Hélio

Hélio
Operacional

domingo, 27 de novembro de 2011

Desembargador é parado em blitz e dá voz de prisão a PM.

Desembargador é parado em blitz e dá voz de prisão a PM no Rio


Após ter seu carro oficial parado por agentes de uma blitz da Lei Seca em Copacabana (zona sul do Rio), o desembargador Cairo Ítalo França David, do Tribunal de Justiça do Estado, deu voz de prisão a um tenente da PM alegando que, por ser uma autoridade, não deveria ser fiscalizado. A informação foi divulgada pelo governo do Estado.
O desembargador, da 5ª Câmara Criminal, estava em carro oficial que era conduzido por Tarciso dos Santos Machado. Ao ser parado pelos policiais, o motorista se recusou a estacionar na baia de abordagem e parou o veículo no meio da rua. Além disso, se negou a fazer o teste do bafômetro e a entregar os documentos do carro.
David, então, desceu do veículo e disse aos agentes que não deveria ser fiscalizado por ser uma autoridade e deu voz de prisão para um dos integrantes da operação.
O carro do magistrado foi rebocado, e o motorista foi multado por se recusar a fazer o teste e a entregar os documentos.
Os envolvidos foram levados para a 13ª DP, em Ipanema (zona sul), onde o caso foi registrado.
Os agentes da Operação Lei Seca também foram à delegacia prestar depoimento como testemunhas. Após ouvir as declarações, o delegado Sandro Caldeira concluiu que não houve abuso de autoridade por parte dos agentes da operação e liberou o policial.
A Folha procurou a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça para tentar entrar em contato com o desembargador. Ele, no entanto, ainda não foi localizado pela assessoria.

Com greve da PM, capital do Maranhão vive onda de boato e pânico ...

Um exemplo do medo e da insegurança vivida atualmente pelos moradores de São Luís ocorreu na noite de quinta-feira (24). O principal centro comercial de São Luís fechou as portas pelo menos uma hora mais cedo em função de uma notícia de um arrastão em toda a região. A Rua Grande e suas transversais recebem cerca de 150 mil pessoas diariamente.
No Facebook e Twitter vários ludoviceses disseram que testemunharam o arrastão. “Minha mãe viu gente sendo assaltada. Não tinha como dizer que não houve arrastão”, afirmou o técnico de informática André Luís Moreira. Nesta sexta-feira (25), entretanto, surgiram outras notícias de arrastões em bairros da zona periférica (Cidade Operária) e até na zona nobre de São Luís (Renascença). Mendes negou que isso tenha ocorrido. “Mandamos viaturas e homens da Força Nacional nos relataram que nada aconteceu”, afirmou. No início da greve, na quarta-feira, surgiu também a informação de que ocorreu uma rebelião em série no Estado. Nada foi confirmado.
Independentemente dos boatos, algumas categorias querem alterar a prestação de serviços públicos em São Luís com medo da violência. Os trabalhadores do sistema de transporte rodoviário prometerem realizar uma assembleia neste sábado (26) para rediscutir o horário de circulação dos ônibus. Eles querem que, durante a paralisação dos PMs e bombeiros, a frota circule apenas até às 17h. Lojistas de São Luís querem fechar as portas antes das 18h, pelo menos uma hora mais cedo do que o horário normal.
Apesar do efeito cascata provocado pela paralisação, o executivo estadual informou hoje que não negociará com os grevistas antes do fim do movimento e da invasão da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Julgado improcedente pedido de prisão de líderes da greve da PM do Maranhão;;


O juiz auditor militar em São Luís, Vicente de Paula Gomes de Castro, julgou improcedente o pedido da Corregedoria da Polícia Militar (PM) para decretar a prisão dos líderes da greve da PM e dos bombeiros do Maranhão.
O pedido, feito na quinta-feira (24) pelo encarregado do inquérito que investiga o movimento grevista da PM do Maranhão, coronel Edilson Moraes Gomes, alega crime de desobediência, porque os militares são proibidos pela Constituição Federal de fazer greve.
A prisão dos líderes grevistas foi requerida por meio de uma representação à Procuradoria-Geral de Justiça, solicitando a ação do Ministério Público do Maranhão à Justiça Militar. Entre as pessoas que poderiam ter a prisão decretada estão oito militares da PM e do Corpo de Bombeiros: coronel Ivaldo Barbosa (PM), coronel Francisco Melo (PM), sargento Jean Marrie (Bombeiros), cabo Roberto Campos (PM), cabo Deusivan (PM/Imperatriz), soldado Idelvan (PM/Imperatriz), cabo Nascimento (PM) e o sargento Da Hora (PM).
Na quinta-feira, o Tribunal de Justiça declarou ilegal a greve dos policiais e bombeiros militares. Na decisão, em caráter liminar, o desembargador Stélio Muniz determinou ainda a imediata suspensão do movimento de paralisação dos militares, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 200. Apesar da decisão da Justiça, os policiais mantiveram a greve e permanecem acampados em frente à Assembleia Legislativa do estado.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, nenhum incidente grave foi registrado no estado. Para garantir a segurança da população durante a greve dos agentes de segurança pública, um batalhão da Força Nacional está patrulhando em São Luís, e cidades do interior, como Imperatriz, Timon e Bacabal.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CRIMINALIDADE EM QUEDA NO PARÁ


CRIMINALIDADE EM QUEDA NO PARÁ: O Coronel PM Carlos Oliveira, Subcomandante Geral da PMPA esteve presente na coletiva à imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (18) quando foram divulgados os dados relativos ao atendimento dos órgãos de Segurança Pública do mês de outubro 2011.

Na coletiva , o Secretário de Estado de Segurança Pública DPC Luiz Fernandes, revelou que os índices de criminalidade do mês de outubro caíram 5,6%, em relação ao mesmo período do ano passado. Se comparados o período de janeiro a outubro de 2010, com os mesmos meses de 2011, a queda é de 12,5% em todo o Pará.

Os números mais expressivos são referentes aos crimes de latrocínio (-55,45%) e homicídio doloso (-31,83%), comparando 2011 a 2010. Os dados fazem parte de levantamento feito mensalmente pelo Sistema Estadual de Segurança Pública.

