de Bombeiros e Policiais Militares trabalharam no resgate das vítimas, que durou cerca de 30 minutos. Todos os feridos foram levados para o Pronto Socorro Municipal Mario Pinotti, na travessa 14 de Março.
A retirada de Marcilene das ferragens exigiu muito cuidado, pois havia o risco do veículo explodir. Com o auxílio de um desencarcerador hidráulico, os Bombeiros conseguiram cortar a carcaça do veículo para, então, o Samu fazer o atendimento. A mulher gritava de dores nas pernas. O motorista Altair estava confuso e não soube dizer com exatidão como o acidente aconteceu, tampouco quem seria o responsável pela batida.
O condutor do outro veículo, José Arruda, foi um dos primeiros a prestar socorro às vítimas. Ele relatou que trafegava pela Marquês de Herval, no sentido Dr. Freitas, quando viu o veículo passar a sua frente. Mesmo tendo freado, ainda atingiu o carro. "Na hora foi inevitável, acabei atingindo a lateral do carro deles. Sou médico fiquei preocupado logo em saber se eles estavam em estado grave", relatou.

FORAGIDO É RECUPERADO PELA PM EM REDENÇÃO

Um foragido da Delegacia de Polícia Civil de Conceição do Araguaia, de 19 anos de idade, encontrava-se escondido no setor “São José”, em Redenção; mas, foi reconhecido e denunciado anonimamente, via 190, à PMPA. O Oficial de dia ao 7º Batalhão Tenente PM Edson Castro, designou a guarnição de  serviço do Grupamento Tático Operacional: Cabo PM Joelsivan, Soldados PM  Ferreira e Fernando para o local, onde, ao chegarem, os policiais conseguiram recapturar o infrator.
 Em outra denúncia anônima, o policiamento velado do 7º Batalhão, também acionado pelo Tenente PM Edson, conseguiu localizar e apreender um adolescente que estava com uma arma de fogo em plena via pública.

PM REALIZA "OPERAÇÃO TENTÁCULOS" EM NOVO REPARTIMENTO

PARÁ:Encerrou na segunda-feira (12), na cidade de Novo Repartimento, a operação integrada entre a Policia Militar e a Policia Civil do Estado do Pará, coordenada pelo 1º Tenente PM Guimarães e pelos Delegados de Polícia Civil Ricardo e Renan.

Batizada de “Operação Tentáculos”, a atividade foi planejada para dar cumprimento a diversos mandados de prisão de pessoas acusadas de homiciídio e latrocínio. Na execução da operação, foram aprendidas sete armas de fogo e efetuada a apreensão de sete caminhões que faziam transporte irregular de madeira não regularizada no município.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Equipe criada pela corregedoria quer evitar abusos de PMs contra a população


PARÁ: Dois policiais militares presos por extorquir uma mulher a quem deveriam prender. E, em  outro episódio, a constatação de que, ao contrário das denúncias iniciais, os PMs estavam agindo corretamente, impedindo o tráfico de drogas em uma determinada área da Região Metropolitana de Belém. Esses dois fatos ilustram bem o papel da Patrulha de Prevenção e Qualidade (PPQ), colocada em prática, no último dia 13, pela Corregedoria Geral da Polícia Militar. "Queremos aproximar a corregedoria da população e, também, do policial militar", diz o coronel Rolian dos Santos Silva, corregedor geral da Polícia Militar do Pará.
Por enquanto, apenas uma viatura está sendo usada nesse serviço. A bordo do carro, um oficial - major ou capitão da corregedoria, e que é bacharel em direito -, o motorista e o patrulheiro. A patrulha funciona 24 horas por dia, atuando em Belém, Marituba, Benevides e Mosqueiro. Diariamente, eles saem da corregedoria com um roteiro a ser cumprido. São dois quartéis a serem visitados. Esses policiais, que durante 15 dias receberam treinamento (abordagem e prática de tiro) no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), também são acionados pelo Centro Integrado de Operações (Ciop) e, ainda, pelos moradores.
Nos quartéis, por exemplo, os militares da PPQ podem detectar possíveis irregularidades. De repente, eles verificam que há alguém detido naquela unidade da Polícia Militar, suspeito de ter praticado um determinado delito, quando, na verdade, essa pessoa deveria ter sido conduzida a uma delegacia ou seccional da Polícia Civil. A presença do suspeito no quartel pode indicar a prática de uma possível extorsão. Ou seja, está sendo negociada, naquele momento, a liberdade da pessoa. Nesse caso, a guarnição da corregedoria verifica as razões pelas quais o suspeito não foi encaminhado para uma unidade da Polícia Civil.

Homem é assassinado em assalto em Marituba


PÀ: Por volta das 22h30 de anteontem, Raimundo Monteiro Baía foi assassinado a tiros na rua da Feira, no Centro de Marituba, e morreu momentos depois no Hospital de Urgência e Emergência desse município, para onde chegou a ser encaminhado por familiares e amigos. O crime deixou consternada a família da vítima, que fez ocorrência na Seccional Urbana de Marituba, em procedimento coordenado pelo delegado José Paulo de Almeida.
Na comunicação de homicídio, Joaquim Baía da Silva, primo de Raimundo, relatou que o familiar dele deu entrada no hospital apenas com o fone de ouvido de seu aparelho celular, o que levanta a hipótese de que Raimundo Baía possa ter sido vítima da ação de assaltantes e que tenha reagido ao assalto, razão pela qual teria sido morto. Investigadores de Marituba levantam informações sobre o crime praticado por um homem de identidade até agora ignorada.
Raimundo Baía morava no bairo Pedreirinha, em Marituba, como Joaquim informou à polícia. No sábado, Raimundo e Joaquim estavam bebendo no bar Bentevi, no interior da Feira de Marituba, desde as 17h. Cerca de três horas depois, por volta das 20 horas, Joaquim foi para a casa dele, sendo que Raimundo permaneceu no local.

Presos dois executores de crime de encomenda

SUL DO PÁ: Estão presos na Delegacia de Canaã dos Carajás os dois acusados da execução do diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMTC), Severino Constantino Neto, conhecido por Neto Despachante, assassinado com seis tiros na manhã de sexta-feira, 2. Depois do homicídio, a polícia da região se mobilizou para tentar prender os assassinos, que, segundo testemunhas, teriam fugido em um carro de cor prata em direção às cidades de Água Azul do Norte e Xinguara.
De posse dessas informações, o comandante do 17º Batalhão Carajás, coronel Dilson Barbosa, colocou nas principais estradas vicinais que interligam a região policiais armados, com o objetivo de patrulhar a área e tentar prender os acusados. Foi uma guarnição de Água Azul do Norte, sob o comando do sargento Divino, que se deparou com os dois acusados, num carro Corsa Sedan Classic prata de placas NNB 9120 de São Luìs (MA), na vicinal Casa Branca, uma das estradas do interior que liga Canaã dos Carajás à PA-279.
Dentro do veículo os policiais encontraram um revólver calibre 38, municiado com uma bala e R$ 2.704,00 em dinheiro. Levados para Xinguara e depois transferidos para Canaã, eles confessaram serem os autores do assassinato. Também está presa a ex-mulher da vítima, Eliane Maria Rosa de Sousa, de 36 anos. Ela foi presa no velório da vítima e confessou ter sido a mandante do crime. Givaldo Sousa de Sá, de 46 anos, residente em Canaã, confessou, em interrogatório a polícia, ter sido o intermediador das negociações com o pistoleiro. Givaldo também é o atual namorado de Eliane. 

Garçon de 33 anos teria sido seguido após discutir em um bar e morto a facadas e pedradas na cabeça


O garçom, office-boy e decorador Luís Otávio Nascimento Carvalho, 33 anos, pai de dois filhos pequenos, morador da rua Belém, no bairro da Cabanagem, foi assassinato brutalmente na madrugada de ontem, com 23 facadas nas costas e a cabeça esmagada a pedradas. O crime chocou a comunidade daquele perímetro da Grande Belém. Policiais da Divisão de Homicídios e técnicos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, juntamente com uma guarnição da 5ª ZPol, compareceram ao local, que já estava tomado por moradores das redondezas, comovidos com a morte e Luís.
O corpo foi encontrado por crianças, ontem de manhã, sobre dois colchonetes que serviam de cama na casa humilde onde Luís morava há cerca de um ano. A delegada Cláudia Renata Guedes, de plantão ontem na Divisão de Homicídios, esteve no local do crime e informou que o caso será apurado em inquérito policial na Delegacia da Cabanagem.
Um homem de cavanhaque e boné foi visto nas imediações da casa da vítima. A polícia tomou conhecimento de que Luís Otávio havia recebido uma quantia em dinheiro no sábado à noite, antes de seguir para casa. Nenhum valor foi encontrado pelos policiais e peritos perto do corpo dele. 

NOVAS AÇÕES DA PMPA EM TODO O ESTADO


CRIMINOSOS SÃO PRESOS NA TRANSAMAZÔNICA: Na quarta-feira (29), em atividade conjunta entre as polícias militar e civil, foram presos em flagrante, dois homens, acusados da prática de roubos a caminhoneiros e a passageiros de ônibus que trafegam pela rodovia transamazônica. Com os acusados, foi apreendido um revólver calibre .38, com 6 munições calibre .38.

Uma das vítimas da dupla denunciou o crime sofrido e o reconhecimento dos criminosos em um bar na feira livre, descrevendo as características dos mesmos. Atendendo a solicitação, o Delegado de Polícia Civil da localidade, repassou a informação para os policiais militares de plantão, enquanto, de forma sigilosa e descaracterizada, chefiava sua equipe no monitoramento dos criminosos que foram vistos sentados na praça “Raimundo Brito”, em frente ao Terminal Rodoviário, com uma mochila e um capacete na mão.

Ao chegarem, os PM’s fizeram a abordagem, encontrando dentro da mochila da dupla, a arma de fogo, municiada por completo. Os criminosos, que alegaram não saber a origem do armamento, foram conduzidos para a Depol local. Lá chegando, um deles tentou justificar a posse da arma, alegando a comprara no município de Jacundá, motivado pelo fato de trabalhar como vendedor de roupas e necessitar proteger-se.

O acusado; entretanto, não soube explicar o fato ter sido reconhecido por uma vítima de roubo, cometido no início de fevereiro, em uma ponte na rodovia BR 230, distante cerca de 15 km da sede do município de Placas, nem soube informar acerca de sua passagem pela Polícia, no município de Uruará, acusado de porte ilegal de arma de fogo.