Hélio

Hélio
Operacional

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Assaltantes são presos após liberarem reféns

BELEM: 
Ronan Medeiros Rocha, 21 anos, e Klecyhon Lima Teles, 19 anos, o “Kleitinho” , foram presos depois de fazerem três vítimas reféns, dentro de um veículo. O assalto ocorreu na noite de ontem, na Antônio Baena, e os bandidos foram capturados pela polícia na passagem Ipiranga, no bairro da Pedreira.
De acordo com o sargento Henrique Amaral, da Rotam, a denúncia do assalto foi repassada através do Ciop. Os dois envolvidos confirmaram o assalto e Klecyhon ressaltou que uma mulher, identificada como “Jéssica”, teve participação. Ele contou ainda que “Davidzinho” também estava no assalto. O delegado Antônio Marçal, da Seccional de São Brás, os autuou em flagrante por roubo qualificado.

Homem é brutalmente morto a pauladas em Marituba..

PARÁ: 
Por volta das 4h30 desta quarta-feira (31), o sargento Alcides, da 18ª Zpol, foi acionado para atender a ocorrência de um homicídio, na rua da Cerâmica,  bairro São Francisco, em Marituba, região metropolitana de Belém. Um homem reconhecido por familiares como Antônio Otávio da Silva foi brutalmente morto a pauladas, na rua onde mora, por motivo ainda desconhecido. Uma “perna-manca” estava por cima do corpo, encontrado no meio da rua.
A cena do crime é de brutalidade. A face da vítima ficou bastante desfigurada, fato que dificultou até mesmo o reconhecimento por parte de parentes. A vizinhança permaneceu sob a lei do silêncio e ninguém deu pistas sobre como aconteceu o assassinato.
Às 6h30 chegaram ao local uma equipe de remoção do Centro de Perícias Renato Chaves e a policiais da Divisão de Homicídios

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Operação Ciclone combate a criminalidade

PARÁ:  Com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade e combater a ação de assaltantes usando motocicletas, na manhã de hoje (29), foi deflagrada a “Operação Ciclone”. Na fase inicial, policiais civis e militares com apoio de agentes do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-pa), realizaram abordagens em pontos alternados no distrito de Icoaraci.  A ação resultou em indivíduos detidos e vários veículos em situações irregulares apreendidos.Segundo o delegado Marco Antônio Duarte, da Delegacia de Roubo e Furto e Veículos, ligada a DRCO, o objetivo combater a criminalidade e trazer tranquilidade à população. “Para realizar a operação, levamos em consideração os elevados índices de ocorrência envolvendo assaltos, no distrito de Icaoraci. Sobretudo, na segunda-feira quando é mais intensa procura pelas praias em Outeiro”, explicou.

Cresce número de juízes ameaçados no Brasil..

O número de juízes ameaçados no Brasil aumentou, de acordo com lista divulgada pela CNJ Corregedoria Nacional de Justiça na semana passada.
O total de magistrados em situação de risco passou de 100 para 134, segundo o CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O novo balanço é resultado do encaminhamento à corregedoria de informações de mais tribunais sobre a situação dos magistrados no Brasil.
O pedido aos tribunais para atualização destes dados foi feito pela corregedora nacional, ministra Eliana Calmon, a todos os tribunais estaduais e aos tribunais regionais federais. Até a divulgação da lista anterior, nem todos os tribunais haviam respondido.
Os 34 nomes de magistrados que foram acrescentados a essa listagem foram informados nos últimos dias pelos Judiciários de Alagoas, Amazonas, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Rondônia.

PM do Rio afirma que tráfico voltou ao Complexo do Alemão..

A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro afirma que ao menos um chefe do tráfico de drogas dos complexos do Alemão e da Penha voltou às comunidades da zona norte da cidade, apesar das ocupações do Exército. Conforme a PM, Paulo Roberto de Souza Paz, o Mica, tem andado livremente pelas favelas, ameaçado moradores, frequentado festas e coordenado a venda de drogas. O Exército diz não ter conhecimento disso. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Conforme o major Marcus Vinícius Bouças, "os traficantes não passariam pelas nossas blitze". A presença de Mica no complexo, porém, é confirmada por policiais. Em 21 de julho, um caminhão de cerveja foi roubado em um dos acessos à favela Parque Arará, em Bonsucesso, e os PMs afirmam que a carga foi usada no aniversário de Fabiano Atanázio, o FB, que contou com a presença de Mica. Para o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, enquanto existir consumidor, haverá tráfico.

Bebê é arremessado de carro e atropelado em Guarulhos,

Um bebê dentro de uma sacola foi arremessado de um carro e atropelado por outro que vinha logo atrás 

numa rua em Guarulhos, na Grande são Paulo, no sábado (27), informou a Polícia Militar. O recém-nascido do sexo masculino, com cerca de 60 centímetros de tamanho, foi encontrado morto pelos policiais militares que atenderam a ocorrência após denúncia feita por telefone pelo número 190 da PM. A causa da morte será divulgada por peritos do Instituto Médico Legal (IML). Até a manhã deste domingo (28) ninguém havia reclamado pelo corpo.

