Hélio

Hélio
Operacional

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Quatro pessoas são presas por morte de adolescentes no interior

Quatro pessoas, entre eles uma mulher, foram presos em uma casa, no bairro da Cabanagem, em Belém, nesta sexta-feira (24). Eles são acusados de assassinar dois adolescentes às proximidades da localidade de Caraparu, em Santa Izabel, região metropolitana de Belém, no ano passado. Com os acusados foi encontrada uma pequena quantidade de cocaína.

Os presos são Glauco C. de S., Willian S. P., Diogo T., Flávio S., Ellen dos S. O crime aconteceu em 12 de dezembro do ano passado. Os adolescentes foram primeiramente colocados em cárcere privado, depois foram levados à localidade de Caraparu, onde foram executados a tiros. A polícia chegou até os acusados após 60 dias de investigações. A mulher presa é acusada de ser cúmplice do crime. Ela vigiou os adolescentes no cativeiro.



Segundo o titular da Delegacia de Homicídios, Gilvandro Furtado, os acusados confessaram o crime. 'O crime foi comprovado, já que eles afirmaram que mataram os dois, porque um deles teria assaltado um comércio do Diogo. Levaram o adolescente para o cárcere e o mataram por vingança', contou o policial.


Os acusados foram levados para Delegacia de Homicídios, onde foram autuados pelos crimes de homicídio qualificado, formação de quadrilha, sequestro e cárcere privado.

Acusado de matar Mércia, Mizael se entrega na Grande SP

O advogado e policial militar aposentado Mizael Bispo de Souza, acusado da morte da advogada Mércia Nakashima, se entregou na tarde desta sexta-feira (24) no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça. Mizael era procurado desde 7 de dezembro de 2010.

A rendição foi negociada, segundo informações do SPTV. O advogado fez um acordo com a Justiça. Mizael deverá ser levado para um presídio ainda nesta sexta.

A polícia acredita que Mércia tenha morrido ainda no dia 23 de maio de 2010, quando desapareceu da casa dos avós em Guarulhos, na Grande São Paulo. Um pescador afirmou ter visto o carro da advogada entrar na represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo, no mesmo dia. Também contou à polícia ter visto um homem não identificado deixar o veículo e ter escutado gritos de mulher. O veículo foi localizado submerso em 10 de junho do mesmo ano. Um dia depois, os bombeiros encontraram o corpo de Mércia.

Peritos identificaram que ela levou um tiro no rosto, provavelmente de raspão. Segundo o perito Renato Pattoli, Mércia foi agredida, baleada, desmaiou e morreu afogada, já que ela também não sabia nadar. Mizael, ex-namorado da vítima, foi denunciado pelo Ministério Público de Guarulhos pelo assassinato da advogada. O outro acusado do crime é o vigia Evandro Bezerra da Silva, que ainda está foragido.

CE: PM's expulsos por praticar "pega"

Clique para Ampliar
O comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias; e o secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra, assinaram as expulsões


Seis soldados usaram três Hilux do Ronda do Quarteirão para um ´racha´ no Jangurussu e acabaram demitidos

Seis soldados do Batalhão de Policiamento Comunitário (Ronda do Quarteirão) foram expulsos, ontem, dos quadros da Polícia Militar do Estado do Ceará, por determinação expressa do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco José Bezerra; e pelo comandante-geral da Corporação, coronel Werisleik Ponte Matias. Os seis são acusados de terem praticado um ´pega´ com três viaturas do Ronda.

Segundo o porta-voz da PM, tenente-coronel Fernando Albano, o fato ficou comprovado em uma investigação interna feita pela Corporação a partir da denúncia do fato. Os nomes dos seis militares não foram divulgados pelo Comando.

Segundo as investigações internas da PM, realizadas através de um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), antecedido por uma sindicância, os seis PMs resolveram ´se divertir´ com as viaturas da Polícia quando do encerramento do turno de trabalho, por volta de 6 horas da manhã, em fevereiro de 2011.

Provas

Os militares decidiram fazer um ´pega´ com as três Hilux em plena Rua das Camélias, no bairro Jangurussu. O ato indisciplinado foi provado através das câmeras dos próprios veículos e do monitoramento do Ronda, inclusive, com os mecanismos que fiscalizam a velocidade dos veículos. "Restou provado que os seis soldados, todos com menos de dez anos na Corporação, agiram de forma incompatível como o decoro da classe", disse o porta-voz do Comando-Geral.

Determinação

Segundo Albano, tão logo tomou conhecimento do fato, o comandante-geral determinou uma apuração rigorosa, seguindo as diretrizes do secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra, de não tolerância aos desvios de conduta na Corporação.

Com a publicação do ato de exclusão no Boletim do Comando Geral (BCG), edição de ontem, os seis soldados perderam definitivamente o cargo e já não integram mais as fileiras da instituição militar.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Policias Militares realizam parto em viatura.

PÁ: No município de Xinguara, os policiais militares do 17º Batalhão PM: Sargentos PM De Sá e Campelo, além do Soldado PM Pedro Paulo, atenderam uma solicitação para conduzirem uma mulher, de 19 anos, que necessitava de transporte com urgência para o hospital municipal, em razão das fortes dores e contrações por conta de sua gravidez.