Os dados são positivos no que diz respeito às ocorrências de crimes de tráfico de drogas, que aumentaram em 41,79%. A alta no percentual significa mais prisões nesta modalidade de crime e menos violências nas ruas, enfatizou o secretário que destacou os dados positivos alcançados creditados ao trabalho integrado entre os órgãos do sistema.

Durante a entrevista foi apresentado também o novo sistema de monitoramento das viaturas policiais, que dá ao Ciop maior poder de controle e facilita a identificação das viaturas, agilizando o atendimento das ocorrências. Em Belém o sistema já está totalmente implantado e em pleno funcionamento e será aplicado em todas as viaturas policiais do Estado até o fim do mês. Uma nova frota de embarcações e de cinco helicópteros já está em fase de licitação e deverá ser entregues ano que vem, dando mobilidade e possibilitando uma atuação policial mais efetiva.

domingo, 20 de novembro de 2011

Audiência Pública “PEC 300 VERDADES E MITOS”,


Foi realizada nesta sexta-feira (18) na Assembleia Legislativa da Bahia no plenarinho, a Audiência Pública “PEC 300 VERDADES E MITOS”, organizada pelo Deputado Estadual Capitão Tadeu (PSB-BA).
Várias autoridades e lideranças da PEC 300 prestigiaram o evento; O Deputado Federal Mendonça Prado, Deputado Estadual Sgt Isidorio (BA), Deputado Estadual Major Rocha do Acre, Coronel Pansini do Espirito Santo ( 1º Vice-Presidente do PSPC Partido da Segurança Publica e Cidadania), Subten Clovis Idealizador da PEC 300, Adriana Borgo AFAPESP, Capitão Assunção do Espirito Santo ( Ex-Deputado Federal), Geraldo do Espirito Santo Netto, Presidente Estadual do PSPC – SP, Subten Evaldo Bahia, Sd Jesus e várias outras autoridades, lideranças e representantes de classes.
Foram discutido sobre vários mitos como:
  •  Aposentados e pensionistas estão fora da PEC 300;
  •  O País está em crise;
  •  Os estados não pode pagar;
  •  Repercussão nos estados seria de 40 bilhões e outros mais.
Verdades:
  •  A Segurança Pública precisa de manutenção;
  •  Os Estados que pagam mal seus policiais, são os que podem pagar;
  •  É preciso eleger representantes para as Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Congresso Nacional;
  •  Os Policiais e Bombeiros precisam acordar.
A PEC 300 Só chegou a onde chegou, graças a participação de lideres, pessoas de garra como os que acreditam na PEC 300.
Deputado Mendonça Prado em sua fala “É de fundamental importância que os senhores das forças de segurança mantenham nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional pessoas que são oriundas das categorias de Policiais Militares e Policiais Civis, para representá-los com entusiasmo no legislativo e para vê propostas como a PEC 300 serem aprovadas, em benefícios da categoria dos senhores. Não adianta imaginar que outras categorias defenderão com o mesmo conhecimento de causa aquelas matérias que estão relacionadas a Policia Militar e a Policia Civil”.
Capitão Tadeu disse: “Entrei no plenário do congresso junto com o Capitão Assunção Maj. Fábio, e o Deputado Mendonça Prado e fique circulando lá dentro instigando os deputados da Bahia, com medo de ser retirado de lá de dentro, mas eu ouvia claramente alguns Deputados, mas alguns diziam; “rapaz não dá pra votar contra a PEC 300 não, com esta plateia de policiais do Brasil inteiro, não tenho coragem de votar contra não”. Ai os lideres chamaram lá, vamos votar favorável e depois a gente trava, ou seja, votava favorável para se vê livre daquela pressão e depois os travaria no segundo turno e ficaria a PEC trabalhando lá, só votaram em primeiro turno porque ouve pressão”.
As viagens para Brasília é muito caras, tem que se utilizar as redes sociais. Não pode radicalizar, não agredir nem um deputado, tem que se trabalhar com inteligência, fazendo articulações para que a PEC 300 seja votada em segundo turno.

Misterio na Rocinha,

INACREDITÁVEL, MISTERIOSO, e SEM EXPLICAÇÃO ...
1. Os três advogados PRESOS juntos com o traficante Nem: André Luiz Soares Cruz (disse ser cônsul honorário do Congo), Demóstenes Armando Dantas Cruz (disse ser funcionário do consulado, porém, além de advogado do traficante “Nem da Rocinha” ele é também Diretor do Conpej ) e Luiz Carlos Cavalcante Azenha.
2. Os advogados André Luiz Soares Cruz e Demóstenes Armando Dantas Cruz são muito próximo do Dr. Jovenal da Silva Alcântara Assessor Especial do Governador Sérgio Cabral. Os dois advogados são muito influentes e poderosos.
3. O CONPEJ realizou no dia 18 de maio a sua já tradicional cerimônia de entrega dos certificados aos alunos que concluíram os cursos Periciais nos últimos meses, tanto na modalidade "Presencial" como EaD, com a presença de diversas autoridades e personalidades do executivo e do judiciário, tendo como homenageado especial o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de janeiro Exmo. Dr. Reinaldo Pinto Alberto Filho que recebeu a Moção da Ordem do Mérito Pericial pelos relevantes serviços prestados na defesa da atividade pericial e do aprimoramento profissional dos peritos, através de seu brilhante livro“ da Perícia ao Perito”.
Estiveram também presentes a mesa como convidados especiais: o Dr. Jovenal da Silva Alcântara Assessor Especial do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Cláudio Jorge Diretor da Fazenda Publica, Dr. Marcos de Oliveira Siliprandi Diretor de Identificação Civil do Detran, Dr. Roberto Barbosa Delegado de Policia Federal, Dr. Julio César Valente Trancoso Presidente do Clube de Assistência aos Servidores Públicos, Dr. Demonstenes Cruz Advogado e Diretor do Conpej, e Dr. André Luiz Soares Cruz Advogado.
Fotos da cerimônia de entrega dos certificados:
Na primeira seta (esquerda) vermelha o advogado Dr. Demóstenes Cruz, e na segunda seta (direita) o Dr. André Luiz Soares o "cônsul"


FONTE: http://policialbr.com/profiles/blogs.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PM começa paralisação em Rondônia

Como policiais militares e bombeiros são proibidos por lei de fazer greve, a estratégia é que suas mulheres conduzam o movimento de paralisação por meio da interdição dos quartéis.

