Hélio

Hélio
Operacional

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Milícias se alastram por pelo menos 11 estados.

RIO - A população do Rio de Janeiro não é a única refém das milícias. Em pelo menos 11 estados brasileiros, há ações de grupos paramilitares armados e chefiados por agentes públicos da área de segurança, de acordo com levantamento feito pelo GLOBO, nas duas últimas semanas, com base em dados fornecidos por Ministérios Públicos e Ouvidorias de Polícia. Os milicianos atuam em territórios urbanos e rurais, onde impõem lei própria e serviços econômicos, além de se envolverem em assassinatos. Em alguns casos, como na Bahia, há suspeita de envolvimento de políticos.
As milícias estão organizadas na Paraíba, no Espírito Santo, no Ceará, em Mato Grosso do Sul, no Pará, em Pernambuco, em Alagoas, no Piauí, em Minas Gerais e em São Paulo, além da Bahia e do Rio. Os grupos agem com características diferentes em cada estado. O discurso para controlar as comunidades é parecido: eles extorquem dinheiro de moradores e comerciantes para oferecer segurança privada ilegal. Em troca da proteção, os milicianos prometem expulsar ou matar traficantes.
Um dos casos mais graves está em Salvador. Investigações do Ministério Público apontam que milicianos têm controle de 12 bairros do subúrbio da capital, entre eles Águas Claras, Fazenda Grande do Retiro e Cosme de Faria. Eles exploram o transporte alternativo e a distribuição de serviços de internet, de TV a cabo e de gás. O modo de operar é semelhante ao de grupos paramilitares do Rio. Vereadores, com base eleitoral na região, estão na mira dos promotores. Segundo o MP, os parlamentares estariam se beneficiando das milícias em eleições.

PEC 300: a chama está acesa

No dia 25 de outubro, dia da Democracia, Policiais e Bombeiros dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, estiveram no Congresso Nacional para cobrar dos Deputados uma posição efetiva sobre a aprovação da PEC 300.
Uma comissão formada entre os presentes foi recebida pelo Deputado Arnaldo Farias de Sá, que exigiu a reconstituição da Comissão Especial para continuidade dos trabalhos em prol da PEC 300, assim como uma perspectiva de colocação em pauta para votação.
Por entender que se tratava de medida realmente necessária, os Paulistas, Cariocas e Baianos presentes buscaram apoio do Deputado Mendonça Prado e promoveram sua aproximação com o Deputado Arnaldo Farias de Sá.
Após tratativas, ficou decidido que o Deputado Arnaldo se responsabilizará pela Presidência da Comissão, assim como toda a articulação necessária à colocação da PEC em pauta. O Deputado Mendonça Prado ocupará a função de relator e continuará prestando toda a assistência para a condução do processo legislativo.
Recomendamos a todos os Policiais e Bombeiros do Brasil que concentrem esforços e centralizem a cobrança pela aprovação da PEC 300 na Comissão Especial, através do envio de e-mail ao seu Presidente, Deputado Arnaldo Farias de Sá.
Entre erros e acertos, acreditamos ter contribuído para a retomada das tratativas em favor da PEC 300.
Conclamamos a todos para um envolvimento na composição de uma agenda nacional, E MANIFESTAÇAO EM SEUS ESTADOS na qual todos participarão não apenas de manifestações, mas também fiscalização sobre os que se intitulam defensores da PEC 300, especialmente a Comissão Especial, sob a Presidência do Deputado Arnaldo Farias de Sá , que tratará da articulação política.
Nota: essa foi a única saída por parte de quem esteve em Brasília nesses dois dias, apenas 160 policiais, representando cerca de 800 mil, dessa forma não teremos mesmo a PEC 300 aprovada, e não vai ser por culpa dos políticos e sim nossa...

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PMMA...(Paciência Esgotada)

Nessa quinta feira (27/10), os Militares estaduais reunidos em Assembléia Geral na Capital do Estado(São Luis) decidiram por unanimidade paralisar suas atividades no dia 08/11 em protesto ao descaso do governo do Estado para com a categoria. No evento encontravam-se as principais Associações militares da Capital, ASSEPMMA(Associação dos Servidores Públicos Militares), Associação dos Inativos(SGT Da Hora) e ASCASOL(Associação de Cb e sd, presidente Cb Dias), a reunião marca uma coalizão de forças por parte das entidades militares que juntas decidiram lutarem por um só objetivo e propósito.

A decisão de paralisação foi tomada devido ao descaso por parte do governo em não atender as reivindicações dos militares que negociam desde março o Plano de Cargos e Salários da categoria. Em um clima tenso que contou com uma multidão aproximadamente 500 militares, resolveram deflagra em novembro o movimento PARADISTA, no qual os militares se reunirão na Assembléia Legislativa do Maranhão para fazer sua história.
Todos os militares presentes aderiram ao movimento PARADISTA e que tivera com símbolo uma fita vermelha amarrada no braço, esse será o símbolo do movimento de acordo com a comissão dos militares.
Assembléia Geral do dia 27/11, vai ficar marcada na história dos militares como o dia que os milicianos decidiram parar suas atividades.

Operação prende 23 policiais militares por corrupção em MS

PMs recebiam propina e permitiam a entrada de contrabando no País.
   
Detalhes de como funcionava o esquema foram explicadas pelo Gaeco em entrevista coletiva

Apontados como parte de uma quadrilha que facilitava o contrabando de mercadorias, 23 policiais militares foram presos em Mato Grosso do Sul. Dois continuam foragidos.