No caminho, entretanto, não houve tempo de chegar ao hospital de Xinguara, pois a criança resolveu nascer ali mesmo no interior da viatura da PMPA. A jovem, atendida pelos policiais, deu à luz um menino, o pequenino “Alessandro”; que, posteriormente foi acolhido pela equipe médica do Dr. Calandrini, que concluiu o atendimento à criança e à mãe; as quais, felizmente, não apresentaram problemas de saúde e foram liberadas logo depois dos procedimentos normais.

O caso foi tema de reportagens na imprensa local, que registrou com destaque a gratidão de toda a família do recém-nascido e o reconhecimento da comunidade e da Câmara Municipal de Xinguara, além do elogio consignado pelo Coronel Dilson, Comandante do 17º Batalhão PM.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Dupla é presa acusada de vários assaltos

PÁ:
Dupla é presa acusada de vários assaltos (Foto: Antonio Melo)
(Foto: Antonio Melo)
Igor Cristiano de Souza Conceição, 29, e Alexandre Raimundo Souza Ferreira, 19, foram detidos, na madrugada de ontem, na Seccional Urbana de Marituba, suspeitos de roubo e porte ilegal de arma. Segundo o delegado Roberto Macedo, a polícia chegou até a dupla através de várias denúncias de moradores sobre dois homens que utilizavam uma motocicleta vermelha para realizar assaltos.
“Somente na manhã da última segunda-feira, cerca de umas dez pessoas procuraram a seccional para registrar ocorrência sobre uma dupla de assaltantes que vinha agindo em Marituba”, relatou o delegado.
Após as denúncias, policiais militares da 18ª ZPol começaram a fazer um monitoramento na área. O flagrante só ocorreu na madrugada de terça-feira, quando populares relataram que a dupla havia acabado de realizar um assalto nas proximidades da BR-316. “Assim que recebemos essa informação, saímos em busca dos assaltantes. Foi quando nos deparamos com dois homens sem camisa numa moto vermelha. Antes mesmo de iniciarmos a abordagem, a dupla percebeu a nossa presença e fugiu”, explicou o soldado PM Cleberson, da viatura 8205.
A perseguição só terminou na rua Fernando Bahia, no bairro da Colônia, depois que a moto deles caiu. “Com isso, eles foram obrigados a se entregar”, afirmou Cleberson. Ainda segundo o militar, com a dupla foi apreendido um revólver calibre 32, sem munição.
Levados para a seccional, Igor Conceição e Alexandre Ferreira negaram envolvimento no crime. “Eu já tive passagem na polícia por roubo, isso eu não nego. Mas já paguei as minhas contas com a Justiça e agora estou livre. Agora essa história de que eu tenho participação nesses assaltos em Marituba, isso não tem nada a ver. Eu sou trabalhador”, alegou Igor.
“Só porque falaram que os dois assaltantes eram dois homens sem camisa que estavam numa moto vermelha e a gente estava sem camisa, numa moto vermelha e com uma arma, estão dizendo que somos nós. Mas cadê as testemunhas para comprovarem? Isso foi forjado. Aqui só tem gente inocente e trabalhadora. Eu quero meus direitos”, afirmou Alexandre.
Mesmo acusados pela polícia de assalto à mão armada, até a metade da manhã de ontem, ninguém tinha procurado a seccional para reconhecer os suspeitos. “Cabe agora esperar pelo reconhecimento das vítimas. Como eles foram flagrados portando um revólver calibre 32, automaticamente já foram autuados por porte ilegal de arma”.

Quatro homicídios na terça-feira de Carnaval

PÁ: 
Uma tentativa de assalto a ônibus no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, terminou em morte na noite de ontem. Alguns minutos após pegar o ônibus e apontar uma arma de fabricação caseira para a cobradora, Weverton Carlos Silva Borges, 24 anos, foi alvejado por um tiro disparado por um policial à paisana, que temia pela vida dos passageiros. O corpo do rapaz foi levado pelo motorista até a Seccional da Cidade Nova.
Mesmo diante das declarações de funcionários da cooperativa de transporte coletivo, que diziam que o rapaz já havia feito outros assaltos na mesma linha (Icuí-Aurá) outras vezes, alguns familiares do assaltante disseram que o rapaz não era envolvido com o crime. “Estamos refém da violência, do crime e da crueldade de bandidos como este rapaz. Da semana passada até hoje (ontem) foram mais de 20 roubos”, desabafou uma funcionária, que esteve no local.
Um homem que havia sido vítima de Weverton há poucas semanas atrás passava, coincidentemente, pelo local quando reconheceu o suspeito. Ele contou sobre outras ações criminosas do rapaz. “Com uma arma na mão, ele crescia, era um valentão. Quando me roubou disse que ia me matar porque eu era policial, só por causa do meu corte de cabelo. Os outros comparsas impediram depois que olharam meus documentos e viram que eu não era”, desabafou a vítima que preferiu não se identificar.