Porto Velho, Rondônia - A reunião entre as associações representativas dos policiais e bombeiros militares de Rondônia com representantes do Governo do Estado, na manhã desta quarta-feira em Porto Velho, não teve um desfecho favorável às pretensões da categoria, que rejeitou - por meio das entidades - a proposta de 4% de reajuste em Janeiro feita pelo Governo.

Com a rejeição da proposta, as mulheres de policiais e bombeiros militares saíram do Palácio e fizeram uma carreata pelas ruas de Porto Velho, dando início, também, à interdição da entrada de quartéis, para que os policiais não possam sair às ruas.

Como policiais militares e bombeiros são proibidos por lei de fazer greve, a estratégia é que suas mulheres conduzam o movimento de paralisação por meio da interdição dos quartéis.

PF prende 22 acusados de contrabando e corrupção.

A Polícia Federal prendeu 22 pessoas na manhã desta quinta-feira acusadas de integrar uma quadrilha especializada em contrabando, principalmente de cigarros, que agia na fronteira do país. Entre os presos há policiais.
As prisões ocorreram no âmbito da operação Láparos, que visa cumprir 150 mandados de busca e apreensão e de 108 mandados de prisão preventiva, sendo 43 contra policiais. Cerca de 600 policiais federais trabalham no cumprimento dos mandados, e novas prisões ainda devem ocorrer.
Os mandados estão sendo cumpridos em 38 cidades do Paraná, quatro em São Paulo, três no Mato Grosso do Sul, três em Minas Gerais, uma em Rondônia e uma no Mato Grosso.
Segundo a PF, entre os suspeitos quer tiveram a prisão decretada pela Justiça estão 13 policiais civis e 29 PMs do Paraná, além de um policial rodoviário federal, que receberiam propina para informar à quadrilha as ações da PF contra o contrabando.
Segundo as investigações, os policiais ainda ofereciam proteção e permitiam que a quadrilha se movimentasse com as mercadorias contrabandeadas para efetuar a distribuição. Os policiais presos serão entregues às suas corporações, que os manterão sob custódia à disposição da Justiça.
Todas os mandados da operação foram expedidas pela Justiça Federal em Guaíra (642 km de Curitiba) e em Umuarama (575 km de Curitiba).
Segundo a PF, ao longo de 14 meses de investigações já foram presas em flagrante 202 pessoas e apreendidos mais de 3 milhões de pacotes de cigarros e 6,5 toneladas de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai, além de 109 caminhões, 76 automóveis e 13 embarcações.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

POLICIAIS MILITARES DE TUCUMÃ PRENDEM GRUPO DE CRIMINOSOS:

SUL DO PARÁ:  

POLICIAIS MILITARES DE TUCUMÃ PRENDEM GRUPO DE CRIMINOSOS: Em uma ação integrada de policiais militares e civis no município de Tucumã, sob a coordenação do 1º Tenente PM Edinei Gomes, comandante do Destacamento Policial Militar do município, foi realizada a prisão de 05 (cinco) adultos e a apreensão de uma adolescente, todos acusados de envolvimento em formação de quadrilha e de crimes na região.

A prisão foi realizada na casa de nº 205, da rua Capanema, setor rodoviário de Tucumã, quando o grupo, que é acusado de envolvimento em tentativa de roubo a banco no município de rio Maria, estava reunido com materiais que seriam utilizados na prática de arrombamento de caixas eletrônicos nos municípios de Tucumã e Ourilândia do norte.

Segundo informações dos policiais, buscas ainda estão sendo realizadas e o levantamento de informações de forma conjunta continua, pois há a suspeita do envolvimento de outras pessoas no bando. Para isso, a integração das forças policiais e a participação da comunidade é muito importante, no fornecimento de informações e denúncias que levem a identificação e localização de mais envolvidos.

Para o registro oficial da prisão dos suspeitos e a apreensão dos objetos está sendo viabilizado o deslocamento de um Delegado de Polícia Civil que vem de São Félix do Xingu ou de Redenção para os devidos procedimentos.


sábado, 12 de novembro de 2011

Sonho de PM que rejeitou R$ 1 milhão é comprar uma casa..

Rio - É numa casa simples, de dois quartos, no subúrbio, que mora um dos PMs do grupo que recusou a propina de R$ 1 milhão oferecida em troca da liberdade do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha. Dinheiro que o cabo André Souza, de 39 anos, do Batalhão de Choque, só conseguiria juntar se trabalhasse 44 anos seguidos, sem gastar um centavo do salário — estimado em cerca de R$ 1.900 mensais. E que daria para comprar a casa própria que ele tanto sonha.
Foto: João Laet / Agência O Dia
Cabo mora em casa simples no subúrbio com a mulher e a sogra
Mas a proposta ‘indecente’ não corrompeu o juramento que o policial fez ao vestir pela primeira vez a farda, há 9 anos. “Me deu muita raiva. Estavam nos comparando aos policiais que foram presos horas antes, dando cobertura na fuga de traficantes. Mas ofereceram dinheiro aos caras errados, não é isso que vai pagar a nossa dignidade”, desabafou o cabo, que não tem carro e vai trabalhar de carona ou trem.
Da mesma corporação em que os ‘arregos’ são um problema a ser enfrentado, Souza difere por um pensamento em que a lógica é simples: “Penso no que é correto. A gente é tão mal visto pela sociedade por culpa de uns poucos, que não vou compactuar com isso”.
Imagem: Arte O Dia
Imagem: Arte O Dia
Órfão de mãe desde os 6 anos, Souza falava ainda criança que seria PM. Sonho que começou a se tornar realidade na portaria de prédio da Zona Sul, onde o então porteiro dividia as horas de trabalho com os estudos para o concurso. Ele tem um filho de 15 anos.Acostumado com o pouco ‘glamour’ da profissão, Souza só entendeu a dimensão de prender o traficante mais importante do Rio ao chegar no quartel, na manhã desta sexta-feira. Recebido aos gritos de ‘parabéns’ e pela euforia da equipe, o militar, que no último fim de semana ajudou a socorrer o cinegrafista Gelson Domingos — morto por traficantes na favela de Antares —, diz que a maior recompensa é o reconhecimento da família e dos amigos. “Minha mulher ligou e disse que tem orgulho de mim, que sou o herói dela. Isso vale muito mais que R$ 1 milhão”.