Oito PMs foram presos na operação Holambra, na segunda-feira, com outras 13 pessoas. Em continuidade, teve início à operação "Fumus Malus" (Fumo do Mal) responsável pela prisão dos outros policiais.
Nas duas operações, foram cumpridos 31 mandatos de prisão. Cinco pessoas estão foragidas. Os PMs suspeitos estão no Presídio Militar de Campo Grande.
Todos os policiais envolvidos são do 12º Pelotão da Polícia Militar de Naviraí. Não está descartada a possibilidade de envolvimento de mais policiais e nem de oficiais.
Além dessas prisões, foram cumpridos 60 mandados de busca e apreensão domiciliar. Veículos usados no contrabando foram apreendidos, contas bancárias sequestradas.
A operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) foi feita em parceria com a Polícia Federal, Receita Federal e a própria Polícia Militar.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, no MPE (Ministério Público Estadual), a promotora do Gaeco Jiskia Sandri Trentin explicou como funcionava o esquema em que policiais militares recebiam propina para facilitar o contrabando.
Os policiais corruptos atuavam em dois grupos, em Sidrolândia. Um cuidava só de contrabando de cigarro. O outro, de outros tipos de contrabando, como pneus e roupas falsificadas. Todas as mercadorias vinham ilegalmente do Paraguai.
As propinas não seguiam uma tabela e oscilavam muito conforme o policial corrupto. Alguns corruptores eram mensalistas, outros negociavam de acordo com a quantidade e tipo de carga que iria passar pela fiscalização.
No trecho da fronteira a Campo Grande, o contrabando era feito em carros de passeio. Os contrabandistas contavam com olheiros com a missão de ver quem estava no posto e verificar se era o policial corrupto. Na Capital, a mercadoria passava para carretas e o carregamento seguia para estados vizinhos.
Já na Região Sul do Estado, além de receberem propinas, os policiais também estorquiam os contrabandistas exigindo o pagamento para a liberação de carregamentos retidos.
Há ainda a suspeita de que um PM agia como batedor e que outro também fazia contrabando de mercadorias vindas do Paraguai.
O Gaeco acredita que os contrabandistas agiam há seis ou sete anos, mas as investigações só começaram há um ano, a partir de denúncias feitas por duas adolescentes na região Sul do Estado.
Em Sidrolândia, a denúncia encaminhada ao Gaeco foi feita há nove meses pela promotora de Justiça Paula Volpe.
O Gaeco ainda apura o volume de contrabando que deu entrada no País por meio do esquema e o aumento de patrimônio dos policiais. Não há estimativa de quanto foi perdido de arrecadação com os crimes.
A Receita acredita que R$ 3 bilhões deixam de ser arrecadados no País por conta de contrabandos.

Delegacias e presídios do Tocantins sob risco iminente.

No Estado do Tocantins estão sendo contratados para a função de agente carcerário, toda sorte de pessoas, cujo único critério é o QI ( quem indica).
Esta medida do governo do estado vem causando muitos transtornos tendo em vista, a falta de treinamento dos contratados e ate mesmo a contratação de indivíduos suspeitos de crimes graves com assalto.
O livre acesso de algumas dessas pessoas nas casas prisionais e delegacias deixam um clima de insegurança comprometendo tanto a integridade física deste, quanto dos outros funcionários que ali exercem suas funções.
Faz-se necessária a intervenção imediata do MP, tendo em vista, varias situações, como a prisão recente de dois contratados em Araguaina, utilizando roupas e equipamentos da policia civil, e ainda, portando pistolas calibre.40, que em função da falta de treinamento, pom em risco toda a sociedade e a eles mesmos.

SP - Estudantes mantém ocupação de prédio da USP.

Alunos e PMs se enfrentaram após prisão de trio por porte de drogas.
Segundo sindicato, manifestantes são contra a PM no campus.

Estudantes da USP protestam contra ação da PM

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) mantinham ocupado o prédio da administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) por volta das 6h30 desta sexta-feira (28). Nesta quinta (27), os alunos entraram em confronto com policiais militares por conta da prisão de três jovens por porte de drogas na Cidade Universitária, na Zona Oeste. Por volta das 7h30, a situação era tranquila no local. Os alunos colocaram blocos de concreto para controlar o acesso ao edifício ocupado.
De acordo com o Sindicato dos trabalhadores da USP (Sintusp), que apoia a ação dos alunos, os manifestantes protestam contra a permanência da PM no campus. Procurada na noite desta quinta-feira, a assessoria da USP não foi encontrada para comentar a ocupação.
No último dia 8 de setembro, representantes da universidade e do comando da Polícia Militar formalizaram um convênio, de cinco anos, para aumentar a segurança no campus. Firmaram o documento Antonio Ferreira Pinto, secretário estadual da Segurança Pública, o coronel Álvaro Batista Camilo, comandante do policiamento do estado, e o professor João Grandino Rodas, reitor da USP.
Na prática, com o convênio, foi combinado um aumento do efetivo que atua no campus da USP. A medida foi tomada após a morte do estudante Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos, ocorrida na noite de 18 de maio. O jovem foi baleado quando se aproximava de seu carro em um estacionamento da Faculdade de Economia e Administração (FEA). Dois homens presos pelo crime foram indiciados por latrocínio.
Confusão
O aumento do efetivo fez com que as rondas pela Cidade Universitária aumentassem. Em uma delas, policiais abordaram por volta das 19h três estudantes no estacionamento da FFLCH. Com eles foram encontradas porções de maconha.
No momento em que os policiais foram levar o trio para o 91º DP, onde a ocorrência será registrada, estudantes das faculdades os impediram. Os três, então, foram levados pelos colegas até um dos prédios.
Quando finalmente os alunos eram conduzidos para a delegacia, os estudantes cercaram o carro da Polícia Civil. Houve bate-boca. Alunos jogaram um cavalete de trânsito em cima dos policiais, que reagiram com golpes de cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo. Estudantes começaram, então, a jogar pedras e a dar chutes nos PMs. Carros da corporação e de estudantes foram atingidos. Não havia a informação de quantas pessoas ficaram feridas.

domingo, 23 de outubro de 2011

O Brasil tem a terceira maior taxa de homicidios da America do Sul.