MORTE NO BARREIRO
Charles de Souza Viegas, 27 anos, foi assassinado com vários tiros na cabeça na noite de ontem no bairro do Barreiro. O corpo do rapaz foi levado ao chão nas proximidades da Rua São Benedito, esquina da passagem Umarizal. De acordo com informações da polícia, por volta das 20h30, dois rapazes o perseguiram pelas ruas do bairro até efetuarem os disparos. Familiares estiveram no local, mas não quiseram falar sobre o caso.
Quando a viatura 9105, da 1ª ZPol, comandada pelo cabo Edílson, chegou ao perímetro, nenhum morador quis dar informações, mais uma vez o que prevaleceu foi a lei do silêncio. “As características do crime são de execução: tiros na cabeça, fuga e envolvimento com o crime”, definiu o soldado Everton, que acompanhou o caso.

TAPANÃ
Dois crimes chocaram a população do bairro do Tapanã na noite de ontem. Uma mulher identificada pelo prenome de Kelen foi levada por vizinhos até a Unidade de Saúde do bairro após ser alvejada por 3 tiros. Ela teria chegado morta ao local. Simultaneamente, o jovem Vanderson Alves Sobral, com aproximadamente 23 anos, foi levado por familiares, após sofrer vários golpes com faca pelo corpo. A acusada é a própria esposa do rapaz, que de acordo com familiares dele, estaria detida na
Seccional de Icoaraci.
Os casos levantaram outro problema de segurança no bairro. Funcionários da Unidade de Saúde denunciam que não há segurança no local. “Estamos sem proteção policial. A população chega, entra e faz o que quer. Precisamos garantir que nosso trabalho seja feito sem perturbações. Isso está quase impossível”, reclamou um funcionário que prefere não se identificar.

Suspeitos de tráfico são presos no Marajó

PÁ ;
Policiais militares do 8º Batalhão, na ilha do Marajó, localizaram na casa de um homem, preso por roubo em Soure, 43 unidades de pasta base de cocaína, armas brancas e material usado para confecção da droga. Ele foi detido ao lado de outros dois suspeitos de terem assaltado um idoso, de 76 anos, com necessidades especiais, que havia saído de casa para viajar a Belém.
Na casa do acusado, além da droga, foram encontrados os pertences do ancião, aparelhos celulares e outros objetos sem origem comprovada, que, provavelmente, seriam fruto de outros roubos. Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia local, juntamente com os acusados.
Também em Soure, os policiais receberam outra denúncia de tráfico de drogas. Um homem de 25 anos foi flagrado portando 130 gramas de pasta base de cocaína. Outras sete pessoas foram acusadas, entre elas um adolescente. Todos foram encaminhados à autoridade policial. A prisão dos envolvidos ocorreu na ocupação Bom Futuro, na periferia da cidade.
No momento da prisão, um dos acusados, que estava sendo monitorado pela polícia, revelou que a droga era sua, mas informou aos policiais o nome de seu principal fornecedor, que já é conhecido pelo envolvimento no comércio ilegal.
Em Ponta de Pedras, também na ilha do Marajó, policiais militares receberam por telefone denúncias de tráfico de drogas. Com apoio da Polícia Civil, a guarnição fez diligências no bairro da Estrada, localidade Mutirão, onde, após cerco policial, foi preso um homem acusado de envolvimento direto com o tráfico na região, inclusive com passagens anteriores pela delegacia de polícia do município.

AL: Cabo mata filho de sargento da PM e fere 2 em passagem de bloco.

Um cabo da Polícia Militar matou o filho de um sargento da corporação nesta terça-feira, durante a passagem de um bloco de Carnaval na cidade de Murici, na zona da mata de Alagoas. Samuel da Silva Souza atirou contra o sargento Marcelo Araújo Souza, o filho dele, Bruno Macena, e um amigo dos dois, um policial civil identificado como Marcone, no desfile do bloco Tudo Azul. Bruno morreu, enquanto Marcelo e Marcone ficaram feridos.
Pelo Twitter, o secretário de Defesa Social, coronel Dário César, afirmou que o cabo, que estava de folga, foi preso. "Há informações de que o cabo PM fora contratado para fazer 'bico' como segurança da festa, o que teremos ainda que comprovar! Infelizmente, a princípio, estava tudo errado. Um PM, que já deveria estar fora dos quadros da briosa, de folga e armado, fazendo algo que é proibido legalmente! Pior, tirando vidas de quem teria que proteger... o que serve de reflexão para todos nós", escreveu o secretário.
O bloco Tudo Azul, puxado por irmãos do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, reúne políticos de toda a região.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Murici, Anízio Amorim, a prefeitura havia conseguido reforço de 200 policiais para a passagem do bloco. "Tinha tudo para ser uma festa tranquila, muitos seguranças. Mesmo assim, acontece um assassinato no meio do bloco", disse Anízio

CE: Detentos tentam escapar de casa de custódia e distritos..