Segundo a assessoria de imprensa da corporação, os policiais foram ao local por causa da informação de que um cadáver foi achado na esquina das ruas José de Andrade com a Bartolomeu de Gusmão, no Jardim Santa Francisca, por volta das 16h. Ao chegarem lá, moradores da região disseram à Polícia Militar ter visto um veículo jogar um saco de lixo pela janela. Em seguida, outro automóvel que vinha atrás passou por cima. O número da placa não foi informado.
“Pensei que era um cachorrinho, a cabecinha estava dentro da sacola e corpo para fora. Algum carro deve ter passado por cima porque tinha marca de pneu com sangue na rua e a cabecinha estava esmagada. Me assustei quando percebi que era uma criança e não um animal. Quem abandonou essa criança é um monstro. Era criança formada que acabou de nascer, sem roupa, nua, com cordão umbilical”, disse a dona de casa Arismar Aparecida Fernandes Siqueira Vela, 55 anos, ao G1.

Uma mulher que deu entrada com sangramento num hospital em Guarulhos está sendo averiguada. A Polícia Civil investiga se ela é a mãe do bebê. O caso é apurado pelo 1º Distrito Policial da cidade, que registrou a ocorrência como homicídio. Segundo informações do boletim de ocorrência, as testemunhas ouvidas não souberam informar quem abandonou a criança.
A investigação requisitou imagens de câmeras de segurança de imóveis vizinhos para saber se elas registraram alguém deixando o bebê no local.

Funcionários do IML de Guarulhos disseram ao G1 que o recém-nascido é prematuro e nasceu fora do hospital. O resultado dos exames para saber o que o matou deve ser conhecido nos próximos dias. Traumatismo devido ao atropelamento e morte logo após o parto são duas das causas mais prováveis.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Prefeito de Vitória do Xingu preso pela PF

PARÁ:  A Polícia Federal prendeu nessa quartta feira (25/08) em Belém o prefeito de Vitória do Xingu, Liberalino Ribeiro de Almeida Neto, e a secretária de Saúde do município, Roseli Aparecida de Almeida Braga. As prisões são parte da Operação Pandilha, da PF, que combate o desvio de recursos públicos federais em todo o País e só ontem cumpriu 10 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão, todos devidamente deferidos pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em Brasília/DF. Também foram presos o pai de Liberalino, Danilo Damaso de Almeida, em Alagoas, e o secretário de Finanças do município, Heltton Vagner Clisardo, em Vitória do Xingu. Todos foram encaminhados à Superintendencia do Sistema Penal (Susipe) e posteriormente encaminhados a penitenciárias. Roseli Braga está no Centro de Recuperação Feminina (CRF).
No Pará, a operação teve foco na conduta de Liberalino, que administrava uma dos municípios sob influência da Hidrelétrica de Belo Monte e é acusado de participar de um esquema que desviou recursos públicos na ordem de R$ 18 milhões. As investigações começaram em agosto do ano passado, quando recaiu sobre Liberalino a suspeita de desvio de verbas públicas federais e estaduais. Descobriu-se a existência de uma quadrilha de ampla complexidade, que praticava crimes como fraudes em processos licitatórios mediante a utilização de 'laranjas'; concessão de privilégios a empresas e pessoas ligadas ao esquema criminoso, como fornecimento de empregos e cargos públicos; utilização de bens públicos (maquinários da prefeitura) para fins particulares; superfaturamento de obras públicas; fraudes na contratação de empresas prestadoras de serviços
e outros crimes.
Todas as ações, segundo a PF, eram feitas com o conhecimento e a orientação de Liberalino Neto, que contava com o apoio intelectual do próprio pai. Os outros presos participavam porque ora ocupavam cargos públicos na Prefeitura de Vitória do Xingu, ora figuravam como sócios fictícios de empresas 'laranjas', que concorriam e venciam as licitações de serviços - que quase nunca eram realizados, ou se eram, se utilizavam de verba pública.

Corregedora quer criar tropa de elite na PM para proteger juízes

A Corregedora Nacional de Justiça Eliana Calmon disse ao iG que vai propor a criação de uma tropa de elite na Polícia Militar voltada exclusivamente para a proteção de magistrados. De acordo com ela, essa medida se faz necessária para evitar a possível contaminação de milicianos nas equipes de seguranças de juízes.

  
A Corregedora Nacional de Justiça, Ministra Eliana Calmon


A proposta deve ser apresentada junto a uma série de ações que estão sendo pensadas por um Grupo de Trabalho formado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para encontrar soluções para a segurança de magistrados.
“O grande problema que temos hoje é a Polícia Militar, onde estão as milícias. Ficamos sem saber se confiamos ou não confiamos. Por isso vou sugerira criação uma tropa dentro da Polícia Militar, uma tropa de elite, para a realização da segurança de magistrados. E nenhum policial que responda a processo vai poder integrar essa equipe. Dessa forma eu retiraria as milícias”, disse a ministra.
Eliana citou o caso de uma juíza de Pernambuco que recebeu dois processos contra policiais militares. Quando analisou o caso percebeu que ambos faziam parte de sua equipe de segurança.
Questionada sobre a possibilidade de, ao invés do uso da PM, se criar uma nova Polícia, destinada para a proteção dos magistrados, a Ministra respondeu contrariamente. Segundo ela, ao se criar a nova corporação, “uma das primeiras coisas que iria acontecer é a formação de um sindicato e greves para tentar equiparar o salário ao dos policiais federais”.
Ela ainda disse que a abertura de concurso público para agentes de segurança ou para essa nova força policial não traria pessoal qualificado para a atividade. “Nesses concursos só passa chega menino bonitão, rico, que fica o dia estudando, sem fazer nada, e que vem complementar a mesada no serviço público. Ele passa para agente e fica tentado mudar para fazer trabalho de escritório (...) Tem agente de segurança que eu confio mais no salto do meu sapato do que nele. Já tive até agente de segurança que tinha medo de elevador”, concluiu.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PEC300:MENDONÇA PEDE APOIO A GOVERNADORES

O deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE), presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados, enviou um ofício a cada um dos governadores dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal solicitando o apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300/2008, que trata do piso nacional para policiais e bombeiros militares, bem como à PEC 63/2011, de sua autoria, que cria o Fundo Nacional de Valorização do Profissional de Segurança Pública (FNSP).
O intuito do parlamentar sergipano é informar aos representantes estaduais que a PEC 63/11 é a melhor proposta de custeio para a PEC 300/08, pois resolve o empasse pecuniário enfatizado pelo governo federal. A PEC 300/08 ainda não foi pautada e votada em 2º turno em decorrência do receio por parte de alguns governadores de que o aumento salarial das categorias irá comprometer o orçamento estadual.
Mendonça Prado explica que é preciso robustecer os orçamentos estaduais e, por conseguinte, a folha de pagamento dos trabalhadores de segurança pública. “Estados pobres pagam salários razoáveis, porém, dignos aos policiais, bombeiros e outros servidores de segurança, enquanto Estados privilegiados economicamente, como o Rio de Janeiro, pagam pouco mais de R$ 1.198,00 (mil e cento e noventa e oito reais) brutos. É inadmissível que profissionais que dedicam suas vidas para salvar as nossas recebam salários que não são compatíveis com suas atribuições”, afirmou.
De acordo com o texto da Emenda de Mendonça Prado, a ideia é reajustar o percentual de distribuição dos recursos com impostos sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR) e sobre produtos industrializados (IPI) em 53%, destinando 5% destes valores ao FNSP para financiamento da segurança e para remuneração dos profissionais da área.
O recurso será entregue no primeiro decêndio do mês de dezembro de cada ano. Eventual excedente aos 5% estabelecidos pela PEC deverá ser distribuído proporcionalmente entre os Estados membros da Federação, de acordo com o número de servidores efetivos, ativos e inativos, e pensionistas.
Atualmente, não há regulamentação fixa do envio de recursos para a Segurança Pública do Brasil. O FNSP irá complementar os salários já pagos pelos Estados. “Há uma solução para a origem dos recursos. A situação atual dos profissionais da segurança pública no Brasil é precária, pois trabalham com os salários defasados e sem os equipamentos fundamentais para a realização de suas atividades. Ao obrigar a União a contribuir com o FNSP, com apenas 5% da arrecadação anual, equivalente a pouco mais de R$ 40 bilhões, será possível aparelhar melhor as polícias e pagar salários melhores para os profissionais”, afirmou Mendonça Prado.


Fonte: http://policialbr.com/profiles/blogs/pec300-

Policiais militares do Piauí fecham acordo com Estado e encerram movimento ..

Após quatro horas de reuniões nesta quarta-feira (17) no Tribunal de Justiça do Piauí - TJ/PI -, policiais e governo chegaram a um acordo e decidiram encerrar os protestos e paralisações. A categoria deflagrou na semana passada a operação "Polícia Legal - Tolerância Zero", na qual PMs e bombeiros se recusaram a trabalhar  alegando condições precárias de trabalho

 
 
O reajuste será escalonado de 2012 a 2015, com aumento maior para quem ganha menos. O soldado, por exemplo, terá de 115 a 177% de aumento no período. Já o cabo terá 104% ao todo. Além disso, foi acordada a anistia administrativa dos policiais que tiveram prisões decretadas no movimento, ou terão depois, e a carga horária de trabalho.
Representantes de várias associações que representam policiais militares e bombeiros participaram do encontro, que tem do lado do governo os secretários Wilson Brandão, de Governo, e Paulo Ivan da Silva Santos, da Administração, além do comandante geral da PM, coronel Rubens Pereira, e do coordenador estadual de comunicação, Fenelon Rocha. Ainda acompanharam a reunião os deputados estaduais Themístocles Filho (PMDB), Firmino Filho (PSDB), Rejane Dias (PT), Kléber Eulálio (PMDB) e Cícero Magalhães (PT) e o vereador de Teresina sargento R. Silva (PP).

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Feriado agitado em Teresina: Assaltos, arrombamento e tiros Fonte: http://policialbr.com/profiles/blogs/feriado-agitado-em-teresina-assaltos-arrombamentos..