O Brasil possui a terceira maior taxa de homicídios da América do Sul, atrás apenas da Venezuela e da Colômbia, segundo um estudo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes divulgado nesta quinta-feira (6).


O primeiro "Estudo Global sobre Homicídio" reúne dados oficiais de diversos países do mundo no ano de 2010 ou no último ano antes disso em que os dados estivessem disponíveis à época da coleta.


A taxa brasileira está em 22,7 homicídios por 100 mil habitantes. Os dados são de 2009, e foram fornecidos pelo Ministério da Justiça brasileiro, segundo o estudo. Na Venezuela o índice (também referente a 2009) fica em 49, enquanto na Colômbia ele chega a 33,4 (em dados de 2010).


A metodologia usada por órgãos de saúde pública consultados em alguns casos, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), exclui as mortes por intervenções legais (penas de morte e intervenções policiais autorizadas) e as ocorridas em situações de guerra e insurreições civis. O Iraque, por exemplo, aparece com apenas 608 mortes em 2008 e índice de apenas 2 mortes por 100 mil habitantes, segundo dados da OMS.


Números absolutos
Em números absolutos, no entanto, o Brasil, com a maior população do continente, amarga o primeiro lugar no ranking não só da América do Sul, mas do mundo inteiro. Foram 43.909 pessoas mortas intencionalmente em um ano, enquanto na Colômbia foram 15.459, e, na Venezuela, 13.985.



HOMENS QUE ATERRORIZAVA FAZENDA EM MARABA ESTÃO ATRAZ DAS GRADES

Sete homens acusados de atear fogo na área da Fazenda Mutamba, a 25 quilômetros de Marabá, sudeste do Pará, permanecem presos. Eles foram capturados durante operação conjunta das Polícias Civil e Militar neste final de semana no município. O crime ocorreu devido à revolta de um grupo armado que se intitulava “sem-terra” após cumprimento de decisão judicial de reintegração de posse da fazenda.
A ação policial foi comandada pelo delegado Alberto Henrique Teixeira de Barros, superintendente regional do sudeste do Pará. Um grupo armado de aproximadamente 40 pessoas invadiu, depredou e queimou casas, pasto e veículos utilizados por funcionários da fazenda. Diante das investigações, foi possível localizar o ponto geográfico onde estavam escondidos os criminosos. Uma operação conjunta foi montada por policiais civis da Superintendência do Sudeste do Pará e da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) junto com o Grupo Tático Operacional da Polícia Militar.

sábado, 22 de outubro de 2011

Jacundá: Morto último integrante de quadrilha que matou PM

PA.  O quinto e último integrante de uma quadrilha que promoveu assalto em um comércio em Jacundá, sudeste paraense, que resultou na morte de um policial militar e um agricultor, além de deixar duas pessoas feridas, foi morto pela polícia em uma troca de tiros, na tarde desta quarta-feira (19), às margens da rodovia PA-150, às proximidades do município.


A troca de tiros aconteceu por volta das 14h30, quando os policiais que faziam buscas na área avistaram o acusado às margens da rodovia. Ele tentava fugir de carona, mas foi reconhecido pelos policiais. De acordo com a Polícia Civil, o assaltante sacou um revólver calibre 32 e disparou contra os policiais. Ele foi atingido, chegou a ser colocado na viatura, mas não resistiu e morreu antes de chegar ao hospital municipal de Jacundá.


O assaltante foi identificado como Anderson dos S. S.. A idade dele ainda será verificada. Anderson era foragido da penitenciária de Marabá, onde cumpria pena por assalto a ônibus na região. O corpo dele está no hospital municipal de Jacundá e deve ser encaminhado ao IML de Marabá para necropsia. O fato dele responder por este crime levou a polícia a levantar a suspeita de que a quadrilha era especializada em assaltos a ônibus na área.

Já o corpo do policial militar Francisco de Assis Valentim foi liberado para a família e encaminhado para Goianésia, seu município de origem..
A Polícia Civil também divulgou a identificação dos quatro assaltantes que participaram e que morreram na ação. São eles: Gedean Ferreira Martins, Francivaldo Reis Portela, o 'Japão'; Julião Tilon Denizário de Souza, conhecido como 'Tiago Branco' e o quarto assaltante identificado até agora somente como Danilo.


Feridos - O fazendeiro Evenildes Sampaio, de 47 anos, atingido por um tiro na coluna, continua internado no Hospital Regional de Tucuruí e não vai precisar passar por cirurgia. Os médicos, porém, disseram que ele ainda pode ficar paraplégico.


Já a agricultora Ana Ferreira, de 74 anos, atingida por uma bala nas costas, teve parte do intestino e do útero afetados. Ela já passou por uma cirurgia para retirar o prejétil e não corre risco de morte. A agricultora, no entanto, continua em observação, sem data para receber alta.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mais um policial morto no Maranhão

O duplo homicídio aconteceu neste domingo (16) por volta das 22h00min no Parque de Vaquejada Augustinho Fernandes Cunha, há 2km da sede da cidade de Arame (MA). O parque fica nas margens da MA-008 que dá acesso à cidade de Paulo Ramos (MA).