Clique para Ampliar
No 29ºDP (Pajuçara), os presos fizeram um buraco na parede e só não conseguiram escapar porque o barulho causado na hora da escavação chamou a atenção dos vizinhos. Policiais do Cotam e o delegado Wagner Cavalcante foram até o local

Durante o Carnaval, foram registradas várias tentativas de fuga e resgate em delegacias e unidades prisionais localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na noite de domingo, policiais militares da 2ª Companhia de Policiamento de Guardas (CPG), trocaram tiros com marginais que tentavam resgatar comparsas que estão presos na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto(CPPL III), em Itaitinga.

Durante o tiroteio, os detentos que tentaram escapar terminaram lesionados, porém foram tratados no ambulatório da CPPL. Várias unidades do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e das Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), foram acionadas para dar apoio. A situação foi logo controlada.

PE: Jovens denunciam policial por constrangimento

Policiais do 16º Batalhão da Polícia Militar, lotados no posto policial instalado no Cais de Santa Rita, no Recife, estão sendo denunciados por constrangimento ilegal. Neilton Lopes, de 20 anos, turista de Belo Horizonte e o universitário recigense Walace Fontenele, de 18 anos, contam que foram abordados com violência por um PM do local. O caso aconteceu esta manhã quando os dois estavam em um grupo de 10 pessoas aguardando um ônibus para o bairro de Setúbal, de volta do carnaval do Recife Antigo.
Segundo Neilton, o policial teria batido com o cacetete em uma lata de lixo, exigindo que o casal parasse de se beijar. Em seguida, de acordo com o estudante, o PM teria começado a agredir o casal verbalmente. Uma amiga dos jovens, uma estudante de 25 anos, teria se manifestado e o policial teria retirado as algemas, ameaçando prendê-la por desacato à autoridade e chamando reforço policial para o local.
"Eu vim de outro lugar onde não tem absurdos como este. Vi aqui no Recife pessoas iguais a mim e a gente acha que o policial é um profissional em quem a gente deve confiar, que está aqui pra proteger a gente e se depara com uma coisa dessas", relata o estudante. O caso foi encaminhado para a Delegacia de plantão da Rio Branco, no Recife Antigo.

RJ: Após habeas corpus, líder dos bombeiros grevistas continua preso no Rio

O cabo Benevenuto Daciolo, um dos principais líderes dos bombeiros grevistas no Rio de Janeiro, continua preso após ter habeas corpus concedido no último domingo (19). Por conta de um erro de digitação no processo de seu alvará, o cabo permaneceu preso desde então.
Segundo a assessoria do plantão judiciário do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), um novo habeas corpus lhe foi negado pelo desembargador Fernando Cerqueira Chagas. “Não cabe ao juízo plantonista rever decisão já proferida em caso judicializado perante a 1° Câmara Criminal. Sendo assim, indefiro a concessão da liminar”, declarou o desembargador em sua resolução.
O cabo é o último líder grevista que ainda não foi solto. Policias militares e bombeiros começaram a ser liberados na noite de sábado (18), depois que o desembargador Adolpho Andrade, também do plantão judiciário, concedeu habeas corpus para os participantes do movimento. A princípio foi divulgado que apenas um erro de digitação impedia a liberdade do cabo no domingo (19).
Segundo a Associação SOS Bombeiros, principal entidade que lidera o movimento grevista, um novo habeas corpus deve ser impetrado na Justiça do Rio amanhã. Além disso, um pedido de habeas corpus requerido pelo deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que deve avaliá-lo nesta semana.
Daciolo está preso desde a noite do dia 8, quando voltava de Salvador depois de participar de negociações em torno da paralisação dos policiais militares baianos. O cabo foi preso administrativamente por incitação a greve, mas depois também teve prisão preventiva decretada pela Justiça do Rio.
Desde o início das prisões, alguns militares chegaram a ser transferidos para o presídio de segurança de Bangu 1. O TJ, no entanto, concedeu a transferência deles novamente para para as unidades prisionais militares. Na passagem por Bangu 1, Daciolo chegou a iniciar uma greve de fome.
O movimento de policiais e bombeiros grevistas do Rio reivindica melhores salários e a aprovação da PEC 300 – proposta de emenda a constituição que estabelece um piso nacional para os servidores da segurança pública. Depois de um assembleia que reuniu mais de 2.000 militares na Cinelândia, centro do Rio, no dia 9 deste mês, a greve chegou a ser inciada por bombeiros, policiais militares e policiais civis.
Com a prisão dos líderes grevistas e a baixa adesão ao movimento que se iniciava às vésperas do Carnaval, uma nova assembleia decidiu , na última segunda (13) pela suspensão da greve e a principal reivindicação passou a ser a liberdades dos militares presos.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

PM PRENDE ACUSADOS DE ROUBO EM REDENÇÃO

PA:

PM PRENDE ACUSADOS DE ROUBO EM REDENÇÃO: Na madrugada da quinta-feira (16), acionados pelo Tenente PM Adriano, os Cabos PM Almeida e Adriano, com apoio do Soldado PM Soares, todos do Grupo Tático Operacional, foram averiguar uma denúncia anônima. Pela informação, homens envolvidos em um roubo a passageiros de ônibus que faz o trajeto do município de Redenção com destino a Conceição do Araguaia, estariam em um veículo modelo “corsa”, trafegando pela cidade.