      
Uma série de assaltos foram realizados na noite de ontem(16), principalmente no Centro de Teresina. As ocorrências foram atendidas por uma única guarnição da Rone nas regiões Sul, Sudeste e Norte. 
Uma casa lotérica foi arrombada ontem à noite, na avenida Pires de Castro, após quebrarem a câmera de segurança, os bandidos arrombaram a porta da frente e outra dentro do estabelecimento, mas com a movimentação, o porteiro de um prédio ao lado ligou para a polícia e com a chegada do Rone, os bandidos fugiram antes de realizar o roubo. 
Fotos: Carlos Lustosa/Cidadeverde.com
Já os funcionários da Farmácia Pague Menos, na avenida Frei Serafim, não tiveram a mesma sorte. Por volta das 22 horas, uma dupla invadiu o local e anunciou o assalto. Segundo o tenente Frazão Neto, da Rone, após pegar todo o dinheiro dos caixas, eles fugiram em um Fiat, cor preta, com placa do Maranhão. “Tinha poucos clientes. Eles aproveitaram o final do expediente e a pouca movimentação na avenida para facilitar na fuga. O valor levado não foi divulgado”, declarou o militar
Sudeste

O tenente informou que recebeu informações de que um tiroteio estava acontecendo no residencial Tancredo Neves, zona Sudeste, feitos por uma Ford Ka, preto, mas ao chegar no local nenhum suspeito foi encontrado. 
O marido identificado como Natanael, 21 anos, foi encaminhado à Central de Flagrantes pelo Rone, após ser acusado de espancar a esposa, conhecida como Laís, 20 anos, na Vila Coronel Carlos Falcão, na noite de ontem. “Ela estava com escoriações no rosto. O casal foi levado para a Central e ele foi autuado por lesão corporal”, explicou o tenente Frazão. 
Sul

Uma mulher levou um tiro no braço, no bar do Cabeludo, na Vila da Paz, na zona Sul, disparado supostamente por um homem identificado por Madruga da Vila Jesuralém. A polícia foi ao local, mas Madruga fugiu ao se jogar em uma grota. A mulher foi encaminhada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Norte
Uma pequena quantidade de cocaína foi apreendida no bairro Real Compagre após abordagem em suspeito. Como alegou para uso próprio, o usuário foi liberado.
Pela quarta vez em menos de uma semana, o posto Texaco na avenida Marechal Castelo Branco foi assaltado. O frentista disse que os dois bandidos sempre agem do mesmo jeito. 
“Eles sempre fazem a mesma coisa, passam na avenida de moto, dão a volta ao quarteirão e anunciam assalto”, declarou o frentista que não quis se identificar. O valor levado não foi revelado, mas a dupla roubou até o troco dos clientes que estavam no local.


Fonte: http://policialbr.com/profiles/blogs/feriado-agitado-em-teresina-assaltos-arrombamento-

PARÁ: 1ª TURMA DE NIVELAMENTO FEMININO DO BPCHOQUE..


 
Após 30 dias de formação intensa, atividades que exigiram muita disposição, força e perseverança, foi realizada a cerimonia de formatura da 1ª Turma de Nivelamento Feminino de Controle de Distúrbios Civis do Batalhão de Polícia de Choque.

Vinte e duas policiais militares conseguiram concluir o curso e estão aptas a atuar quando convocadas nos diversos eventos em que se faz necessária a ação especializada e a mobilização tática do Batalhão.

O evento foi bastante prestigiado pela imprensa local, pelo Comando da Corporação, representado pelo Diretor de Ensino da Corporação Coronel PM Reis, por Oficiais e Praças da PMPA, familiares das formandas e pelo público em geral que esteve presente na sede do BPChoque, nà rua Fernando Guilhom, no bairro da Cremação, em Belém.














terça-feira, 16 de agosto de 2011

SEGURANÇA PUBLICA EM CRISE NO PIAUÍ...

Wilsão tenta evitar a situação piorar com movimento de PMs
Deputado sergipano afirmou que apresentará um projeto de anistia aos PMs e bombeiros do Piauí
O Governo do Estado realizou uma reunião a portas fechadas, até o final da tarde desta segunda-feira, para avaliar a paralisação das atividades da Polícia Militar e discutir as providências a serem adotadas. O comando do movimento e o deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE) estiveram na Assembleia Legislativa para tentar negociar a pauta de reivindicação dos militares.
É que o clima está piorando para a imagem do Governo Wilson Martins. O deputado sergipano, que preside a Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal, afirmou que apresentará um projeto de anistia aos PMs e bombeiros do Piauí que estão aderindo ao movimento Polícia Legal, Tolerância Zero. "Vamos pedir a anistia para os atos ocorridos porque trata-se de um movimento pacífico e que busca melhorias de condições de trabalho", enfatizou.
Enquanto o movimento Operação Polícia Legal, Tolerância Zero reforça as manifestações da PM, o Governo se mobiliza para tentar debelar as crises na Segurança Pública. O líder do Governo na Assem-bleia, deputado Kleber Eulálio (PMDB), afirmou que a reunião do comando da PM, da Secretaria de Segurança, ampliada com Secretaria de Administração, Fazenda e Planejamento, visava apresentar propostas para finalizar o movimento.
O governador Wilson Martins pediu um diagnóstico e o monitoramento da situação e uma proposta alternativa para ser apresentada aos representantes dos militares. Ele ordenou a compra de equipamentos, armamentos e coletes para os militares. Wilson Martins ainda determinou a elaboração de um projeto de lei para ser enviado à Assembleia, prevendo o aumento escalonado até 2015 dos salários dos militares. 
O deputado estadual Ismar Marques (PSB) ressaltou que vários aumentos salariais já foram dados à categoria nos últimos quatro anos e confirmou que o governo pretende enviar à Assembleia Legislativa uma proposta de aumento para ser implantado nos próximos quatro anos. "Este ano, já houve aumento dos PMs em maio e nos anos de Wellington tiveram mais de 50% de aumento. A ideia para os próximos quatro anos é dobrar esse percentual de aumento, mas estamos analisando com cautela", explicou.