No duplo homicídio foram vitimados o PM Afívio Alves Silva lotado na 5ª CIA Independente de Grajaú e atualmente desenpenhando seu papel no destacamento da cidade de Arame, a outra vítima foi o pedreiro José Orlando Castro Silva, conhecido como: "Mantena", residente na rua rio branco naquela cidade.
O autor do crime foi Josenilton ou (Josenildo) Carvalho Silva, vulgo "Jatobá" ou Márcio natural da cidade de Tutum-MA, solteiro, açogueiro, residente à rua Ulissis no centro de Arame.
Segundo informações José Orlando a vítima, teria derrubado sem querer o copo de cerveja do jovem conhecido como "Jatobá", ao pedir as desculpas Jatobá não aceitou as mesmas e foi sacando a arma para atirar contra o rapaz, o polícial militar ao tentar defender o rapaz foi atingido com um disparo a altura da axila vindo a falecer no local do crime.
Os tiros também foram efetuados contra Jose Orlando que foram localizados a altura da clavícula, umbigo, tórax e mão esquerda.

Ao tomar conhecimento da morte do PM por volta das 22h00min os policiais civis Jorge Hilário e o escrivão Eldhon cumprindo sua determinação foram juntos com os policiais militares de Grajaú-MA, sob o comando do capitão Jean Leví, cabo Moura, cabo Roberto, soldado da Força Tática Ribeiro e F. Marques se dirigiram à cidade de Arame, localizada a 125 km de Grajaú, para ajudar na prisão do acusado e coletar os dados. Foram realizadas diligencias em diversas localidade com objetivo de encontrar o acusado e coletar dados para facilitar a identificação do mesmo.

Na residência da namorada do autor a menor A.C.S.R.S que fica na rua Tancredo Neves na cidade, foram encontradas fotografias do acusado do duplo homicídio, a polícia localizou ainda o último número de telefone utilizado por "Jatobá".

Com os disparos efetuados por "Jatobá" que matou o PM e o jovem José Orlando, houve ainda mais dois feridos, uma jovem de nome Daniela e seu namorado um atingido no pé outro na perna.

Para a polícia o crime deve ser desvendado, quem prestará depoimento sobre a tragédia será o carcereiro da DP da cidade de Arama-MA, de nome Mateus que presenciou o acontecido, e ainda pode indicar outras pessoas que foram testemunhas do fato. Segundo a polícia Mateus viu quando o acusado fugiu com o revolver calibre 38 em punho.

O PM Afívio encontrava-se apaisana no momento do homícidio, o sargento PM Welde e o cabo Carlos Augusto, estavam no local no momento do acontecido e também devem contribuir com o caso.

Policiais civil, militar e grupo de operações especias, foram deslocados para a cidade de Arame nesta segunda-feira (17), para investigações do caso.

Polícia Militar recusa blindado tático sul-africano de US$ 1 milhão em SP

A Polícia Militar de São Paulo recusou nesta receber para testes gratuitos um veículo blindado tático importado da África do Sul ao saber que ele foi testado como uma espécie de "caveirão", modelo já utilizado pela PM do Rio nas incursões às favelas. A decisão foi anunciada nesta tarde ao G1 pelo comandante da PM de SP, coronel Álvaro Camilo.
“Achava que se tratava de um blindado e não do mesmo modelo que a polícia carioca analisou. A geografia de São Paulo é diferente da do Rio, onde há muitos morros. Nós não precisamos de ‘caveirões’ aqui. Já havia dito isso há alguns anos e volto a repetir que estamos procurando um blindado diferente de um caveirão para testarmos pensando no mundial de futebol. Precisamos de veículos leves”, disse Camilo ao G1.
O carro recusado pelo comandante da PM é um modelo Maverick, fabricado pela Paramount e avaliado em US$ 1 milhão [pouco mais de R$ 1,8 milhão] a unidade. Ele ia ser testado pela Tropa de Choque da PM na terça-feira (27) visando a segurança da população e de policiais em eventuais conflitos durante a Copa do Mundo de 2014. O estado de São Paulo é uma das sedes do mundial de futebol.

Antes do veto da PM paulista, a Ventana Serra, que fica em Guarulhos, na Grande São Paulo e é operadora logística do projeto da carga com o Maverick, informou que o veículo chegou ao Brasil em 23 de junho para um período de análises da Secretaria da Segurança Pública do Rio. Após São Paulo, o carro retornará para Durban, na África.

Depois da recusa do coronel da PM, a Ventana Serra confirmou o veto da ida do veículo informando oficialmente que “a operação foi cancelada”. Questionada sobre os motivos que lhe foram passados para o veto, a empresa informou não ser possível se pronunciar sobre esse assunto porque não tem maiores informações a seu respeito.

A PM de SP sempre quis evitar comparações entre o blindado que vislumbra para sua tropa com o veículo carioca. No Rio, o nome "caveirão" foi dado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) em 2002. A caveira é o símbolo da tropa de elite do Rio.

Protelação da PEC 300 será debatida na Comissão de Segurança


O Deputado Alexandre Leite (DEM-SP) apresentou requerimento junto à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO ) Solicitando realização de Audiência Pública a fim de debater-se a imprescindibilidade de aprovação da PEC nº 300, de 2008. 
Estarão presentes o Coronel e ex-Deputado Federal Jairo Paes de Lira, o Major e ex-Deputado Federal Fábio Rodrigues de Oliveira, e o Cabo da Polícia Militar Edison Burkert além de lideranças dos bombeiros e policiais de todo o Brasil.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PM DETÉM CRIMINOSOS EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA:

PÁ:Policiais Militares do 22º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Conceição do Araguaia, detiveram dois homens acusados de receptação de produtos, frutos de furtos e roubos na região. Cercado o imóvel onde estavam os objetos, localizado conforme denúncia anônima, vários materiais, sem documentação de origem, foram apreendidos e encaminhados à autoridade competente.

Em outra ocorrência, uma quadrilha de criminosos foi detida também por policiais do 22º BPM. Quatro homens, de idade entre 19 e 20 anos, acusados de vários furtos e roubos na cidade, foram apontados pelo pai de uma das vítimas do grupo que reconheceu um dos infratores quando este passeava de moto pela cidade, utilizando uniforme de mototaxista.