Seguindo as características descritas do automóvel, os policiais identificaram o veículo e três homens em atitude suspeita dentro do carro. Abordados, o trio estava com pedras de crack, cocaína e um revólver calibre .38 com 03 munições intactas, além de 3 celulares sem documento de origem em seu poder.

Presos, os acusados foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal, onde foi constatado que um deles era foragido da Comarca da cidade de Palmas, estado do Tocantins, onde fora sentenciado 3 vezes por roubo, com uso de arma de fogo e homicídio.

CAMPANHA DA PM CONTRA O CRACK EM ITAITUBA


PA-CAMPANHA DA PM CONTRA O CRACK EM ITAITUBA: A Policia Militar em Itaituba, por meio do 15º Batalhão PM - Transamazônica e do comando de Policiamento Regional X continua este ano a campanha de combate ao “crack” denominada “tire esta pedra de seu caminho”. A campanha foi iniciada em 2011 pela PM, sob a coordenação dos Sargentos PM Antonio Luiz Noia e Adelson Sousa. No desenvolvimento dos trabalhos há a realização de palestras que são proferidas em: escolas, bairros, associações e empresas diversas.

A comunidade aceitou muito bem a ação preventiva, o que motivou a continuidade do trabalho em 2012 com a vontade renovada em combater a proliferação da droga em Itaituba. Com o sucesso da empreitada em Itaituba, a campanha foi levada para os municípios de: Trairão, Novo Progresso e outras localidades da região Oeste do Estado, para que a ação realizada pelos policiais militares consigam atingir cada vez mais jovens,  alertando-os para evitar, a qualquer custo, o contato com o “crack” que é uma droga muito perigosa e muitas vezes letal.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Adolescente é liquidado com um tiro no rosto

BELÉM :

Morto em um provável acerto de contas, um adolescente de 15 anos foi alvejado a bala, segundo afirmaram testemunhas e familiares. O caso ocorreu na tarde de ontem, por volta das 16h30, na passagem Santa Helena, próximo da passagem Silva Castro, no bairro do Guamá, em Belém. Ainda de acordo com as testemunhas, o adolescente foi abordado por dois homens que pararam ao seu lado e fizeram pelo menos três disparos em sua direção. Por outro lado, com relação à maneira como os executores se aproximaram da vítima, as testemunhas, que preferiram não ter a identidade revelada, não deram versões diferentes.
De bicicleta, motocicleta, automóvel ou mesmo à pé foram as versões como os criminosos teriam abordado o adolescente. Para os familiares, a informação era de que os dois homens estariam em uma motocicleta e atiraram assim que o adolescente os viu e tentou fugir.
Após os disparos, a vítima foi socorrida por populares e levada para o Pronto Socorro Municipal (PSM) Humberto Maradei, no bairro do Guamá, no qual foi levado às pressas em uma carroça, pois estava perdendo muito sangue e não resistiria até a chegada da ambulância. Os familiares da vítima, inclusive, afirmaram que o rapaz não era criminoso, não era dependente químico e, que soubessem, não estava sendo ameaçado de morte.

Justiça nega transferência de Bida para Altamira por falta de segurança

BELÉM: 

Réu foi condenado a 30 anos pela morte da missionária Dorothy Stang

As Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Pará decidiram, ontem, por maioria de votos, negar a transferência do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, do Centro de Recuperação do Coqueiro, na Região Metropolitana de Belém, para o Cento de Recuperação de Altamira. Bida foi condenado à reclusão por 30 anos por mandar matar a missionária norte-americana Dorothy Stang, em 2005. O crime ocorreu no município de Anapu, no sul do Pará, e há 5 anos e 6 meses, Bida cumpre pena em regime semi aberto na capital paraense, para onde o processo foi desaforado.
No pedido de habeas corpus, a defesa do fazendeiro sustentou que o condenado possui família e residência fixa em Altamira, cidade localizada na região sudoeste do Pará, a 1000 quilômetros de Belém, e que esta distância dificulta as visitas familiares. O pedido já havia sido negado por outras três vezes. De acordo com o juízo da Vara de Execuções Penais de Altamira, não há vagas para custodiar o apenado no município, o que levou a defesa a recorrer ao Tribunal de Justiça.
Ontem, o relator do processo, o juiz convocado Altemar da Silva Paes, se manifestou favorável ao pedido do acusado, alegando, sobretudo, que todo réu tem direito a ter assistência familiar, o que contribui decisivamente para a reintegração do apenado à sociedade.
O desembargador Rômulo Nunes, entretanto, divergiu do juiz. Ele disse ter dúvidas se a casa penal de Altamira ofereceria segurança suficiente para abrigá-lo. Nunes foi acompanhado pelo desembargador Milton Nobre, que argumentou que, mesmo considerando que a superlotação de presos seja um problema recorrente em várias cidades, a penitenciária da capital ofereceria melhores condições de acolher o réu, portanto, uma transferência seria desaconselhada naquele momento. O voto foi acompanhado pela maioria dos membros das Câmaras Criminais Reunidas do TJE.
O Caso – O fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura foi condenado a 30 anos de prisão em regime inicialmente fechado, em maio de 2007, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da missionária Dorothy Stang, em fevereiro de 2005. Porém, no ano seguinte, conseguiu novo julgamento porque, de acordo com leis vigentes à época, a condenação havia ultrapassado 20 anos de reclusão. No segundo julgamento, ele foi absolvido. Por conta da disparidade das duas sentenças, ocorreu um terceiro julgamento no qual Bida foi condenado a 30 anos de reclusão.
A missionária foi brutalmente assassinada com seis tiros por volta das 7h30 do dia 12 de fevereiro de 2005, em Anapu, quando seguia para uma reunião com colonos para tratar de questões referentes ao Programa de Desenvolvimento Sustentável (PDS). Ela já havia recebido ameaças de morte pelos trabalhos sociais que prestava na região e também por sua luta para minimizar os conflitos fundiários na região.
De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público, o crime foi encomendado pelo valor de R$ 50 mil pelos fazendeiros Vitalmiro Bastos de Moura e Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, também condenado a 30 anos de reclusão. Além deles, cumprem pena pelo crime Rayfran das Neves, o Fogoió, e Clodoaldo Batista, o Eduardo, condenados respectivamente a 27 e 17 anos de prisão por terem sido executores do assassinato e ainda Amair Feijoli, o Tato, sentenciado a 27 anos de prisão por ser o intermediário entre os fazendeiros que queriam encomendar o crime e os pistoleiros.