Bandido mais procurado do Rio é preso

Nem foi preso durante operação do Batalhão de Choque, em frente ao Clube Piraquê, na Lagoa, na Zona Sul do Rio, no início da madrugada desta quinta-feira. O cerco aconteceu quando policiais, nas proximidades de um dos acessos a Rocinha, na Estrada da Gávea, desconfiaram de um veículo. Após abordagem, os ocupantes do carro afirmaram que eram de um consulado e, diante da insistência dos policiais em revistar o veículo, ofereceram dinheiro aos agentes. Após recusa por parte dos policiais militares, a busca no carro foi feita e Nem foi encontrado dentro do porta-malas de um Corolla preto.
Poucas horas antes, um "bonde" com traficantes, escoltado por três policiais civil, um policial militar reformado e um ex-PM, foi detido próximo ao Jóquei da Gávea, também Zona Sul da cidade. A ação foi conduzida por homens Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Os traficantes presos na ação são: Anderson Rosa Mendonça, o Coelho, apontado como chefe do tráfico no Morro do São Carlos, no Estácio; Sandro Luis de Paula Amorim, o Peixe, um dos líderes do tráfico na mesma comunidade; Paulo Roberto Lima da Luz, o Paulinho; Varquir Garcia dos Santos, o Carré, e Sandro Oliveira.

Oficiais dos Bombeiros do Maranhão são exonerados após protesto..

Dois tenentes-coronéis do Corpo de Bombeiros do Maranhão – Manoel Alves da Cunha e Celso Jesus Moraes Vargas – foram exonerados de seus cargos de comando, depois de participarem de movimento de protesto na última terça-feira (8), quando policiais militares e bombeiros bloquearam a entrada da Assembleia Legislativa.
O comunicado da exoneração foi feito no dia seguinte ao protesto (9), mas a portaria foi assinada logo após a manifestação, no período vespertino.
O tenente-coronel Manoel Alves da Cunha ocupava o cargo de comandante do 2° Grupamento Militar, na Cohab. Já o tenente-coronel Celso Jesus Moraes Vargas exercia a função de comandante do grupamento de emergência médica, também na Cohab.
Segundo Celso Jesus, os dois foram chamados ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no dia subsequente à greve, ocasião em que receberam a informação do coronel Lailo de Jesus Ribeiro Melo, subcomandante da instituição, de que estavam sendo exonerados de seus comandos.
“Ao questionarmos o motivo pelo qual estávamos sendo dispensados, fomos informados pelo subcomandante de que era em função de nossos comandos terem participado da paralisação de 4 horas no dia 8”, detalhou Celso Jesus.
As portarias de números 240/2011 e 241/2011 foram assinadas pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Sousa Paiva.
Após o comunicado, os dois tenentes-coronéis receberam uma cópia da portaria.
Segundo os militares, existe um comentário, vindo dos próprios colegas de trabalho, de que o próximo passo do comando seria transferi-los para unidades distantes do interior do estado, com o objetivo de enfraquecer o movimento.
“Ficamos muito surpresos com a atitude do comando. Não esperávamos sofrer esse tipo de retaliação. Mesmo apoiando o movimento legítimo, estávamos cumprindo com todas as nossas funções junto aos nossos comandos”, ressaltou o tenente-coronel Manoel Alves.

Senador Armando Monteiro apresenta propostas para a Segurança Pública..

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) apresentou sugestões para melhorar a segurança pública no país. Ele defendeu uma maior participação do Congresso Nacional na discussão desses aprimoramentos, principalmente na reforma do Código Penal, tarefa delegada a comissão de juristas instalada recentemente pelo Senado. O pronunciamento foi feito ontem, no plenário do Senado.
O parlamentar lamentou que outras tentativas de atualizar o Código Penal não tenham prosperado. Para exemplificar a obsolescência do código, disse ser necessário tipificar o crime organizado, cujas penas devem ser diferenciadas das do crime de formação de quadrilha.

O representante de Pernambucano disse que levará à Subcomissão Permanente de Segurança Pública a proposta de criar uma comissão específica para acompanhar as ações das Forças Armadas em segurança pública. Ele ressaltou que os militares tiveram um "papel vital" na ocupação de áreas dominadas pelo tráfico de drogas no Rio de Janeiro.

O senador alertou, entretanto, que, para aumentar o poder de polícia das Forças Armadas, é preciso reforçar o papel do Congresso Nacional, e particularmente do Senado, na fiscalização de suas ações na segurança pública, além de criar um canal de diálogo e de acompanhamento dessas ações.

O senador sugeriu o aprimoramento do sistema de inteligência policial no combate ao crime organizado e ações coordenadas das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal nas fronteiras brasileiras, principalmente na repressão ao tráfico de drogas. Propôs ainda que o governo federal apoie a criação de escolas regionais para a formação de policiais.