Com a identificação do acusado, os policiais o detiveram e o infrator os levou até os demais integrantes do bando; um dos quais, ainda atirou contra a guarnição ao ser mandado parar; sendo, no entanto, alvejado no braço direito e detido. Com o acusado foi apreendido o revólver calibre .32, com numeração raspada e duas munições deflagradas, ambas contra os policiais; que, felizmente, não foram atingidos.

Com o grupo, ainda foram localizados 8 aparelhos celulares de várias marcas, todos sem documentação; um óculos importado e uma carteira porta-cédulas com documentos pessoais, possivelmente, de uma das vítimas dos criminosos.

ARSENAL É APREENDIDO EM SANTANA DO ARAGUAIA:

PÁ:   Na última quarta-feira (12) a guarnição do Grupamento Tático Operacional – GTO, em Santana do Araguaia, comandada pelo Sargento PM D. Miranda, recebeu denuncia anônima que nas proximidades de uma vicinal que dá acesso a fazenda “Morada da Preta”, havia um grupo de homens, fortemente armados, em um acampamento no "pé "da serra.

Os policiais entraram na mata para averiguar a denúncia, a qual foi constatada sua veracidade, sendo encontrados; no entanto, apenas dois homens do grupo, os  quais foram abordados pelos militares que conseguiram apreender no barraco que servia de arsenal: Uma espingarda calibre 12, com 14 cartuchos intactos e três deflagrados; Uma carabina calibre 38; um revolver calibre 38, com 06 cartuchos intactos; Um revólver calibre .32, com 09 cartuchos intactos; Um binóculo de observação OLYMPUS.

Os dois homens foram detidos e juntos com o armamento apreendido, conduzidos e apresentados à Delegacia de Polícia Civil em Santana do Araguaia.

PMPA APREENDE ARMAS NO INTERIOR

OPERAÇÃO COMEN É SUCESSO: Policiais Militares do 4º BPM – Batalhão Tocantins (CPR II) integraram a Operação COMEN, que envolveu ainda: Policiais Civis do Estado, Policiais Federais, Policiais Rodoviários Federais e Bombeiros Militares, em um total de 35 pessoas, cujo objetivo foi reforçar o policiamento de maneira preventiva e repressiva em cidades que possuem limites fronteiriços com o estado do Tocantins, tais como: São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Piçarra, Palestina, São Geraldo do Araguaia e a localidade “Jarbas passarinho”.

Na operação foram feitos bloqueio de vias, cumpridos mandados de prisão, e abordados carros, motos, ciclistas e pedestres, além de vistoriados postos de gasolina e vendas irregulares de combustível e gás de cozinha.

Em “Jarbas passarinho”, divisa com a cidade de Araguatins-TO foi realizado um bloqueio na via que dá acesso ao Estado do Pará, tendo como um dos resultados a recuperação de um veículo roubado. Em São Geraldo do Araguaia, uma pessoa foi detida por venda de produtos falsificados e em Piçarra, foram apreendidas: três motos roubadas em uma oficina clandestina, três armas, dinheiro em espécie e um cofre com farta quantidade de munição de diversos calibres.

Os acusados e o material foram apreendidos pelas equipes do DPC Alberto Teixeira e do Grupamento Tático Operacional de Marabá, que atuaram com base em levantamentos de Inteligência e denúncias recebidas.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Quatro são baleados em briga entre oficial da PM e vizinhos no Maranhão.

Uma confusão envolvendo um capitão da Polícia Militar, a filha dele e vizinhos terminou com quatro pessoas baleadas. Entre as vítimas está uma criança de 1 ano e 8 meses, que está internada em estado grave no Hospital Clementino Moura. A briga aconteceu no Bairro Maiobão, em Paço do Lumiar (MA), na tarde desta quarta-feira (12).
As outras três pessoas baleadas também permanecem internadas no mesmo hospital, mas não correm risco de morrer.
Segundo declarações de moradores do bairro, a confusão teria começado quando o capitão estacionou sua motocicleta na frente de sua casa. Ele teria pedido que os vizinhos parassem de jogar  de vôlei na rua. O policial teria pedido que a bola não atingisse sua motocicleta.
De acordo com informações da polícia, após o pedido, houve uma briga entre o capitão e um dos moradores que participava da partida. Houve luta e, ainda segundo os moradores disseram à polícia, o capitão sacou sua arma e atirou para o chão.
Durante a luta com vizinhos, a arma teria caído no chão e, neste momento, a filha do policial teria pego a arma e atirado contra os vizinhos, atingido a criança de 1 ano e 8 meses e os outros três moradores do bairro. Ela foi presa e levada para a delegacia da cidade, onde deve prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.
O delegado pretende ouvir os depoimentos das testemunhas até esta quinta-feira (13). O capitão teria ficado ferido e foi levado para outro hospital na região, não informado pela Polícia Militar, onde deve ser medicado. De acordo com o comando geral da corporação, o policial deverá se apresentar à Polícia Civil assim que tiver alta do hospital.

Empresas de Segurança Particular estariam boicotando a PEC 300 .