Filho de policial militar é morto a tiro em Marituba

Polícia suspeita de latrocínio porque bicicleta e celular desapareceram
A Divisão de Homicídios abriu inquérito para investigar a morte do filho de um sargento da Polícia Militar, ocorrido na madrugada de ontem, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Renato Nascimento Cordovil Júnior, 24 anos, filho do sargento Cordovil, foi executado com um tiro nas costas, na passagem são Francisco, próximo à rua principal do conjunto Beija Flor. No local, prevalece a "lei do silêncio" entre os moradores e possíveis testemunhas. Ninguém quer falar sobre o assunto. A polícia trabalha incialmente com a possibilidade de latrocínio - assalto seguido de morte -, pois não foram encontrados juntos do corpo os pertences do rapaz, como o aparelho de telefone celular, bicicleta e também dinheiro. Renato deixou esposa e dois filhos pequenos. O delegado Vicente Gomes assumiu o caso.

DF: PMs de Brasília querem salário de 7 mil para soldados....


Depois das paralisações na Bahia e no Rio de Janeiro, policiais militares e bombeiros do Distrito Federal podem entrar em greve nesta semana. As categorias se reúnem em assembleia na noite de quarta-feira. A situação é insólita porque os policiais e bombeiros brasilienses ganham o maior salário do país, acima até do piso previsto pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300/2008. O projeto, que é uma bandeira de policiais de todo o país, aguarda votação na Câmara dos Deputados.
"Eu ganho 5.800 reais de salário bruto. Depois de mais de 30 anos de serviço!", reclama o sargento reformado Manuel Sansão Alves Barbosa, vice-presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar do Distrito Federal (Aspra). Os vencimentos de Manuel são o quádruplo de um sargento da Polícia Militar fluminense em situação semelhante. Ele diz qual é a proposta dos manifestantes da capital do país: "Nós estamos pedindo 52% de aumento para todo mundo". Com o reajuste, um soldado raso passaria a receber mais de 7.000 reais. Patentes mais altas podem chegar a ganhar 20.000 reais.
O cálculo é baseado no aumento sofrido desde 2008 pelo Fundo Constitucional, o montante que a União repassa ao Distrito Federal para o pagamento de salários dos profissionais de segurança, saúde e educação. As outras unidades da federação não tem esse privilégio, o que explica os vencimentos acima da média na capital do país.
A insatisfação dos policiais militares e bombeiros também é motivada pelo que consideram uma disparidade com outras categorias: em Brasília, um agente de Polícia Civil começa a carreira ganhando cerca de 7.800 reais. Os agentes do Detran, que tiveram aumento recentemente, não recebem menos de 6.900 reais.
A indignação de categorias que são bem pagas é mais um sintoma da ilha em que se transformou a capital federal: com altos salários, estabilidade garantida e pouca cobrança de desempenho, os servidores públicos (distritais e federais) gastam mais energia brigando por salários elevados do que produzindo