Armando Monteiro citou dados do Mapa da Violência 2011, do Ministério da Justiça, segundo o qual o Brasil, com 3% população mundial, é palco de 12% dos homicídios cometidos no mundo. Mencionou ainda números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam um aumento de 32% da taxa de homicídios no país nos últimos 15 anos. Segundo ele, no entanto, há melhorias, como em Pernambuco, que, depois de 14 anos, deixou de liderar o grupo de estados mais violentos do país.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Policial militar é assassinado no RN


Policial militar é assassinado em São Gonçalo do Amarante
Um policial militar lotado no 4º Batalhão foi assassinado, na noite deste sábado (5), durante um assalto. O fato aconteceu por volta da 21h, no bairro Jardim Lola, no município de São Gonçalo do Amarante.
De acordo com tenente-coronel Alarico Azevedo, sub-comandante do Policiamento Metropolitano, o soldado Antônio Carlos Ramalho, de 25 anos, tinha saído de serviço e foi ao encontro de uma jovem, na rua João Evangelista. No momento que conversava com a mulher dois homens em uma motocicleta se aproximaram, renderam o PM, tomaram sua arma e efetuaram vários disparos, atingindo Ramalho no tórax e na cabeça.
Com a gravidade dos ferimentos, o policial não resistiu e morreu no local. Logo após o assassinato os dois acusados fugiram em direção a Avenida Tomaz Landim, no entanto pelo menos um deles já foi identificado como sendo um traficante da região conhecido por “Biro-biro”.
Ainda segundo Alarico, viaturas do 11º Batalhão realizaram diligências na tentativa de encontrar e prender os suspeitos, mas não obtiveram êxito. O corpo de Ramalho foi liberado pelo ITEP no início da madrugada e está sendo velada na Igreja Assembléia de Deus no centro de Ceará-Mirim. Fonte: Blog Sd Gláucia
Mais um herói tomba e o Governo não reconhece o valor dos bravos. Só no RN já é o 14º que tomba. Estão querendo enterrar a PEC 300 por desmerecer nossos destemidos guerreiros do Brasil.

PM prende 2 suspeitos em favela do Rio onde cinegrafista foi morto.

Dois suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas foram presos, na tarde desta segunda-feira (7), durante um patrulhamento na Favela de Antares, na Zona Oeste do Rio, onde o cinegrafista da TV Bandeirantes Gelson Domingos da Silva morreu com um tiro no tórax durante a cobertura da operação policial, no domingo (6). As informações foram confirmadas pela assessoria da Polícia Militar.
De acordo com a polícia, com eles foram apreendidas uma moto, uma pistola calibre 40 milímetros e uma mochila com cerca de 400 papelotes de cocaína. Os presos e o material foram levados para a 36ª DP (Santa Cruz), onde o caso foi registrado. A dupla, segundo a polícia, foi autuada por tráfico de drogas.

Patrulhamento reforçado
O patrulhamento na comunidade segue reforçado nesta nesta tarde. Segundo a PM, não houve registro de novos confrontos na favela nesta madrugada. De acordo com o 27º BPM (Santa Cruz), policiais militares dos batalhões de Operações Especiais (Bope) e do Choque estão na comunidade. Eles contam com o apoio de outras unidades da Zona Oeste.

Diligências na comunidade

Desde a manhã desta segunda-feira (7), a Polícia Civil faz diligências na Favela de Antares
em busca do autor do disparo que matou o cinegrafista. Segundo o delegado da Divisão de Homicídio, Felipe Ettore, o disparo que atingiu Gelson foi transfixante, o que significa que a bala não permaneceu no corpo da vítima.

“Todas as investigações estão voltadas para identificar o autor dos disparos. Estamos checando se foi um dos presos, ou um dos mortos. Todas as informações estão sendo checadas. O laudo cadavérico está pronto, e o disparo foi transfixante e por conta disso não temos como fazer a balística”, afirmou Ettore. “Agora diversas diligências estão sendo realizadas”, completou.
Ainda nesta segunda, o delegado apresentou na Divisão de Homicídio oito dos nove presos durante a operação. Um dos presos era menor e não foi apresentado. No domingo (7), a operação terminou com nove presos e cinco mortos. Segundo o delegado, entre os presos estão o gerente do tráfico e um suspeito de ser seu braço direito.

De acordo com Ettore, com os suspeitos foram apreendidos um fuzil, duas pistolas, munições, carregadores, além de drogas. Os presos vão responder por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Três deles ainda responderão por porte ilegal de armas.

“As pessoas que são relevantes para a investigação serão ouvidas. As imagens que o cinegrafista fez também são fundamentais”, afirmou Ettore. Segundo o delegado, as imagens feitas por Gelson podem ajudar na identificação do assassino.

Subcomandante da PM é acusado de humilhar soldado no Comando Geral .

Mais uma crise interna está ocorrendo na Polícia Militar da Paraíba. Desta vez o subcomandante geral, o coronel Washington, está sendo acusado de humilhar o soldado, identificado como Ademar, lotado no 5º BPM, dentro do Comando Geral da PM, no final da manhã desta segunda-feira, 7. As humilhações teriam ocorrido na frente da esposa do soldado.

O fato teria causado um grande mal estar na cúpula da PM, com vários coronéis, ficando extremamente revoltados com a atitude do subcomandante.

Segundo uma fonte do WSCOM Online, tudo começou quando o soldado Ademar, saiu do serviço na manhã desta segunda, após mais uma noite de serviço, e aproveitou para passar no Comando Geral da PM para trocar sua identidade funcional.

Chegando ao Comando Geral, Ademar, que estava com as botas sujas e a roupa amassada, foi abordado pelo Coronel Washington, que teria lhe perguntado por que estava todo maltrapilho. Ademar por sua vez explicou que estava saindo do trabalho e aproveitou o tempo livre para trocar sua identidade funcional.

Irritado, o coronel Washington perguntou de quem era a arma que ele estava usando, se do quartel ou própria, e Ademar respondeu que era de um amigo policial. Coronel Washington perguntou se a arma tinha registro e o policial disse que não, assim o coronel disse que ele seria autuado por porte ilegal de arma e ordenou que subalternos o levassem para a Central de Polícia.

Após o fato, cinco coronéis, inclusive, o coronel Sousa Neto, comandante do 5º BPM, portanto chefe direto de Ademar, tentou intervir, mas ninguém conseguiu demover o coronel Washington de autuá-lo.

Revoltados com a atitude do coronel Washington, vários policias, que preferem não revelar os nomes temendo retaliações, acusaram-no de ser extremamente arbitrário e rude no trato com os colegas de corporação.

Um sargento disse que Washington não é exemplo de nada, pois responde a três processos disciplinares e não poderia sequer ocupa o cargo de subcomandante. A fonte revelou ainda que Coronel Washington é inimigo pessoal do Coronel Euler Chaves, comandante geral da PM.