Um dos maiores portais de notícias do país, o R7, fez uma matéria extensa sobre as resistências à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional de número 300, a PEC 300, que cria o piso salarial nacional para as polícias e bombeiros brasileiros.
A reportagem deixa claro quais são as instâncias governamentais que estão boicotando a PEC, alegando desde falta de recursos até a “quebra do pacto federativo”, falácias que tentam camuflar a falta de prioridade para a segurança pública no país. Segundo o R7, além do Governo Federal, os governos estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco estão na vanguarda da contrariedade à valorização dos profissionais de segurança pública.
Na matéria, um outro “inimigo” da PEC 300 é apontado, o lobby das empresas de segurança particular, que não teriam o serviço de segurança prestado por policiais “a preço de banana” caso o salário das polícias fossem aumentados. Ouve-se dizer que, em alguns estados, policiais chegam a cobrar menos de R$40,00 por um turno de vigilância particular – valor que beira a miséria, tendo em vista que até mesmo o armamento utilizado pertence ao próprio policial. Vejam o que a matéria do R7 fala sobre o assunto:
Mas não são só os governos estaduais e federal que não querem a aprovação da proposta neste ano. Entidades do setor apontam outro forte lobby contrário à PEC 300: as empresas de segurança privada. De acordo com o presidente da Cobrapol (Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis), Janio Bosco Gandra, a medida prejudicaria o setor, que hoje lucra com a contratação de policiais militares e civis para fazer “bicos” nas horas vagas. O autor do projeto, deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), concorda com a entidade, mas diz que a aprovação da PEC ajudaria a solucionar com o problema.
Hoje em dia, quase todos os policiais têm um bico, senão eles não conseguem sobreviver. [...] E o problema é que o salário do bico é, geralmente, maior que o salário oficial, ou seja, o policial acaba dando mais atenção ao bico.
Em outro trecho relevante da matéria, o professor Guaracy Mingardi (FGV-SP) faz um alerta para o perigo do desdém que os governos fazem com o tema:
Embora façam coro para destacar que a questão salarial não é o único problema do setor, os especialistas admitem que talvez ela seja a mais urgente. Para eles, a tentativa do governo federal e dos Estados de adiar a votação da PEC 300 pode se tornar um “tiro no pé”, visto o número de greves e protestos que têm ocorrido pelo país.
Em recente artigo, Mingardi alertou para um risco iminente de “apagão” na área, a exemplo do que ocorreu no governo FHC, que sofreu com o apagão do setor de energia, e no governo Lula, quando o problema maior foi o setor aéreo. Em entrevista ao R7, ele reforçou que, caso o Executivo não dê pelo menos um “sinal” às polícias, o governo Dilma pode enfrentar, em breve, um “apagão da segurança pública”.
- Se não houver uma satisfação para a polícia, você pode ter um apagão mais generalizado no ano que vem. Neste ano, nós tivemos vários focos de apagão, com greves e protestos. Mas se mostrarmos que a coisa está caminhando, é provável que no ano que vem a gente enfrente ma sequência de confrontos inédita.
A matéria é uma das mais claras publicações sobre os enfrentamentos vigentes em torno da aprovação do Piso Salarial das polícias brasileiras. Para superar tantos interesses contrários à dignidade dos policiais, será preciso muita pressão e mobilização dos profissionais de segurança pública de todo o Brasil.


FONTE: http://www.policialbr.com/profiles/blogs/empresas-de-seguranca-particular-estariam-boicotando-

terça-feira, 11 de outubro de 2011

GRUPAMENTO AÉREO DETÉM SAQUEADORES

PA:
Informados via denúncia anônima, policiais do Grupamento Aéreo da PMPA/Sistema de Segurança Pública, conseguiram prender em flagrante três homens que estavam praticando saque a uma balsa que estava no porto de Vila do Conde, em Barcarena.

Na ação policial, parte do bando atirou-se na água quando percebeu a aproximação da aeronave que conseguiu; captura los  e os conduzirem  a Belém, onde foram apresentados  na Delegacia de Repressão ao Crime Organizado - DRCO, juntamente com o material automobilístico roubado, que já estava em poder dos criminosos.

Segundo o Capitão PM Jomires, que comandou a aeronave Gavião 04 na atividade, a ação rápida da guarnição foi fundamental para conseguir executar a missão com êxito. Da operação participaram, além do Oficial intermediário; como co-piloto, o Delegado de Polícia Civil Sobreira, o Sargento PM Renato e o Cabo PM Martins.


















quinta-feira, 6 de outubro de 2011

OPERAÇÃO EIRENE OCUPA MAIS QUATRO BAIRROS EM BELÉM:

A operação começou às 5h da quarta-feira (5) e logo nas primeiras horas de trabalho conseguiu apreender quase 6 toneladas de material falsificado, entre mídias copiadas ilegalmente e outros objetos de origem ilícita.


Com um efetivo de mais de 600 servidores, em sua maioria policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar, foi iniciada mais uma edição da Operação integrada "Eirene" na capital; desta vez, nos bairros da Cidade Velha, Campina, Reduto e Umarizal.


Quase no final da manhã ainda foram pegas pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e substâncias entorpecentes que seriam comercializadas nos arredores se não fosse a ação policial.

A operação Eirene continua sem hora para findar, realizando diversas ações policiais de ocupação de território e de buscas pessoais, a veículos e fiscalização em estabelecimentos comerciais.

Participam ainda desta edição da operação, a Polícia Civil, que inclusive instalou uma unidade móvel no posto de comando da operação, na praça Magalhães;  Detran, Ctbel,  Guarda Municipal, Susipe, CPC Renato Chaves, Secretaria da Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Secon, CEI, e outros.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Operação policial prende acusados de tráfico de drogas em Marabá