BA: PM presa por planejar invasão na BA tem distúrbio mental

O advogado da soldado Jeane Barbosa de Sousa, presa desde quarta-feira por organizar uma invasão ao Batalhão de Polícia de Guardas (BPGD) de Salvador em mensagens de celular ao ex-policial militar Marco Prisco, disse nesta terça-feira que sua cliente trata problemas psiquiátricos desde 2009.
De acordo com Fabiano Samartin, "a policial sofre de transtornos psiquiátricos desde 2009 e vem sendo acompanhada pelo Centro de Informações Antiveneno da Bahia (Ciave), núcleo especializado de prevenção ao suicídio do Hospital Roberto Santos". Joseane Sousa, irmã da soldado, afirma que, "apesar de nunca termos flagrado alguma tentativa (de suicídio), ela (Jeane) já disse várias vezes que se mataria".
O advogado sustenta que no último dia 6, o "mais tenso" da greve dos militares, devido à chegada das forças federais, "a equipe médica determinou o afastamento imediato de Jeane do trabalho, sob o quadro de episódio depressivo grave e fibromialgia". Samartin ainda considera que, encaminhada a atendimento psicológico, o estado de saúde de Jeane se agravou após o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), "ter chamado os policiais de bandidos".
Na última quarta-feira, a Justiça decretou a prisão provisória de Jeane, que está detida no 12º Batalhão da PM, em Camaçari (Grande Salvador). Ela havia informado a Prisco, por meio de torpedos SMS, que a tomada do batalhão seria facilitada pelo acesso a uma guarita na avenida Gal Costa.
A assessoria de comunicação da Polícia Militar diz desconhecer o diagnóstico de depressão grave e fibromialgia de Jeane, que resultou no afastamento da PM por sete dias, solicitado pelo psiquiatra André Caribé. A corporação ainda afirma que exames como esses não são rotineiros, só sendo realizados por interesse do policial. O Serviço de Valorização Profissional (Sevap) - que integra o setor em que Jeane trabalhava, no Batalhão de Guardas - informou que a soldado nunca passou por tratamento enquanto esteve na PM.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Greves de PMs ameaçam se espalhar pelo Brasil .


Embora oficialmente não esteja encerrada, a greve de policiais militares na Bahia parece caminhar para um desfecho nesta quinta-feira. Os grevistas desocuparam o prédio da Assembleia Legislativa do estado e os líderes do movimento foram presos. O fantasma das paralisações de PMs, no entanto, não foi exorcizado. Pelo contrário. Nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, uma assembleia com representantes de várias organizações nacionaisdefinirá se os policiais fluminenses também interromperão os trabalhos. E o que se desenha é a possibilidade de nacionalização dos protestos. Nas últimas semanas, associações policiais de todo o Brasil parecem ter superado suas divergências ideológicas (já que muitas são aparelhadas por partidos políticos) e se unido em torno de um objetivo comum: pressionar o Congresso para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300/2008, ou apenas PEC 300, seja aprovada.
O projeto da PEC 300 cria um piso nacional para policiais militares e bombeiros no valor de 3 500 reais – bem acima da média nacional. Segundo um levantamento realizado pelo site de VEJA, oito estados e o Distrito Federal estão com negociações em andamento e ameaçam entrar em greve nos próximos dias. São eles: Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Mato Grosso (veja mapa abaixo). “Na semana que vem, muitas corporações vão parar se a coisa continuar desse jeito”, afirmou o sargento Gilberto Cândido de Lima, vice-presidente da Associação Nacional de Cabos e Soldados (Ancs), que também é presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM de Goiás (ACS-GO).
Ciente do impacto que a PEC 300 teria nas contas públicas, especialmente para os estados, o governo tem usado sua ampla maioria no Congresso para adiar repetidas vezes a votação do projeto. A proposta foi aprovada em primeiro turno na Câmara, mas precisa de uma nova votação na Casa antes de seguir para o Senado. Em tese, bastaria a vontade do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para concluir a votação.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

BA: Chega a 75 o número de mortos durante greve da PM na BA


São 75 o número de mortos em Salvador e região metropolitana durante os quase cinco dias de greve da Polícia Militar no Estado da Bahia, segundo informações divulgadas pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) às 10h51 deste domingo (5). 
Os crimes aconteceram das 21h39 de terça-feira (31), logo após os policiais largarem seus postos, até as 2h49 deste domingo. A sexta-feira (3) registou a maior taxa de homicídio, com 32 mortes. 
O número de assassinatos se torna ainda mais preocupante quando comparado à média de ocorrências da SSP. Em todo mês de dezembro de 2011, na Grande Salvador, a taxa média diária de homicídio foi de cinco.

Na manhã deste domingo, o subcomandante-geral da PM, coronel Carlos Eleutério afirmou ao R7 que a ordem já foi restabelecida nas cidades do Estado com a ajuda da Força Nacional e do Exército.
- Na tarde deste domingo, teremos uma nova reunião, novas orientações e tentaremos novos caminhos. Só esperamos que isso termine em breve.