Piauí - Comando da PM recolhe armas do Rone e Ronda Cidadão.

Durante um protesto da Assembleia Legislativa do Piauí, o capitão Evandro, presidente da Associação dos Oficiais do Piauí, informou ao 180graus que os comandos do Ronda Cidadão e da Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais decidiu tomar as armas de todos os militares. Já ontem, os policiais do Ronda Cidadão do Mocambinho tiveram suas armas recolhidas por determinação do comando da PM.
“As armas de todos os policiais do Ronda Cidadão estão sendo recolhidas. Como podem fazer isso? Caso alguma coisa aconteça contra a população, a mais sofre com este problema, o comando da PM tem de ser responsabilizado. Como os militares vão combater os criminosos sem armas, isso é inadmissível”, disse à reportagem do 180graus.
Capitão Evandro Rodrigues denunciou ainda que o sub comandante da PM no Piauí, coronel Carlos Augusto, ameaçou a todos os militares do concurso 2010-2011 que seriam expulsos da polícia militar caso aderissem ao movimento. “Eles querem os policiais trabalhando, mesmo arriscando as suas vidas”, ressalta o militar.
O presidente da Associação dos Oficiais negou ainda que os policiais estivessem voltando a trabalhar e garantiu que 100% das viaturas estão aquarteladas, até mesmo por conta do ocorrido na noite do último sábado, quando o policial militar maranhense Alexandre Rios foi atropelado por uma viatura em frente ao comando da RONE. Os PMs acusam o comandante do Batalhão de Operações Especiais, tenente coronel Márcio Santos de ter ordenado ao motorista que jogasse o carro contra o militar, que estava no local observando o protesto dos PMs do Piauí.
Porém, os militares conseguiram com os deputados estaduais, em reunião na Assembleia Legislativa, que fosse avaliado o projeto de anistia para os manifestantes. A proposta foi feita pelo deputado federal Mendonça Prado (DEM-SE), presidente da Comissão de Segurança da Câmara Federal, que está em Teresina para agilizar o canal de negociações entre governo e militares.

94 Policias mortos no Rio em 2010

O ano de 2010 terminou com 182 policiais baleados no Estado do Rio de Janeiro. A estatística fechou com 83 PMs mortos, 11 PCs mortos, 1 PF morto, 76 PMs baleados, 9 PCs baleados, 1 PF baleado e 1 PRF baleado. Dos 182 policiais, 75 estavam de serviço. Doze eram PMs reformados e um era policial civil aposentado.Não houve comoção por parte da mídia nem por parte de nenhum órgão do Governo, nada foi feito e nada se fará, ai eu pergunto, não que não seja lastimável a morte da Juíza, mais o Policial também não esta defendendo o Estado? O policial pode morrer?..Quem faz a segurança do Policial e de sua família??..Por outro lado o Policial só é considerado um representante do Estado quando vem a Punição, ai sim ele representa o Estado!!! Da mesma forma que um Juiz defende o Estado o policial também defende!!. Então porque só esta comoção de um lado??

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PM:Governo solicita mil homens da Força e fará projeto de reajuste....

caso seja necessário.

130 homens da Força Nacional estão atuando na cidade de Teresina desde a noite do último sábado (13). Entretanto, o governo do Estado solicitou que viessem ao Piauí 1.030 integrantes do grupo especial para substituírem os policiais militares que estão paralisados dentro do que chamam "Operação Polícia Legal - Tolerância Zero", através da qual reivindicam melhores condições de salário e equipamentos. Na tarde deste domingo, mais integrante da corporação desembarcaram no aeroporto Petrônio Portela.
De acordo com o comandante da PM do Piauí, coronel Rubens Pereira, os demais 900 membros da Força Nacional que foram solicitados devem vir ao Estado caso seja necessário. "Eles estão substituindo a PM no policiamento ostensivo. Caso seja necessário, mais homens virão, não só para Teresina como também para o interior", explica. Aproximadamente 30 viaturas do grupo vieram também para a capital, segundo o coronel.
Em visita ao município de José de Freitas, na noite de sábado, o governador Wilson Martins falou sobre o assunto. “Convocamos a Força Nacional para assegurar em todos os aspectos que não haverá nenhum problema quanto à segurança da população”, enfatiza. Segundo ele, parte do contingente grevista de PMs já retornou aos seus postos e que em breve a situação estará totalmente regularizada.

O governador Wilson Martins destacou que os investimentos em segurança pública não param e exemplifica a afirmação com o processo de aquisição de 2.500 coletes a prova de balas, que já está em andamento. O Governo também elabora um projeto de lei que estabeleça o patamar de reajuste salarial dos policiais militares no Piauí pelos próximos quatro anos.
O Coronel Rubens destaca que a greve foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Piauí e a determinação é de que os policiais retornem aos seus postos imediatamente. Segundo a determinação do desembargador Luiz Gonzaga Brandão, a segurança é direito essencial do cidadão e a Constituição Federal proíbe greve do setor militar.
Novo aumento
De acordo com o governador, o Governo está elaborando um projeto de lei para enviar à Assembleia Legislativa do Piauí referente ao aumento salarial dos militares para os próximos quatro anos. “Estamos programando um aumento satisfatório para a classe, mas, como gestor, tenho de ter controle sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como da capacidade de pagamento dos cofres do estado”, explica.