Operação da Superintendência da Polícia Civil no Sudeste do Pará, juntamente com uma guarnição da Polícia Militar, do Destacamento de Morada Nova, distrito de Marabá, resultou nas prisões de cinco pessoas acusadas de tráfico de drogas. A quadrilha era investigada há cerca de dois meses por policiais civis sob coordenação do delegado Herbert Renan Silva de Souza.
Com os suspeitos, os policiais fizeram apreensão de diversos materiais ligados à prática criminosa naquela localidade. Durante a operação foram apreendidos oito quilos de maconha prensada e em formato de “tijolos” e de pequenos “tabletes”. Também foram apreendidas duas “pedras de crack”; duas balanças digitais de precisão e uma arma de fogo calibre 36.
Junto com os objetos apreendidos, os policiais encontraram ainda quatro munições de calibre 36; uma munição de calibre 28; um carregador de pistola calibre 380; uma pistola de brinquedo; seis aparelhos celulares; uma calça camuflada e diversas folhas de cheque. Também havia no local a quantia de R$ 264,3 em dinheiro. Durante a ação policial foram presos Emivaldo de Souza Boarmegio, Vanderley de Jesus de Oliveira, Valdir Oliveira de Jesus, Luzilene dos Santos Sousa e Vilma Morais Costa. Eles foram autuados em flagrante na 21ª Seccional Urbana de Nova Marabá.
Conforme o delegado Herbert Renan, as condutas dos criminosos foram individualizadas e todos vão responder na justiça pelos crimes como tráfico de drogas, associação ao tráfico, posse ilegal de arma de fogo e de munição, dentre outros delitos. Ainda, segundo o delegado, com as prisões o tráfico no núcleo Morada Nova sofreu grande baixa.
“Isso se deve à intensificação dos trabalhos policiais naquela região que não deverão cessar”, salientou o policial civil. Participaram da operação os investigadores Edilson Filgueira Lima Filho, Nelson da Silva Costa, Jaime Trindade Modesto e Márcio Leonardo Nery Gonçalves.

Justiça manda cumprir ordem de despejo

BELEM:
Um apartamento foi desocupado à força ontem de manhã, no bairro do Parque Verde. Acompanhado pela polícia, um oficial de justiça abriu um apartamento com ajuda de chaveiro para entregar o imóvel à sua nova dona. A antiga ocupante não foi ao local durante a manhã de ontem. A vizinhança do residencial Augusto Montenegro, no quilômetro 3 da rodovia de mesmo nome, estranhou a movimentação da polícia dentro do conjunto, ontem de manhã. Eram oito policiais militares do Canil, para garantir a segurança do oficial de justiça. De acordo como estava agendado - com a antiga moradora já avisada - ontem o imóvel seria entregue à administradora Gisela Fontenele.
Em vez de deixar o apartamento, a ocupante saiu para trabalhar e não foi mais vista. Foi necessário contratar um chaveiro para que a porta fosse aberta, por volta de 9 horas. Em seguida, foi trocada a fechadura e Gisela pôde enfim entrar no imóvel que comprou há exatamente um ano. "A gente conseguiu isso aqui no leilão da Caixa e tentou negociar várias vezes. Como não houve acordo, a gente teve que apelar para a Justiça", relata. Ela garante que se ofereceu para pagar indenização, mas os acordos não eram cumpridos pela antiga moradora.
A ordem de despejo foi dada pela juíza Carmem Oliveira Carvalho, da 10ª Vara de Juizado Cível de Belém. "A gente veio para cá não para arrombar nem fazer nada. Foi só uma questão de garantir a segurança", explica o tenente Rodrigues. O processo correu em paz durante toda a manhã. A ordem da Justiça também era para despejo de outro apartamento no mesmo conjunto, mas o imóvel fora liberado na noite de segunda-feira e a chave entregue para os novos donos. Por isso, nem foi necessária a ação do oficial de justiça ontem de manhã.

Soldado do Corpo de Bombeiros é preso por agredir a ex-companheira .

PÀ :
O soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Oster Luiz Leite de Souza, lotado no município de Augusto Corrêa, no nordeste paraense, foi preso durante a noite de anteontem, acusado de agredir novamente sua ex-companheira, que não teve seu nome revelado pela polícia. Ele foi flagrado e detido, enquadrado na Lei Maria da Penha, sendo levado até a unidade de Polícia Civil local, onde foi registrado o flagrante.
Ontem de madrugada, Oster foi conduzido por agentes do SIB (Serviço de Inteligência do Corpo de Bombeiros Militar do Pará) até o Centro de Perícias Cientificas "Renato Chaves", para ser submetido a exame de corpo de delito. Depois, foi encaminhado à penitenciária Anastácio das Neves, em Americano, onde permanece à disposição da Justiça.
De acordo com o investigador Alcântara, da Delegacia de Augusto Corrêa, a prisão ocorreu quando policiais militares atenderam um chamado na noite de anteontem, no bairro cidade nova. No local, Oster teria sido flagrado enquanto ameaçava sua esposa.
Ele foi conduzido por uma guarnição da Polícia Militar até a unidade de Polícia Civil do município, onde foi autuado pelo delegado Francisco Pinto da Silva por violência doméstica. "Como ele é reincidente no crime, porque há quatro meses ele foi preso pela acusação, da mesma mulher, o juiz manteve a prisão dele, inclusive, ordenado a prisão preventiva", afirmou o investigador.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, o soldado bombeiro não estaria mais convivendo com a ex-mulher desde a última agressão, ocorrida há quatro meses, quando Oster passou três meses detido na delegacia.
O acusado tem quatro filhos com a ex-companheira e mora na casa ao lado da vítima. "Eles não estavam mais juntos, mas acontece que ele morava na casa ao lado e eles acabavam mantendo algum contato", explicou o investigador.
A polícia ainda informou que o soldado é Bombeiro reformado, ou seja, ficou afastado da corporação, porém, o investigador não soube explicar os exatos motivos do afastamento de Oster Sousa.

GRUPAMENTO TÁTICO É REALIDADE EM SANTANA DO ARAGUAIA

PÀ: Em efetiva resposta ao incômodo número de ocorrências na localidade e como ação de enfrentamento à criminalidade local, a Polícia Militar do Pará, por meio do Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, Major PM Lúcio, apresentou à sociedade araguaiense o Grupamento Tático Operacional de Santana do Araguaia.

Sob comando do Tenente PM Edson Castro, o efetivo do GTO irá permanecer na cidade realizando diversas operações de prevenção e repressão à criminalidade local.