SP: Polícia suspeita que quadrilha presa planejava roubo milionário

A Polícia Militar suspeita que a quadrilha que roubava casas lotéricas na região de Araraquara e residências na cidade planejava roubar R$ 2 milhões dos donos de um supermercado em Sacramento, Minas Gerais. A PM encontrou uma carta com os oito integrantes, que foram presos nesta sexta (3) e sábado (4), com informações detalhadas sobre os donos do comércio.
Nela, havia detalhes dos empresários como a rotina, aparência, roupas que costumam usar, descrição da casa onde moram e um mapa para facilitar a localização. Além disso, havia a ordem para pegar a quantia em dinheiro vivo.
A quadrilha foi presa durante a sexta-feira. Primeiro, três elementos foram detidos à tarde em uma casa, onde foi encontrada esta carta. Em seguida, outros quatro mantinham uma família refém no Jardim Paulistano, à noite, em Araraquara. Durante a ocorrência, o oitavo elemento foi preso em um carro e era procurado pela Justiça.
"Com a prisão da quadrilha, esperamos diminuir o número dessas ocorrências em casas lotéricas e residências", diz Plínio Filomeno, tenente da PM

MAJOR VIANA ASSUME REGIMENTO DE CAVALARIA: Em cerimônia, que contou com a presença de diversos comandantes das OPM’s da capital e região metropolitana, presidida pelo Comandante de Missões Especiais da PMPA Coronel PM Lázaro Saraiva, tomou posse na manhã da terça (31), do comando do Regimento de Polícia Montada “Caçulo de Melo”, em substituição ao Tenente Coronel PM Roberto Campos, que assumiu o Comando do Policiamento Regional Metropolitano – CPRM, o Major PM Janderson Viana.

Após os pronunciamentos e as execuções a pé firme, a tropa da cavalaria desfilou em continência ao novo comandante que além de professor de equitação, possui   bastante experiência na arma de cavalaria. Vindo de Santarém, no oeste do Pará, o Major PM Viana tornou pública sua satisfação e honra em assumir a unidade cuja história se confunde com a própria história da corporação. (Foto: Rubens Santos - ASCOM)

CRIMINOSOS SÃO PRESOS PELA PM EM BARCARENA:

PA - CRIMINOSOS SÃO PRESOS PELA PM EM BARCARENA: Policiais Militares da 28ª Zona de Policiamento, sob comando do Major PM Veríssimo, prenderam dois homens, acusados de praticar roubos e comercializar drogas na Vila de Itupanema, em Barcarena.Os acusados, de 32 e 23 anos, respectivamente, roubaram na manhã da quinta-feira (2) um estabelecimento comercial, localizado na rua União, bairro do “centro” e fugiram em seguida.

Na fuga, os infratores foram perseguidos pela guarnição composta pelos Soldados PM G. Amaral e Roberto, que fizeram buscas na região até localizarem a dupla criminosa que portava 22 petecas de cocaína e uma arma de fabricação caseira, calibre .16, com 8 cartuchos intactos, usada na prática de crimes, tanto na Vila de Itupanema quanto em Vila dos Cabanos. Presos, os acusados foram reconhecidos na Delegacia por responderem a processo por roubo na comarca do município de Igarapé-Miri.

POLICIAMENTO CICLÍSTICO E CURSO EM SANTARÉM:

PA-  POLICIAMENTO CICLÍSTICO E CURSO EM SANTARÉM: O Comandante de Policiamento Regional de Santarém – CPR I, Coronel PM Eraldo Paulino e o Comandante do 3º Batalhão PM, Tenente Coronel PM Anthenor Oliveira, apresentaram, após formatura matinal da tropa do 3º BPM a mais nova modalidade de policiamento na cidade; o Policiamento Ciclístico, composto de 10 Policiais Militares, os quais percorrerão o Parque e a Orla do município em ação ostensiva.

A atividade foi elogiada pela comunidade e pelo novo presidente da Corregedoria do CPR I Tenente Coronel PM Augusto Simões, que em recente chegada na cidade, aproveitou para conhecer as instalações da sala de “exercícios resistidos” do 3º BPM; obra que teve a participação da tropa, na aquisição dos aparelhos de musculação, e do Comando na cessão do espaço para seu funcionamento.

Como parte das ações iniciais da nova presidência da Corregedoria regional, foram realizadas as aulas do Curso de Capacitação de Graduados na Instrução de Procedimentos e Processos Administrativos, ministradas pela 1º Sargento PM Rosevane e pela 2º Sargento PM Odicléia, ambas bacharéis em direto e componentes da equipe da corregedoria.

13º BPM COMEMORA 30 ANOS DA MULHER NA PM/PA


13º BPM COMEMORA 30 ANOS DA MULHER NA PM: O 13º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Tucuruí, comemorou na terça (31) e quarta-feira (1) o 30º aniversário da presença feminina na Polícia Militar, em integração com o projeto "Mulheres Policiais”, elaborado pelo Estado Maior Estratégico da PMPA.

No evento, esteve presente o Tenente Coronel PM José Mauro Silva da Pedra e o Major PM Charles; respectivamente, comandante e subcomandante do 13º BPM, além da comunidade local que prestigiou as comemorações.

Na terça-feira (31) ocorreu um ciclo de palestras com as temáticas: História da Mulher na PM, Direitos, Regulamentos e Saúde, atividades educativas que contaram com a participação de membros da Defensoria Pública de Tucuruí e apoio da Liga das Escolas de Samba do município.

Na quarta-feira (1) aconteceu no “quiósque” do Batalhão uma cerimônia religiosa em Ação de Graças ao 30º aniversário do ingresso da primeira turma de mulheres na corporação. No evento, policiais femininas da turma de 1991, a primeira turma mista de Tucuruí, estiveram presentes, tendo como referência a Capitão PM RR Neuza.