Máfia das vans planejava morte da juíza assassinada ...

A juíza Patrícia Acioli, assassinada na noite da última quinta-feira em Niterói (RJ), havia sido informada pela Polícia Federal (PF), em 2009, de que integrantes da máfia das vans de São Gonçalo estariam planejando sua morte e a de seus familiares. O plano foi desarticulado através de interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça, nas linhas de Luiz Anderson de Azeredo Coutinho, considerado um dos principais bicheiros do município. As informações são do jornal O Globo.
Ao negar um pedido da revogação da prisão preventiva de Luiz Rogério Gregório - que é acusado, em conjunto com outros integrantes da máfia, pela morte de um homem que pretendia denunciar o grupo -, em agosto de 2009, a juíza fez questão de citar as suspeitas do plano para assassiná-la. Em um dos trechos do documento, Patrícia diz: "com o resultado de todos os fatos, poderemos verificar se efetivamente as ameaças noticiadas pela Polícia Federal adviriam dos fatos ora em apuração neste feito e nos outros em que os acusados são os mesmos".
Juíza estava em "lista negra" de criminosos
A juíza Patrícia Lourival Acioli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, foi assassinada a tiros dentro de seu carro, por volta das 23h30 do dia 11 de agosto, na porta de sua residência em Piratininga, Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo testemunhas, ela foi atacada por homens em duas motos e dois carros. Foram disparados mais de 20 tiros de pistolas calibres 40 e 45, sendo oito diretamente no vidro do motorista.
Patrícia, 47 anos, foi a responsável pela prisão de quatro cabos da PM e uma mulher, em setembro de 2010, acusados de integrar um grupo de extermínio de São Gonçalo. Ela estava em uma "lista negra" com 12 nomes possivelmente marcados para a morte, encontrada com Wanderson Silva Tavares, o Gordinho, preso em janeiro de 2011 em Guarapari (ES) e considerado o chefe da quadrilha. Familiares relataram que Patrícia já havia sofrido ameaças e teve seu carro metralhado quando era defensora pública.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Reintegração de posse no Sul do Pará.

REDENÇÃO: Na última quarta-feira (10), o Comando de Missões Especiais da Polícia Militar iniciou, em apoio a justiça estadual, o cumprimento de mandado de reintegração de posse da Fazenda Ponta de Serra, no município de Redenção, encerrando na quinta-feira (11) a operação progranada.

Cinqüenta e três policiais militares, oriundos das unidades da Ronda Tática Metropolitana, Companhia de Operações Especiais, Batalhão de Polícia de Choque, Regimento de Cavalaria e do Comando Militar de Saúde estiveram presentes na ação policial, a comando do Tenente Coronel PM Campos, que conduziu os trabalhos de forma pacífica, evitando confrontos ou prisões.

O Comando de Missões Especiais tem realizado diversas operações de apoio a justiça nos comprimentos de mandados judiciais e brevemente terá a incorporação das mulheres militares que estão em fase conclusiva do nivelamento que as qualificará para a composição da tropa especializada do Batalhão de Choque nas ações onde a unidade é requisitada a participar.

Dupla tenta furtar R$ 43 mil dentro de banco

BENEVIDES-PÁ:    Dois homens tentaram furtar uma agência do Banco do Brasil no início dessa sexta feira (12) em Benevides. Eles entraram no banco e ficaram observando a movimentação dos funcionários do caixa de pagamento.
Em um determinado momento, o funcionário saiu para abastecer seu caixa e retornou com um malote com a quantia de R$ 43 mil dentro. Enquanto um deles distraiu o vigilante, o outro pegou a mala e tentou fugir, mas várias pessoas que estavam na agência, inclusive o funcionário do banco viram a ação do criminoso.
As pessoas fizeram um escândalo no banco e ele foi preso na hora. O comparsa conseguiu fugir em um veículo. Como a ação foi muito rápida, não foi possível checar se o ladrão que fugiu estava armado.

Tropas federais vão dar suporte ao plebiscito

PARÁ:O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na terça-feira (9), o envio de tropas federais para 14 cidades paraenses em dezembro, durante o plebiscito que irá definir se o Estado será dividido em três, a partir da criação do Tapajós e de Carajás. O pedido de reforço policial foi solicitado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). A provável data de votação é o dia 11 de dezembro, no horário entre as 8h e as 17h. Primeiro, os eleitores paraenses responderão se querem ou não a criação do Tapajós, e depois responderão o mesmo sobre a criação do Estado do Carajás.
Segundo a relatora do pedido, ministra Carmem Lúcia, a solicitação foi feita com base no relato do secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernandes Rocha. A ministra acentuou que a área é historicamente conflitante pelo intenso fluxo migratório, inclusive com atritos de natureza fundiária. Os municípios que terão reforço na segurança são Altamira, Brasil Novo, Monte Alegre, Santarém, Alenquer, Óbidos, Juriti, Marabá, Oriximiná, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tucumã, Ourilândia do Norte, Pacajá e Anapu.
Além da segurança, as tropas federais vão dar apoio logístico para o evento, com o transporte de urnas para regiões afastadas, com o auxílio de helicópteros e barcos.

Indulto libera 23 mil presos no Dia dos Pais em SP.