Para o comandante do 7º BPM, a presença desse reforço policial especializado é de fundamental importância para fazer frente a grupos de criminosos que eventualmente, agem na prática de assaltos na cidade; uma vez que o GTO é uma equipe altamente qualificada e  treinada para situações extremas.

A presença do GTO na cidade foi aprovada pela população local que renova a esperança por um novo capítulo da Segurança Pública na região.

Bebê nasce pelas mãos de bombeiros em Passos.MG

Minas Gerais:
Uma menina veio ao mundo pelas mãos de bombeiros de Passos na madrugada desta segunda-feira. O parto aconteceu em casa, no Bairro Penha, onde o serviço de resgate da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros atendeu uma chamada sobre uma mulher de 39 anos que estava em trabalho de parto. A guarnição de resgate composta pelo sargento Morais, o cabo André e o soldado Carvalho compareceu ao local, à Rua Liberdade às 3h40 desta segunda-feira, onde Sandra Maria dos Reis estava prestes a dar à luz seu 11º filho. Nasceu pelas mãos dos bombeiros uma menina, levando imensa emoção aos soldados de combate a incêndio e outros atendimentos, muitas vezes trágicos. "É diferente de outras ocorrências. É ao contrário muito alegre, pois estávamos trazendo alguém à vida", disse o sargento Roberto Morais, observando que este é o quinto ou sexto parto de que participa. Logo em seguida, mãe e filha foram levadas para a Santa Casa de Misericórdia de Passos, onde os demais procedimentos médicos seriam realizados. Segundo o sargento, na residência haviam outras pessoas, a maioria de crianças e o marido da parturiente. O nascimento de bebes por mãos de bombeiros e até de policiais é bastante comum no Brasil, sendo estes soldados o último recurso para mulheres em situação de emergência. Em Montes Claros, no Nordeste de Minas Gerais, em Julho, os bombeiros ajudaram vir ao mundo um menino, filho de uma adolescente de 17 anos. Ela deu à luz seu filho numa ambulância do Corpo de Bombeiros local.

sábado, 1 de outubro de 2011

Alagoas - Comandante-geral da PM manda prender seis oficiais.

     O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luciano Silva, determinou, de uma só vez, a prisão de cinco oficiais da ativa e de um da reserva remunerada. Ontem à noite, um tenente-coronel, três capitães e um tenente estavam presos na Academia de Polícia Militar, no Trapiche da Barra. Faltava apenas a chegada de um coronel da reserva.
A ordem de prisão foi publicada no Boletim Geral Reservado (BGR) de número 027, publicado no último dia 28 de setembro. Foram presos o tenente-coronel José Expedito da Silva Filho; os capitães Paulo Eugênio da Silva Freitas, Antônio Marcos Lima e Kyvia Maria Melo Mesquita; mais o tenente Djalma Pereira Sanches Filho.
O coronel da reserva remunerada Nerecinor Sarmento também teve a prisão determinada pelo comandante e publicada no BGR mas, até ontem à noite, não tinha sido localizado pelo coronel Louvercy, que é o chefe da Diretoria de Pessoal. Como chefe da DP, coube a ele a missão de localizar o coronel Sarmento e dá-lhe voz de prisão.
Sarmento foi punido com oito dias de prisão a serem cumpridos na Academia da PM. Consta no BGR que ele teve um desentendimento com um vizinho de propriedade rural na cidade de São José da Laje. A denúncia contra o coronel foi feita na Corregedoria Geral da PM e resultou na ordem de prisão.
A capitã Kyvia é médica e integra o Quadro de Oficiais de Saúde (QOS) da PM. Ela foi punida com seis dias de prisão por ter atrasado a conclusão de um Inquérito Sanitário de Origem (ISO), procedimento inerente à função como oficial do QOS.
O capitão Eugênio foi punido com seis dias de prisão após ser absolvido numa sindicância, o que ensejou a discordância do comandante-geral que opinou pela prisão disciplinar do oficial. Eugênio passou 45 dias preso acusado de envolvimento na Chacina da Mata, ocorrida no ano passado, no Benedito Bentes. Quatro pessoas, sendo três adolescentes e um adulto, foram executados com tiros na nuca. O oficial foi absolvido pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, por falta de provas.
O capitão Rocha Lima recebeu punição de quatro dias também por sindicância concluída na Corregedoria da PM. No ano passado, o oficial foi denunciado por “conduta incompatível” com o oficialato e teve a exclusão da PM recomendada pelo então comandante-geral da PM, coronel Dário César Barros. Mas ele recorreu e reverteu o processo na Justiça. Em decisão da Câmara do TJ/AL, o capitão deveria ser repreendido pelo Comando Geral da PM.
O tenente Sanches, lotado no Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) foi punido com quatro dias por ter se envolvido num desentendimento com um capitão de sua unidade. A parte foi dada, instaurou-se a sindicância e ele recebeu a punição.
O presidente da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), major Fragoso, que também responde a procedimento administrativo, classificou como um exagero a prisão dos seis oficiais, e disse que irá encaminhar requerimento ao Comando Geral da PM, pedindo uma triagem mais rigorosa dos procedimentos disciplinares.
“Hoje em dia se dá mais valor à punição que à educação. Não se pensa em melhorar a qualidade de vida dos policiais, em dar assistências ao efetivo. Trabalhamos regidos por lei da época da ditadura militar. Esse procedimento foi exagerado”, disse o major.
“O mais breve possível irei encaminhar um ofício ao Comando Geral pedindo que haja uma triagem mais rígida, quando as denúncias não forem. È preciso convocar o acusado para ouvir, para que ele possa apresentar sua defesa”, ressaltou Fragoso.
Sobre o assunto, a 5ª Seção (Assessoria de Comunicação) do Comando-Geral da PM declarou que todas as detenções aconteceram após um processo rigoroso apuração.