O sargento finalizou que o episódio de hoje é lamentável, pois o soldado Ademar foi humilhado na frente da esposa e da corporação. “O soldado Ademar é um ótimo profissional, nunca fez nada de errado e o mais absurdo de tudo é que está sendo atuado, por que estava armado dentro do quartel. Onde já se viu isso”, indagou.

O soldado Ademar foi levado em uma viatura para a Central de Policia, mas depois removido para a 2ª DD, onde foi autuado por porte ilegal de armas.

Após ser autuado na 2ª DD, o delegado teve complacência do soldado e aplicou fiança mínima de R$ 190, mas Ademar não tinha condições de pagar e ficaria preso. Comovidos com a situação do colega, própria guarnição, que conduziu Ademar detido para delegacia, fez uma cota e pagou a fiança.

Ademar teme peder uma promoção que está prestes a sair devido ao ocorrido.

Assassino pode estar entre mortos ou presos

A Polícia Civil do Rio acredita que o assassino do cinegrafista Gelson Domingos da Silva, da TV Bandeirantes, morto com um tiro no peito ontem pela manhã, pode estar entre os presos e mortos durante a operação na Favela de Antares, na zona oeste da cidade.

Hoje a PM prendeu mais um suspeito, detido com um comparsa quando deixava a favela em uma moto. Com eles, a PM encontrou uma pistola .40 e 400 papelotes de cocaína. Os presos foram identificados como Marcio dos Santos Cruz, o Longa, de 23 anos e Clayton da Silva Ignácio, de 20.

O tiro que atingiu Gelson atravessou seu corpo e o projétil não foi recolhido pela perícia. Como não será possível o confronto de balística, os peritos da Divisão de Homicídios (DH) trabalham na ampliação das últimas imagens registradas pelo cinegrafista e no cruzamento de informações dos depoimentos das testemunhas para produzir prova contra o autor do disparo.

O repórter Ernani Alves, da Bandeirantes, que acompanhava o cinegrafista, afirmou hoje no enterro do colega que a DH já identificou o assassino. No entanto, em depoimento à polícia, Alves não identificou o atirador entre os nove presos e quatro traficantes mortos no domingo. Segundo o repórter, os atiradores eram um homem negro de camisa vermelha e um rapaz pardo, com camisa branca e os cabelos pintados de loiro.

"Nenhuma possibilidade está descartada. Todas as investigações estão voltadas para apurar quem foi o autor dos disparos", disse o delegado titular da DH, Felipe Ettore. Os investigadores acreditam que o atirador possui algum tipo de treinamento militar, pois os tiros foram certeiros. O primeiro disparo atingiu uma árvore pouco acima da cabeça do cabo da PM que era seguido pelo cinegrafista. O segundo tiro passou à direita do policial e acertou o peito de Gelson.

Entre os quatro mortos na operação, apenas Jorge Ricardo dos Santos, de 22 anos, não possuía antecedentes criminais. Os demais já responderam a crimes como tentativa de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Entre os oito presos, quatro possuem antecedentes criminais.

Sepultamento - O corpo de Gelson Domingos foi sepultado hoje, às 14h30. Cerca de 250 pessoas, entre parentes, amigos e colegas, acompanharam a o enterro no Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária do Rio. "Ele morreu cumprindo sua missão. É um herói", disse Ricardo Domingos, irmão de Gelson.

Investigações resultam em prisões de traficantes

PA:  Duas mulheres permanecem presas após terem sido flagradas com drogas na rua Pedro Porpino, bairro São José, periferia de Castanhal, nordeste do Pará. O flagrante foi efetuado pela equipe de policiais civis da Superintendência Regional da Zona do Salgado durante operações de combate ao tráfico de entorpecentes na região.

Formada pelos investigadores Mateus Almeida, José e Olympio, a equipe flagrou inicialmente Marilene Conceição Teixeira em via pública.

A mulher portava cinco sacos plásticos cada um com uma quantidade de "pasta base de cocaína". Os papelotes da droga estavam em papeis de jornal.

Ela foi conduzida até a Delegacia de Polícia Civil de Castanhal, onde foi apresentada ao delegado José Casemiro Beltrão.

Em outra abordagem policial, a equipe da Superintendência, sob comando do investigador Mateus, flagrou um ponto de venda de drogas na Passagem do Arame, bairro Pirapora, na periferia da cidade.

Ali foi presa em flagrante Leticia Nascimento de Carvalho, 18 anos. "Há algum tempo a equipe de policiais civis estava  investigando o tráfico de drogas que ocorre na rua do Arame. Leticia era a principal suspeita do esquema", enfatizou o investigador.

Ela chegou a ser apreendida enquanto adolescente também por comércio ilegal de drogas. Leticia foi presa de posse de 17 petecas de pasta base de cocaina e a quantia de R$ 55 em dinheiro.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dama do tráfico’ e presa por comandar boca de fumo

Mesmo funcionando com estrutura defasada e contingente reduzido, o Destacamento da Polícia Militar do distrito de Casa de Tábua, localizado no município de Santa Maria das Barreiras, no sul do Pará, não tem dado trégua aos criminosos. Com frequência, policiais comandados pelo sargento Ivaldo Parente, empregam ações de combate a crimes de toda ordem.

Prova disso é que uma guarnição da PM conseguiu fechar mais uma boca de fumo, localizada na Rua Santa Maria, onde existem vários bares, e prender em flagrante Ileuza Alexandrina de Oliveira, 37 anos. O local já funcionava há bastante tempo e era um dos principais pontos de venda de drogas daquela localidade.

Segundo a polícia, Ileuza era quem comandava a venda de drogas no local e, ao avistar a aproximação da polícia, tentou se desfazer dos entorpecentes jogando-os para o lado de fora da casa. Porém, os policiais viram onde a acusada jogou os embrulhos e, ao apanhá-los, encontraram 18 petecas de crack.

Mesmo diante das evidências, a acusada negou veementemente que a droga lhe pertencia. Ainda assim, Ileuza foi conduzida até a Delegacia de Polícia Civil de Casa de Tábua e autuada em flagrante por tráfico de drogas, pelo delegado Clóvis Cezar Reis Bueno.
Conforme a polícia, dias atrás um irmão de Ileuza identificado apenas como Ailton foi preso por furto. Após passar alguns meses na cadeia, o mesmo veio a falecer pelo uso excessivo de drogas.