A Secretaria da Administração Penitenciária informou na tarde desta sexta-feira (12)que 23.122 mil presidiários em todo o Estado de São Paulo receberam o benefício da saída temporária do Dia dos Pais . A maioria das saídas foram concedidas entre ontem e hoje. A autorização é concedida para os condenados com bom comportamento que cumprem pena em regime semiaberto.  O preso que não retornar à unidade prisional até a semana que vem será considerado foragido e, quando recapturado, voltará a cumprir pena em regime fechado. O benefício é concedido cinco vezes ao ano: Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Finados.

Policiais são flagrados empurrando viatura no PI

viatura_empurra

Foi flagrado na manhã dessa quinta feira, 11, na principal avenida da cidade de Valença, vários policiais militares tendo que empurrar uma viatura da polícia. Segundo informações, o veículo só funciona na base do empurrão.

A cena já é comum pelas ruas da cidade e se dá justamente no momento em que policiais militares e bombeiros de todo estado cruzam os braços pela falta de equipamentos no trabalho. O rádio de comunicação da polícia tem quase (20) anos de uso, os cabos estão quebrados, os capacetes em sua maioria estão também vencidos e a principal viatura da 2º Cia/4º BPM esta sem freios e com os pneus carecas.
Foi dito que os motoristas não têm o curso para motorista, sem falar que a viatura não tem compartimento adequado para conduzir os suspeitos até a delegacia. O movimento "Tolerância Zero: Polícia Legal" está sendo realizado pelos policiais militares  e  bombeiros de todo o estado. 


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Operação integrada faz mega varredura em Belém - PA

Com um efetivo geral de 450 homens, uma operação integrada dos órgãos ligados à Secretaria de Segurança do Estado do Pará (Segup) teve início às 9h desta quarta-feira (10), em Belém. Centralizada nos bairros Sacramenta, Telégrafo, Pedreira e Barreiro, a Operação “Eirene” recebeu este nome em alusão à deusa grega que representa a paz, e tem o objetivo principal de reprimir a criminalidade, através de incursões em zonas críticas.
Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Centro de Perícia Científicas Renato Chaves estão envolvidos nas ações e contam ainda com a parceria da Guarda Municipal e da Secretaria de Economia do Município (Secon).
As tropas de segurança se concentraram na Praça do Jaú, na Sacramenta, de onde partiram para o primeiro destino, a feira localizada no bairro do Barreiro, onde a polícia já apreendeu mercadorias sem nota fiscal e fechou um ponto de jogo do bicho, no qual também foram encontradas máquinas caça-niqueis
De acordo com Nilton Atayde, Delegado Geral da Polícia Civil, a operação contínua. “Hoje nós faremos varredura nas áreas, mas as ações e o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão vão continuar sem data para encerrar”, explicou.
Uma delegacia móvel com acesso ao sistema virtual da polícia está acompanhando toda a operação, para que as autuações e consultas sejam feitas na hora.

Polícia investiga assalto a banco em Baião-PA

A Polícia Civil já investiga as circunstâncias do assalto ao Banco do Brasil em Baião, nordeste do Estado, ocorrido por volta de 11h15 desta quarta-feira, (10). Uma quadrilha armada formada por cerca de seis homens invadiu o banco a tiros e roubaram um malote com uma quantia ainda não informada pelo banco. Usando uma caminhonete Hilux, os bandidos encapuçados e usando luvas cirúrgicas portavam armas de grosso calibre, como escopetas e  fuzil, chegaram atirando no prédio. A ação da quadrilha não durou mais do que 20 minutos. Os disparos estilhaçaram a vidraça frontal da sala de auto atendimento.

Dois vigilantes foram rendidos e tiveram as armas levadas. Funcionários e clientes foram feitos reféns e obrigados a se deitar no chão. Ninguém ficou ferido. Os bandidos aguardaram por cerca de 15 minutos a liberação do cofre-forte pelo sistema de segurança do banco para poder apanhar o malote. Na fuga, os criminosos levaram o gerente do banco de refém liberando posteriomente. O bando seguiu até uma estrada vicinal, de acesso à cidade de Breu Branco. Na estrada, os bandidos abandonaram o veículo e o incendiaram.
 

Policiais civis e militares de Abaetetuba, Cametá, Igarapé-Mirim, Limoeiro do Ajuru, Maraba e Tucuruí foram enviados para a região para dar apoio às buscas. Um helicóptero também foi enviado de Marabá. De acordo com o delegado Délcio Santos, superintendente regional da Polícia Civil no Baixo-Tocantins, testemunhas contaram que, pelo menos, três armas foram vistas com o bando – duas escopetas de calibre 12 e um fuzil. Um cartucho de calibre 12 foi apreendido dentro do banco. O banco será alvo de perícia já solicitada ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves em Abaetetuba. (As informações são da Polícia Civil)

Sargento é Morto a tiros dentro de sua casa em Salvador.

SALVADOR-BA: 
Um sargento da Rondas Especiais (Rondesp) da Polícia Militar (PM) foi encontrado morto dentro do apartamento em que morava no Conjunto Arvoredo, em Tancredo Neves, nesta quinta-feira (11).

Fábio Cintra foi vítima de disparos de arma de fogo, segundo a capitã Fabiana Morais, subcomandante da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).A polícia teria sido acionada pela esposa do PM, que prestou depoimento na 11º Delegacia, em Tancredo Neves.

De acordo com o depoimento da mulher da vítima, dois homens bateram na porta e pediram para entrar, após ela abrir a porta, foi ameaçada e eles atiraram no rosto do policial.
Amigos da vítima suspeita da versão dela, já que  o prédio fica em condomínio fechado e é necessário autorização para entrar.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PM leva tiro na cabeça em assalto com refém...

PIAUÍ: 

O policial do 8º BPM foi levado em estado grave para o HUT. O crime ocorreu numa agência dos Correios do Renascença.

  
 
 

O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Rubens Pereira, esteve acompanhando as buscas aos assaltantes que balearam um policial na cabeça na manhã de hoje (5). O cerco foi fechado no residencial Deus Quer, zona Sudeste de Teresina, próximo a Usina Santana
 
Quase 70 policiais militares estão participando das buscas. A Polícia Federal também está no local já que a tentativa de assalto foi na agência dos Correios do Renascença. Hoje, pela manhã quatro homens armados tentaram assaltar a agência dos Correios e no tiroteio o policial Paulo Barbosa de Mesquita, 35 anos, levou tiro no olho, atingindo o  crânio.
O helicóptero da PM e viaturas do RONE, GATE, GTAP, 8º Batalhão e Ronda Cidadão estão no matagal na caça aos assaltantes

 

“Estamos fechando o cerco, o carro tomado de assalto foi deixado no Deus Quer e a vítima foi solta e já presta depoimento a Polícia”, informou o comandante Rubens. 
Quatro homens tentaram assaltar a agência dos Correios do Renascença II, zona Sudeste de Teresina. Segundo testemunhas, houve troca de tiros e um policial do 8º BPM foi baleado na cabeça. A troca de tiros ocorreu na Usina Santana, após perseguição. Uma mulher foi feita refém.
O policial foi socorrido e levado para o HUT. Ele passou por uma cirurgia e na tarde desta sexta-feira foi transferido para uma UTI no hospital Pronto Med, no Centro de Teresina. Seu estado de saúde ainda é delicado.
O policial que acompanhava o soldado Paulo Barbosa de Mesquita, soldado Márcio, relatou que recebeu um chamado do Copom para ir até a agência dos Correios. A denúncia era de que bandidos haviam invadido o estabelecimento anunciando o assalto.

Quando os dois policiais chegaram ao local, ninguém se manifestou. Foi quando o Cross Fox preto chegou. Um dos bandidos que estava dentro da agência apontou arma na cabeça de uma mulher, fazendo-a de escudo.
 
 
O helicóptero da PM está no local e ajuda no cerco aos bandidos. O coronel Márcio do Bope e coronel Gomes, do GTAP é quem comanda a operação de captura da quadrilha


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sequestro em Xinguara termina com a Prisão de 3 Homens...

XINGUARA:  Onda de sequestro ou caso isolado? Segundo o Coronel Dilson foi apenas um fato isolado de um grupo formado por 4  amadores que chegaram na fazenda Santa Helena distante   10 km de Xinguara .
No dia 03/08 por volta das 6:00 hs da manha o grupo   levaram o filho do Proprietario da fazenda o sr Sivanildo Manoel de Sousa, na tarde do mesmo dia a Policia tomou conhecimento do fato, dai por diante o caso foi conduzido com maestria, o coronel Dilson pediu apoio ao serviço de Inteligencia da Policia Civil que disponibilizou uma equipe pra acompanhar o caso. O GRUPO TATICO foi acionado pro serviço operacional. No inicio os sequestradores pediram 250 Mil Reais, no dia seguinte quarta o valor caiu pra 20 Mil, apois 30 horas de negociação o valor foi pago e logo a vitima foi Resgatada  numa vicinal  da cidade.
Com a vitima em segurança a Policia entrou em campo e no inicio da noite de Quinta feira o líder do Bando Anderson Silvestre vulgo (ganso)  foi pego na BR - 155 saída pra Sapucaia,  com ele foi encontrado 4.600 reias e dois aparelho celulares, o próximo a ser preso foi  João Paulo Lima, vulgo (Paulinho), com esse foi encontrado 5 mil reais. O terceiro se trata de Davyt Ferreira Gomes que em seu poder foi encontrado 4.700 reais, um revolver e uma espingarda calibre 36. O quarto integrante do grupo que ainda se encontra foragido se sabe apenas seu  nome ( Romario Eusebrio).

Os acusados que residem todos em Xinguara vão responder por: SEQUESTRO, CÁRCERE PRIVADO, FORMAÇÃO DE QUADRILHA E EXTORSÃO.Todos estão  na delegacia local a Disposição da justiça.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

BATALHÃO DE CHOQUE DA PM/PA PREPARA MULHERES POLICIAIS PARA DISTURBIO CIVIL.





Foi na manhã desta terça-feira (02) a abertura do 1º Nivelamento Feminino de Controle de Distúrbios Civis da PMPA.


Vinte e duas policiais militares participam da formação cuja finalidade é regular e admitir mulheres militares no corpo de tropa do Batalhão de Polícia de Choque.

A solenidade desta manhã foi presidida pelo Coronel PM Mário Solano - Comandante Geral da PMPA e contou com a presença do alto comando da corporação além de familiares das policiais alunas, imprensa e a comunidade.

A ação formativa terá 30 dias de desenvolvimento e é uma vanguarda nas atividades de distúrbios civis que terá futuramente a presença de mulheres policiais tanto na capital quanto no interior do Estado em suas atividades operacionais.