Vice-prefeito é preso com habilitação falsa

O vice-prefeito Edson José Morais, do município de Palestina do Pará, cuja sede localiza-se a 120 quilômetros de marabá, foi preso na noite de quinta-feira (27) após ser flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) utilizando documentação falsificada.
O veículo onde ele estava foi parado na barreira da PRF, no Km 109 da Rodovia Transamazônica (BR-230), por volta das 19h15. O automóvel era conduzido por Oliveira Gomes Nascimento, que estava com a carteira de habilitação vencida. Ao ser informado de que seria autuado por essa infração e que teria de apresentar um condutor habilitado, o vice-prefeito se ofereceu e apresentou a sua documentação.
Ao vistoriarem a habilitação, os agentes constataram que o número de registro dela não existia no sistema, provando a falsificação. Aos agentes, o vice-prefeito confirmou que havia comprado o documento e, por isso, foi imediatamente encaminhado e apresentado na 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil.
O delegado Reinaldo Marques Júnior fez a autuação de Edson, baseado nos crimes contra a fé pública. O acusado não quis se pronunciar em depoimento à autoridade e, na presença de seu advogado, afirmou que só se defenderá em juízo. O vice-prefeito também não quis gravar entrevista com a Imprensa, destacando novamente que só fala em juízo, mas declarou que não era de seu conhecimento que a documentação fosse falsificada. Ainda na manhã de ontem (28), ele permanecia na carceragem da delegacia à disposição da Justiça.
O delegado declarou que entregará o caso ao NAI (Núcleo de Apoio à Investigação) de Marabá, dirigido pelo delegado Álvaro Ikeda, que deverá entrar em contato com Belém para tentar seguir uma linha que leve aos falsificadores. 

PRF irá leiloar veículos apreendidos há mais de 90 dias

 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará seu primeiro leilão nacional de carros apreendidos em Marabá no próximo dia 8 (terça-feira), segundo informações do agente Jair Guimarães, presidente da Comissão de Leilão em Marabá, e do leiloeiro oficial do Estado do Pará, Sandro de Oliveira, que estiveram no CORREIO DO TOCANTINS divulgando a ação.

O leilão será no estilo de maior lance e é realizado por intermédio do Ministério da Justiça, representado pela 19ª Superintendência Regional do Departamento de Polícia Rodoviária Federal do Estado do Pará (SRPRF/PA). Os veículos leiloados serão aqueles que foram retidos e recolhidos há mais de 90 dias pelo órgão e não foram procurados pelos proprietários de Marabá e região.

O arremate ocorre às 9 horas no Ginásio Poliesportivo da Folha 16 e os veículos estão disponíveis para visitação no posto da PRF localizado na Rodovia BR 155, Km 323, zona rural de Marabá, nos dias 4, 5 e 7, em horário comercial.

Os veículos serão divididos em lotes daqueles que possuem documentação e os que não possuem e serão vendidos no estado e condições nas quais se encontram. Aqueles não documentados serão vendidos como sucata, ou seja, não podem voltar a circular e devem ser utilizados apenas como desmanche para reutilização de peças. Já os documentados podem voltar a circular desde que atendidas às exigências legais.

REQUISITOS
Poderão participar do leilão pessoas físicas que possuam documentos de identidade, CPF, e comprovante de residência ou pessoas jurídicas devidamente inscritas no CNPJ. Os documentos de identificação deverão ser exibidos no original ou em fotocópias devidamente autenticada por cartório ou por servidor da Administração.

Não poderão participar, direta ou indiretamente, servidores da PRF, ativos ou inativos, além de pessoas físicas ou jurídicas impedidas de licitar e contratar com a Administração. A documentação do veículo será emitida exclusivamente em nome do arrematante.

PROCEDIMENTO
Os interessados em arrematar um ou mais lotes deverão efetuar lances verbais a partir do valor mínimo de arrematação, que consta no edital. Será considerado vencedor o licitante que houver feito a maior oferta aceita pelo leiloeiro e o valor será pago no ato, em dinheiro ou através de cheque de banco que tenha representante no sistema de compensação na praça de Marabá. Uma vez aceito o lance, não se admitirá a sua desistência.

A retirada do bem poderá ser feita em data e horário comerciais, mediante a apresentação da nota de venda expedida pelo leiloeiro oficial, em no máximo de cinco dias a contar da data da expedição nota; caso este prazo não seja cumprido, haverá incidência de multa de R$ 20 por dia de atraso.

Bandidos explodem caixa eletrônico em Canaã

PA:
Um grupo de criminosos explodiu um caixa eletrônico dentro da mina do Sossego, uma das estações de minério da Vale, em Canaã dos Carajás, levando grande quantia de dinheiro. O roubo aconteceu na madrugada de sábado (29) passado.
Segundo informações da Vale, existiam seguranças da empresa no local, mas eles não têm permissão para utilizar armamentos. O caixa atendia aos trabalhadores da mina.
Em nota divulgada pela Vale, a empresa informa que quatro bandidos armados participaram da ação e renderam as pessoas que estavam no local. Não houve vítimas.
Os bandidos fugiram e liberaram os reféns próximo à portaria da mina. A polícia foi acionada e iniciou as investigações.

Policial militar atira em grávida após a vítima implorar por sua vida

PA:
Uma mulher grávida de três meses foi baleada por um policial militar na madrugada de sábado, no Jurunas. Juliane Caterre Carvalho, de 22 anos, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Santa Casa do Pará e seu estado de saúde é considerado estável. O autor dos disparos é o cabo PM Wagner Rossi, que foi preso e encaminhado para a Penitenciaria Coronel Anastácio das Neves, em Americano. A grávida foi atingida no joelho e no abdómen e precisará passar por procedimento cirúrgico para retirada da bala alojada no joelho. De acordo com a assessoria de comunicação da Santa Casa, o bebê não foi atingido pela bala que perfurou o abdómen da vítima.
Juliane foi baleada ao reagir ao assédio sexual do militar. Segundo testemunhas, ele apalpou a jovem durante uma festa dançante em um bar localizado no Complexo do Jurunas. Indignada com o gesto do policial, a grávida reagiu jogando cerveja no rosto do acusado. Um tumulto se formou no interior do estabelecimento. O cabo PM deixou o local, retornando minutos depois portando uma arma de fogo. Segundo testemunhas, o militar se aproximou da moça, que se encontrava na companhia do namorado e de duas amigas. Ao perceber a aproximação do cabo armado, a jovem ainda tentou correr, mas foi atingida pelo primeiro tiro no joelho.
Antes de receber o segundo tiro, Juliane teria implorado ao policial para que não atirasse, pois estava grávida, mas o pedido não foi atendido pelo policial, que disparou o segundo tiro na jovem. Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital do Pronto Socorro Municipal do Guamá. Devido estar grávida de três meses, a vítima foi transferida para o Hospital da Santa Casa, onde permanecia internada até o início da tarde de ontem. Segundo informou a assessoria do hospital, a paciente terá que ser transferida para outro casa de saúde para procedimento cirúrgico. O baleamento foi registrado na Central de Flagrantes de São Brás, onde foi aberto um inquérito policial para apurar o caso. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Pará, o caso será apurado pela Polícia Civil, já que o militar não estava a serviço na PM no dia do ocorrido.

Polícias do Pará e Tocantins cercam ladrões de banco

A Polícia Militar do Pará e Tocantins prendeu, no último final de semana, um dos integrantes de uma quadrilha de assaltantes de banco que está refugiada no sul do Pará. Thiago Amaral Freire de Oliveira Souza, mineiro, 28 anos, reagiu à prisão e foi baleado durante troca de tiros com policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE) do estado do Tocantins. Ele foi alvejado por um tiro de fuzil na perna direita, preso, e encaminhado ao Hospital Regional de Redenção, onde se recupera do ferimento. Os demais componentes do bando continuam cercados pela polícia na zona rural de Conceição do Araguaia.
A operação dos militares do Pará e Tocantins começou há uma semana depois de o bando ter estourado caixas eletrônicos em Araguacema, divisa dos dois estados. Policiais dos batalhões de Policia Militar de Redenção e Conceição do Araguaia também participam do cerco policial. Um helicóptero da Força Nacional do Tocantins faz o patrulhamento na Colônia São Jacinto, a cerca de 40 quilômetros de Conceição do Araguaia, onde o bando deve estar escondido.
Segundo o delegado de Redenção, Carlos Eduardo Vieira, que ouviu Thiago Amaral, a quadrilha é composta por cinco homens que já praticaram vários assaltos nos estados do Tocantins e Goiás. "Thiago já morou em Marabá e hoje é fugitivo da Justiça de Goiás", afirma o delegado.
Ainda segundo o delegado, no último dia 24, após assaltar um posto de gasolina em Araguacema, render dois policiais militares, fazendo-os reféns, a quadrilha dinamitou os caixas eletrônicos de duas agências bancárias da cidade. Ainda em Araguacema, de acordo com o delegado, a quadrilha foi surpreendida por um policial militar, houve troca de tiros, mas ninguém se feriu. O bando só liberou os reféns na balsa do rio Araguaia, na divisa dos dois estados.
No município de Santa Maria das Barreiras (PA), a quadrilha abandonou o veiculo usado na fuga, que prosseguiu a pé. Conforme a polícia, a prisão do restante da quadrilha deverá ocorrer nas próximas horas já que os bandidos estão cercados.

Polícia prende suspeitos de matar sargento da PM em São Paulo .

Dois homens foram presos ontem (31) sob suspeita de terem participado do assassinato de um sargento da Polícia Militar durante uma tentativa de assalto na região do Jaçanã, na zona norte de São Paulo. O crime aconteceu no último domingo (30).

Os dois suspeitos estavam em um carro parado em uma fiscalização de rotina. O veículo estava com a numeração do motor danificada, de forma a impossibilitar a leitura. Com isso, a dupla e mais dois homens que estavam no carro foram levados até o 9º DP (Carandiru).
Segundo a polícia, durante a averiguação, a corporação recebeu uma denuncia anônima afirmando que os rapazes seriam responsáveis pela morte do sargento durante uma tentativa de assalto. Na ocasião, eles tentaram roubar a moto do PM, mas atiraram nele ao perceber que se tratava de um policial.
Após a denúncia, policiais contataram uma testemunha do crime, que reconheceu dois dos suspeitos como autores do assassinato. A prisão deve ser registrada no DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), responsável pela investigação do crime.

Tolerância Zero: Governo do RN ameaça usar o RDPM à risca contra policiais .

Os policiais militares do Rio Grande do Norte deflagraram há alguns dias o movimento “Segurança com Segurança”. Em suma: o estado deve garantir primeiro a segurança dos policiais, para que estes possam dar segurança à sociedade.
Como o aparato de segurança é falido não apenas no RN, mas em todo o país, a máquina simplesmente ‘entra em coma’ quando emergem campanhas desse tipo.
Por isso, o governo Potiguar, através de sua Polícia Militar, está ameaçando implantar um “Tolerância Zero” contra os policiais, obrigando-os a respeitar, à risca, o famigerado RDPM.Confira abaixo o que rola na blogosfera policial do Rio Grande do Norte:

Se houver continuidade do movimento #segurançacomsegurança há fortes indícios que será aplicado o Tolerância Zero aos Policiais e Bombeiros Militares, utilizando o arcaico e opressor RDPM. Conheça o nosso RDPM aqui.
Isso demonstrará que o estado não tem compromisso com a prestação do serviço Segurança Pública para a sociedade, e ao mesmo tempo demonstrará a realidade do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar, regulamento este que fere a constituição do nosso país.
“Se para alcançarmos a qualidade da prestação do serviço de segurança pública para a sociedade, somado com as nossas condições de serviço e valorização profissional, tivermos que sofrer com o RDPM, que venha a Tolerância Zero do estado”. Cabo Heronides
O recado já foi dado: